quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Masters of the Universe - The Powers of Grayskull... He-ro

Uma das figura mais emblemáticas do ano passado relacionadas com Masters of the Universe da Super 7, foi o He-Ro.
A maior parte dos fãs esteve 30 anos à espera que esta figura, da mítica linha Powers of Grayskull, que nunca chegou a sair nos anos 80 devido ao claro declínio da linha Masters of the Universe.
As figuras, He-Ro e Eldor, chegaram a aparecer em catálogos dos anos 80 como novas personagens da linha, mas nem sequer chegaram a ser produzidas.

Imagem do protótipo original mostrado em catálogo nos anos 80.

Foi em 2019 que finalmente se chegou a concretizar o sonho de ter na colecção esta figura mítica em formato clássico, com o design das figuras dos anos 80.
A responsável por esta maravilha foi a Super 7 (empresa que assumiu a produção, concretização e continuação das figuras com a marca Master of the Universe e dando continuidade à linha Masters of the Universe Classics), e que põe à disposição dos coleccionadores uma figura em tudo semelhante a este protótipo ou foto, como lhe queiram chamar, da figura que estava planeada para sair nos idos anos 80.

Versão da figura He-Ro na linha Masters of the Universe Classics

Esta é uma personagem que já tinha saído na versão MOTUC (Masters of the Universe Classics) numa versão espectacular e concebida como nunca foi vista.
No entanto e com a linha Masters of the Universe Vintage a sair também em 2019, a Super 7 aproveitou para realizar os desejos dos fã e ressuscitou a linha Powers of Grayskull representada por He-Ro e por Eldor.


He-Ro acaba por ser exactamente aquilo que todos queriam e uma fotografia em 3D da personagem mostrada à tanto tempo nesse raro catalogo da Mattel. Toda a arte do Backcard  foi recuperada, pois era conhecida e existia em muitas colecções, embora tenha levado pequenas adaptações para se parecer o mais possível com o que poderia ter sido nos anos 80.
A ilustração no topo, da parte detrás do cartão vai de encontro às típicas ilustrações em barra, que eram comuns em cada figura vintage.
Neste caso em particular, uma cena de He-Ro a lutar contra Megator, disparando um raio do seu Ceptro da Transformação.


Já contei a história de He-Ro no artigo da figura Motu Classics, façam um search aí do lado direito para saberem mais sobre esta personagem.


A figura é tudo o que tinha sido prometido nos finais dos anos 80.
A articulação é o que estamos à espera e os detalhes são muito bons. Armadura e botas douradas em cromado e principalmente a capa em tecido, são uma surpresa que já tínhamos esquecido com a colecção MOTU Classics onde todas as capas são em plástico.
Tem ainda a cintura de mola, habitual nas figuras desta colecção e que funciona na perfeição.


He-Ro vem com o seu Cajado da Transformação que se abre como uma flor para revelar uma jóia translucida. Esta arma mágica é um canalizador que retira magia do Living Book of Spells, sendo uma das mais poderosas armas de Eternia, juntamente com o livro. Quando carregamos na jóia o Cajado fecha-se, ocultando a mesma. Não existe grande informação sobre esta arma mágica e por enquanto é o que se sabe. Possivelmente a Jóia no topo do bastão também tem um nome que ainda não foi revelado.


Para mim esta é uma daquelas figuras que nunca pensei ver neste formato e que me enche a medidas como coleccionador. A arte da embalagem é simplesmente fantástica e com nostalgia que baste, sendo também uma novidade. O melhor de tudo é mesmo o livro que vem com a figura. Como já tinha revelado em artigos anteriores com as figuras de He-Man e Skeletor desta nova colecção "Neo" Vintage, as figuras não trazem mini comic mas sim um pequeno cartão ilustrado com uma pequena narração de como a personagem evoluiu de "Brinquedo para Desenho Animado" (From toy to Toon). No entanto esta figura de He-Ro vem com um pequeno livro com um pouco de história, desenhos conceptuais, um posters etc.


Só este pequeno livro, que vem também com a figura de Eldor (mostrarei no próximo artigo de Powers of Grayskull), vale a pena a compra desta figura.

Para quem tinha dúvidas sobre a aquisição desta figura, desengane-se pois é mesmo espectacular e vale a pena ter na colecção. Mesmo para aqueles que só coleccionam as figuras Vintage. He-Ro é uma grande figura de Masters of the Universe e que revela mais sobre o passado desta linha e sobre a origem dos Poderes de Grayskull e sobre a lenda de He-Man.

Sem comentários: