Não é anormal e nem sequer é novidade.
Derivadas do formato MOTU ou seja, da típica figura de acção com 5 pontos de articulação cheia de músculos que foi proliferando também nos anos 80, estes brinquedos que foram originalmente pensados para o público masculino, ainda proliferam de tal maneira que não o pararam de fazer deste que a Mattel pensou neste formato.
Os anos 80 viram surgir diversas linhas, algumas oficiais e outras como cópias descaradas dos originais (os chamados Knock Off e Bootlegs que já referi aqui no blogue tantas vezes e de que eu próprio sou grande coleccionador!).
Os exemplos são muitos e alguns com ideias muito boas e que são ainda hoje figuras muito procuradas por todo o tipo de coleccionadores. Muitas destas "imitações" ou se calhar são mesmo inspirações, são linhas espectaculares e de um exotismo extraordinário sendo hoje objectos muito mais difíceis de encontrar do que a linha que serviu de inspiração.
Escrevo de fenómenos como Galaxy Warriors e Galaxy Fighters, com todas as variantes bootleg destas mesmas linhas meio originais, Lost World of Warlord, Conan, Warrior Beasts, All Star Wrestlers, Pirates of the Galaxseas, Muscle Warriors, Overtop Man, Defenders of the Planets, Earth Force, Nightmare Warriors, T-Force, Sun Man, Speclatron entre muitos outros que se vão procurando e arranjando e que são praticamente todos inspirados no design original das figuras Masters of the Universe.
Ao longo dos anos e logo após os anos 80 e 90 foram surgindo outras colecções inspiradas nos mesmos formatos de fantasia e não só e recentemente, pelo menos na ultima década, outras linhas têm inundado os mercados e usado muito bem os diferentes legados Knock Off e Bootleg anteriores.
Existem diversos exemplos que quero referir, nomeadamente as figuras da linha Realm of the Underworld, (tenho a primeira série totalmente documentada aqui no blogue) que é um espectacular exemplo de uma linha derivada das linhas Remco, que por sua vez derivaram da linha Masters of the Universe.
Imensos outros exemplos foram surgindo ao longo das duas ultimas décadas mas com outro design e inclusive, como todos sabem, a linha MOTU sofreu um gigantesco revivalismo com Masters of the Universe Classics e que fez também ressurgir o grande sentimento de nostalgia que deu ideias e novo alento ao colecionismo de figuras de fantasia e ficção ciêntífica e a uma oferta tão gigantesca que é quase impossível ser colecionador nestes novos tempos.
Mesmo assim, no meio de tanta oferta, surgem sempre algumas linhas boas e outras menos boas.
No decorrer do ano de 2023 a Formo Toys, empresa americana, pega numa ideia original do designer e ilustrador Emiliano Santalucia e anuncia uma linha de figuras de acção intitulada Legends of Dragonore.
Estamos perante algo que posso desde já garantir que é qualquer coisa de fabuloso.
Fantasia pura e ficção científica, num enredo original e cheio de grandes ideias que podem levar esta linha muito, muito longe!
Em todos os Universos existe um antigo Poço Sagrado. Estes Poços são portais que ligam mundos e dimensões. Passagens usadas por heróis, monstros e aventureiros que exploram outras realidades através das galáxias. É no Castelo de Dragonore, onde se encontra um destes Poços antigos que o destemido Barbaro se aventura para longe da sua tribo e família e liderando um grupo de campeões numa demanda para recuperar todas as partes da Armadura Divina que estão espalhadas pelas diversas dimensões.
Durante as suas viagens e aventuras encontram o feiticeiro Oskuro e os seus lacaios que têm o poder de transformar os heróis e terríveis monstros!
Quem ira possuir o poder da Armadura Divina?
Barbaro, o herói principal desta nova saga é o maior guerreiro de Lowwa Landas.
Nunca houve campeão mais corajoso ou forte.
Mas Barbaro sentiu o chamado e as visões de uma Deusa de um mundo distante levam-no para Darkazia numa procura por ruínas antigas onde está o lendário Poço onde todas as realidades se interligam.
No entanto a guerra está iminente entre as tribos de Landas e Barbaro encontra-se dividido entre proteger o seu povo ou erguer o machado e o elmo do seu pai e aventurar-se no desconhecido na esperança de realizar uma enorme façanha...
A figura, como já tinha referido segue o design familiar da personagem musculada e meio agachada e é uma surpresa gigantesca.
Os detalhes são excelentes.
As botas com os dedos de fora, o cinto que sobressai do típico "calção" peludo, o arnês com brasão de dragão em dourado, a escultura da face, o corpo e membros sólidos.
Tudo nesta figura exibe perfeição e para uma linha nova a aposta é enorme e cheia de grandes resultados.
Barbaro vem com boa articulação.
Os tradicionais 5 pontos estão lá assim como nos pulsos e nos tornozelos o que permitem um equilíbrio melhor na figura em pé e uma dinâmica boa nos posicionamentos de braços com arma.
O elmo e o arnês podem ser removidos e o machado, que exibe a mesma cor dourada do elmo e das braceletes, são excelentes e com ótimos detalhes.
Mas não é só, cada personagem vem com um pedaço da Armadura Divina e o Barbaro vem com um dos braços que poder ser "vestido" na figura com toda a facilidade.
Quem tiver a sorte de poder adquirir todas as 5 figuras do colecção inicial, terá uma peça por cada figura e no final uma nova figura de acção já que todas as peças se montam entre si para formar a lendária armadura.
A parte traseira do cartão da embalagem da figura vem com uma biografia da personagem e apresenta todas as figuras da coleção.
Estou muito entusiasmado com a história e figuras da colecção e espero adquirir mais alguma personagens em breve.
Para quem gosta de fantasia e deste tipo de figuras de ação esta é uma excelente opção de compro.
Tenho a impressão de que as Legends of Dragonore estão para ficar sendo que já anunciaram mais séries e grandes personagens a caminho.
Legends os Dragonore é uma colecção de 6 figuras diferentes e Barbaro pertence à série 1 lançada em 2023, que pode ser adquirida directamente na página da Formo Toys.