sábado, 6 de janeiro de 2024

Leituras do Best - Coleção Clássica Marvel Vol. 90 - Hulk "Este Monstro Furioso!"...


Dizem por aí os sábios que a esperança é a última a morrer.
Até ao fim, quis acreditar que esta colecção continuaria, pelo menos até ao número 100!
No entanto hoje, depois de comprar este volume 90 na papelaria do bairro, constato que afinal o Hulk acaba com esta magnífica colecção com uma fúria monstruosa.
Sim. 
É o último da Coleção Clássica Marvel que, em outros países, ainda continua a deliciar e a proporcionar um legado enorme aos fãs da editora americana especializada em histórias de Super Heróis.


Este volume continua os eventos narrados no último Hulk e encontra, mais uma vez, o gigante esmeralda a ser perseguido, controlado, influenciado e abusado pelas mais diversas potências que vêm nele propósitos, ameaças e derradeiras oportunidades.


Um ser cristalino ameaça a cidade e o Hulk poderá ser a única esperança para o deter, com a ajuda de Betty Ross? 
Onde se encaixa o Mandarim nesta história?
Será a vez do Hulk desaparecer para sempre... na Terra Selvagem?
É muita pergunta para descobrir neste último volume de 128 páginas.


Stan Lee, Roy Thomas, Gary Friedrich, Bill Everett e Archie Goodwin juntam-se a Marie Severin, Frank Giacolla e Herb Trimpe para trazer um excelente volume de acção, aventura e uma quantidade incrível e variada de coisas esmagadas, torcidas, rasgadas, trituradas e meio amassadas.
O drama não falta e esta é uma fase do Hulk que só poderemos continuar a seguir de outras maneiras.


Durantes estes anos esta foi uma colecção dedicada e que segui com empenho.
Lembro-me bem de quando comecei a ler a Marvel nos "formatinhos" brasileiros e da emoção que era chegar à papelaria da vila que me viu crescer e ver por lá mais um Hulk, ou um Homem-Aranha ou mesmo um Superaventuras Marvel entre outros que nem sempre podia comprar.
Sempre fui um leitor desta editora americana e este foi um universo alternativo que sigo ainda hoje com as publicações originais importadas, sempre que posso.
Com os 90 volumes que apresentei aqui desde o início, cimentei ainda mais as origens deste universo da banda desenhada e, defeitos à parte, esta foi uma excelente colecção.
Dou-lhe o devido valor e ousadia e, embora não entenda o porque de uma colecção como esta acabar assim, esta será durante muito tempo, umas das maiores séries Marvel publicadas em Portugal.
Poderemos sempre continuar a ler sobre este universo nas publicações meio mal distribuídas da Panini, que, mal ou bem, ainda por aí vão aparecendo todos os meses.


Como podemos ver na última vinheta da última história deste volume... o universo Marvel Hulkontinua!!