terça-feira, 26 de outubro de 2021

Amadora BD 2021...

Depois de 2 anos, o Amadora BD está de volta.
Desta vez o 32º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, tão esperado dos amantes da 9ª Arte e não só, volta com toda a força numa exposição que promete marcar, mais uma vez, a história da Amadora e da banda desenhada em Portugal.


Deslocado para o Ski Skate Amadora Park, esta edição até poderá ser considerada a mais pequena de sempre, no entanto nada é o que parece e este promete ser o mais icónico de sempre...será?
Para tirar as dúvidas nada como uma deslocação até lá e vermos por nós próprios.


O Amadora BD deste ano estará de portas abertas até ao dia 1 de Novembro e como sempre vem cheio de grandes obras de arte, grandes artistas, sessões de autógrafos, apresentações, debates e muito, muito mais.
Este ano fui novamente convidado pela Dr. Kartoon para estar na banca de vendas a apresentar editoras como A Seita, Gfloy, Orfeu Negro, Patológico, Kalandraka, Bertrand e muitas outras editoras e autores já conhecidos e para descobrir, com grandes títulos.


O festival está dividido em dois grandes pavilhões que formam o conjunto gigante que é o Amadora BD 2021. 
O primeiro pavilhão alberga o toda da exposição principal deste ano e que é simplesmente fantástica e apresenta temas, títulos e autores para descobrir "In loco" e pasmar com os originais expostos e com a dinâmica apresentada.


Entre outros o visitante poderá ver os 75 anos de Luky Luke, com pranchas originais, posters, livros e até um conjunto expositivo de grande valor para coleccionadores e com muitas figuras do pistoleiro mais rápido do que a sua sombra.
O Corvo, está representado, mais uma vez, com uma exposição referente ao novo álbum "Inimigos Íntimos" que apresenta logo à entrada uma sala retirada quase directamente de uma ruela escura de Lisboa.
Continuamos para exposições brutais como a Comic Heart, que apresenta os seus títulos, Michel Vaillant, Verões Felizes, Drácula, História do Mangá e uma belíssima sala que celebra os 80 anos da Wonder Woman e que vale muito a pena visitar, permanecer e apreciar em toda a sua glória Themiscyriana.
Depois passamos por visões brasileiras de BD e espreitamos também Ana Margarida Matos numa experiência diferente sobre banda desenhada e ilustração.






O segundo pavilhão, situado logo acima, alberga os editores, espaço de autógrafos e palco de apresentações.
Aqui podemos encontrar os espaços comerciais da Kingpin Comics, Ala dos Livros, Comic Heart, Polvo, Escorpião Azul, Chili com Carne, Leya, Arte de Autor, Cult, Devir e claro a Dr. Kartoon onde estou disponível para atender e conversar sobre BD e colecionismo com todos os que quiserem passar por lá no fim de semana.


Este ano o espaço foi, a meu ver, bem pensado e com uma dinâmica excelente apesar de ter achado algumas exposições com espaço perdido e a maioria das lojas com espaços reduzidos onde ganhariam mais se os mesmos tivessem sido mais bem pensados e organizados.
No geral, este está a ser um Amadora BD sólido, comedido e simples mas rico em temas, exposição e variedade. 
O local é agradável e cheio de luz e já se fala de uma repetição, no mesmo local, em anos futuros.
Para quem ainda não passou pela exposição principal, terá sempre a possibilidade ainda de visitar a Galeria Municipal Artur Bual e a Bedeteca da Amadora onde encontrará a continuação da exposição com mais para ver.

No próximo ano, se tudo correr pelo melhor, lá estarei novamente para mais um Amadora ao lado da Dr. Kartoon.
Passem por lá até dia 1 de Novembro e no fim de semana e feriado troquem umas palavrinhas comigo que estou sempre disposto a conhecer os meus leitores.

Sem comentários: