sábado, 22 de junho de 2024

Leituras do Best - Masters of the Universe: Revolution #1...


Cover A - Dave Wilkins

Para dar apoio ao que se vai fazendo com Masters of the Universe nas séries de animação, a Dark Horse continua a dar algumas respostas a perguntas que ficam no ar e que podem desmistificar enigmas com décadas que os fãs destas linhas e séries animadas sempre tiveram curiosidade em saber.


Desta vez as respostas em volta do que poderá ser a origem de Skeletor, como o conhecemos hoje, pode estar nesta mini série de comics Masters of the Universe: Revolution.
Apesar de ter o mesmo nome da segunda temporada da série animada, estes comics prometem revelar, finalmente, qual a origem da relação entre Hordak e Skeletor e como é que começou e terminou!


Aqui, nesta prequela que terá 4 edições, veremos um Hordak em busca de ascensão, ambicioso e desejoso de deixar a sua marca no Universo e em contra partida um Keldor, jovem feiticeiro esfomeado por poder.
Juntando forças e misturando magia com tecnologia podem tornar-se invencíveis mas primeiro têm de sobreviver um ao outro!


Escrito e desenhado com uma dinâmica já habitual destas mini séries, Masters of the Universe: Revolution é obrigatório para quem gosta de tudo o que diz respeito à história de Eternia e destes heróis que tanta nostalgia nos trazem e que nos enchem as prateleiras de versões atrás de versões de figuras de acção!


Com conceitos e textos, produção executiva e direcção de Rob David, Ted Biaselli e Tim Sheridan, reúnem-se as artes de Daniel HDR e Keith Champagne para nos trazerem um primeiro número de cortar as respiração e com a presença de boas e novas personagens que de certo vão ser reconhecidas e apreciadas pelos colecionadores.


Esta primeira edição vem, como já é habitual, com 2 capas diferentes e encontrá-las é que é sempre complicado!
No meu caso até tive sorte e tenho as duas capas o que é, para já, uma pequena vitória colecionável!
Leiam esta mini série que não se vão arrepender e tenho a certeza de que a loja BD Mania em Lisboa, poderá ser uma grande mais valia para adquirir umas cópias destas edições.

Cover B - Tyler Boss

quinta-feira, 20 de junho de 2024

D&D - Neca Grimsword...

Se existem guerreiros extraordinários, a maior parte são vilões.
No mundo do coleccionismo de figuras de acção, o vilões são sempre as figuras mais exóticas, mais elaboradas, mais pormenorizadas e quase sempre carregadas de acessórios estranhos e igualmente exclusivos.


Já tinha falado sobre estas figuras Neca de Dungeons and Dragons num artigo anterior sobre o vilão conhecido como Warduke, um dos grandes personagens destas aventuras de fantasia.


Outra personagem terrifica, que todos os aventureiros temem encontrar pela frente é, sem qualquer sobra de dúvida Grimsword.
Como com quase todos os vilões, não se sabe muito sobre este cavaleiro negro.
É um grande guerreiro e a sua identidade um mistério. 
Combate ao lado de muitos mas não é confiável e qualquer um que o tenha como companheiro de batalha terá sempre de olhar por cima do ombro.


Esta é, mais uma vez, uma das grandes figuras Neca!
Detalhes excelentes.
Uma armadura espectacular com a simbologia da serpente presente em toda a superficie desde o elmo, que tem as presas vermelhas nas laterais, na protecção de ombro direito, nas joalheiras, no escudo, no torso, onde se enrola e proporciona uma espiral na anca para colocar a espada.


As armas são um escudo, uma espada longa e uma estrela da manhã, carregadas também de elementos decorativos alusivos à serpente.


A articulação desta figura é muito boa e, apesar de ter tantos elementos decoratovos e uma armadura completa e cheia degrandes detalhes, Grimsword pode ser posicionado praticamente como der mais jeito.
Tem algumas limitações, sobretudo nas articulações dos tornozelos mas penso que se deve, principalmente à forma como foram esculpidos os pés e que afectam o equilíbrio.


Grimsword é muito pesado, feito num plástico denso o que, com os pés demasiado estreitos  contribui em muito para o equilíbrio na prateleira.


Acompanha ainda 3 pares de mãos, com diferentes posições, para mudar conforme a pose pretendida.


A caixa desta figura é também digna de colecção. Com janela para exibição da figura e uma tampa com ilustraçào e foto no interior.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Leituras do Best - The Art of Lego Minifigure...


Como coleccionador de minifiguras Lego, encontrar um livro sobre o conceito do que é isto das figuras Lego é algo que não achava possível até este passado fim de semana.
Quando a minha esposa me oferece este volume na Feira do Livro de Coimbra, fiquei a olhar para o livro com aquela expressão estupefacta de "...mas isto existe?".


Claro que já existe à alguns anos mas não me recordo de ter sabido disto, ou pelo menos não me recordo de o ter visto com suficiente interesse.
The Art of Lego Minifigure é um volume intenso, cheio de arte, técnica e filosofia Lego.
O livro centra-se na importância emergente da figura de acção que é a minifigura Lego e de como é cada ver mais importante para o conceito desta marca que começa nos idos anos de 1930.
Como coleccionador destas icónicas figuras acho que este é um livro essencial e embora a minifigura e o próprio Lego tenha evoluído imenso desde a publicação deste livro, mesmo que tenham passado tão poucos anos, este é um extraordinário volume que conta como a Lego percebeu que a minifigura era a parte mais importante de qualquer conjunto.


Em 8 breves capítulos, recheados de fotografias inéditas de grande parte do precesso que é pensar e tornar real uma minifigura Lego, o livro conduz o leitor numa viagem por todo um processo que não passa pela cabeça da maior parte dos coleccionadores.


Desde regras estritas, morais, de design e com um objetivo muito bem definido, a minifigura como nós a conhecemos é muito mais do que podemos sequer pensar.
Dos castelos a Star Wars, a minifigura ganhou protagonismo e o futuro apresenta-se glorioso e cheio de boas ideias.


Este é um volume de 144 páginas, em capa dura, publicado em 2022 pela Chronicle Books e narrado por Brian Berrett.
Este não é só um livro sobre minifiguras Lego. 
Este é um livro de história que vem desmistificar a minifigura e dar uma outra visão do que está por detrás das colecções que fazemos hoje.