segunda-feira, 1 de abril de 2019

Publicações Lendárias - Superaventuras Marvel #1...

Inicio hoje mais uma rubrica que acho que será do agrado de todos os meus leitores.
Os mais velhos coleccionadores estarão comigo neste artigo e partilharão memórias de tardes de aventuras e de deslumbramento a ler estas revistas que invadiram o mercado português nos anos 80, vindas directamente do Brasil.
Não vou falar apenas de importações do Brasil, mas começo por aqui tendo em conta que as minhas primeiras memórias são dos "formatinhos" que enchiam as montras de papelarias e tabacarias.


Os títulos são imensos mas decidi começar com o Superaventuras Marvel pois foi uma das revistas mais marcantes de sempre.
A característica principal dos títulos Marvel da extinta Editora Abril eram a variedade de aventuras que cada revista trazia. Quebrando a tradição americana que preferia um comic por personagem, a Abril põe no mercado uma revista, de formato mais pequeno mas com várias histórias de personagens conhecidas e icónicas da época.
O resultado foi uma infância recheada de aventuras, mistério, romance e heroísmo.
O que aprendi com estas revistas Marvel brasileiras vai para lá da compreensão de muitos e só pode ser entendido por quem as leu e de lá espremeu alguma coisa que ainda hoje permanece nas suas vidas.


Este primeiro número de Superaventuras Marvel surge no Brasil em Junho de 1982 e penso que só é vendido em Portugal dois anos depois.
Logo no início a revista apresenta-se num texto editorial que promete emoção e aventuras com as mais famosas personagens do Universo Marvel. Esta sempre foi a revista alternativa, que publicava as personagens secundárias mas que todos tinham curiosidade em ler mas que não justificavam, na altura, um título próprio como acontecia com o Homem-Aranha ou o Capitão América.


A primeira história deste número é "A Lei do Terror". Demolidor escrito por Roger McKenzie e desenhado por Frank Miller não podia ser melhor escolha para o começo de uma nova revista. Aqui, Matt Murdock e a Viúva Negra iniciam uma saga que irá marcar o Demolidor para sempre e será uma das mais apreciadas sagas desta personagem.


A Segunda história chama-se "Na Beira do Abismo" e continua escrita por McKenzie e desenhada por Miller que levam o Demolidor a Coney Island onde, para salvar a Viúva Negra, terá de enfrentar o terrível Mercenário e o seu grupo de homens.


A terceira história trás Conan em "O Habitante das Trevas" de Roy Thomas, com arte de Barry Windsor-Smith. Conan conquista as atenções de uma rainha de uma cidade fronteiriça de Zamora para descobrir que algo terrível se esconde nas profundezas do palácio.


A quarta história é um dos raros contos de origem com Luke Cage e contada por John Romita, Roy Thomas e  Archie Goodwin e com arte de George Tuska em "O herói que veio do Inferno". Incriminado injustamente, Cage é preso e no estabelecimento prisional sujeita-se a uma experiência que corre mal e o deixa com poderes extraordinários.

Superaventuras Marvel começa assim em grande. Com herois nobres, aventuras épicas e um começo que promete tantas aventuras...super aventuras!
Esta foi uma revista que marcou uma geração. Esta e outras que pretendo apresentar aqui e que ao longo dos anos se tornaram lendárias e que qualquer fã de banda desenhada tem na sua colecção.


O número dois desta revista promete trazer mais aventuras e outras personagens que vão tornar-se regulares e que vamos ver com mais frequência nas pequenas páginas desta lenda que é ainda Superaventuras Marvel.

3 comentários:

Optimus Primal disse...

Um dos meus favoritos após Homem Aranha foi o 2a revista que li (quase toda) ,não lia Justiceiro (odiava) quando iniciei a coleccionar perto do 100 com a Morte Do Executor e Hela a destituir o Rosto e amaldiçoar Thor.

NR disse...

Ainda me lembro o que me custou para arrajar esta edição...

Nuno Mata disse...

Ainda me falta um número para terminar esta colecção, mas tenho praticamente todas as revistas tipo Gibi (Homem-Aranha, Heróis da TV e etc...), que saíram em Portugal e sabemos que não saíram todos por cá! Existem números quase impossíveis de arranjar a preços decentes...