sábado, 29 de setembro de 2018

Masters of the Universe 3D Board Game...

Confesso-me aqui e agora que, embora seja um orgulhoso filho dos anos 70/80, nunca tive um jogo de tabuleiro. Claro que tive jogos como o lendário Monopólio e outros mais simples que já nem me recordo do nome mas, jogos de tabuleiro de aventuras, como Hero Quest e outros do género, nunca me passaram pela frente.
Recordo-me de ir a casa de amigos e de jogar umas coisas complicadas e cheias de regras em que o que mais me interessavam eram as figurinhas de plástico, que faziam de pinos para estes jogos, entre outros que achava uma grande seca e uma completa perda de tempo.


Foi preciso passarem 30 anos para conseguir comprar um jogo de tabuleiro que realmente me enchesse as medidas e que comprei sem pensar duas vezes. Masters of the Universe 3D Board Game é um jogo simples, com regras simples e super divertido e competitivo.


Encontrei-o num leilão do Facebook, numa das muitas páginas que por aí pululam e que tive a sorte de ganhar.
O jogo está completo, embora tenha sido adulterado para se poder "safar" a venda ou mesmo por completo desconhecimento dos vendedores deste artigo. Mas já volto a esta parte da história deste meu exemplar do jogo.
O que interessa saber é que o que apresento aqui é um dos mais belos jogos de tabuleiro de Masters of the Universe e, mesmo sendo a versão espanhola, vem com  toda a magia e emoção tridimensional do original americano.


O Jogo é constituído por um tabuleiro que se desdobra e que faz surgir uma paisagem em 3D de Eternia, com obstáculos naturais e outros meio sobrenaturais e controlados por Skeletor e pelo seu lacaio Beast-Man.


Todo o tabuleiro é um festival de arte muito bom. Os detalhes são mesmo excelentes e o desenho é a clássica representação das terras de Eternia e do aspecto com que a mitologia de Masters of the Universe se representava nos primeiros anos.


He-Man aparece representado em ponto grande, como peça central do jogo, assim como uma Zoar mais parecida com a Águia Real americana do que com a própria.


O objectivo do jogo é chegar ao castelo de Grayskull o mais depressa possível...perde quem não conseguir chegar em primeiro lugar. O jogo tem outras regras que incluem algumas pedras armadilhadas no caminho, que nos fazem recuar alguns passos e os dois vulcões, controlados por Skeletor e por Beast-Man e que, ao girar umas plataformas especiais, abrem buracos no vulcão que podem enviar os heróis ainda mais para trás no jogo.


Para jogar temos 4 pinos e uma placa com uma seta giratória, (ricamente decorada com He-Man, Teela, Skeletor, Beast-Man e Mer-Man, apresentando ainda a Power Sword que gira numa base decorada com o Castelo de Grayskull), que serve de dado.
Uma pequena folha impressa dos dois lados faz as honras como folheto de instruções.


Ora aqui aparece então a grande questão que mencionei acima sobre o jogo não estar 100% completo, ou pelo menos completo como realmente devia ser.
Os pinos originais não são estes que aqui apresento.
A forma e cor são completamente diferentes e sendo assim este não é um jogo com todos os elementos de origem. No fundo está completo, podemos jogar, mas os pinos são diferentes. (Talvez um dia consiga arranjar os originais que são mais grossos que estes e com um formato mais sólido e de cores mais vivas.)

Tendo em conta que os pinos servem apenas para representar o nosso progresso no jogo, porque não usar as figurinhas monocromáticas dos anos 80 (aquelas míticas perfeitas personagens que eram vendidas mergulhadas em bolos de chocolate da Panrico), para serem os nossos pinos personalizados?
Tendo em conta a espectacularidade deste tabuleiro de Jogo 3D, achei por bem usar figuras da cor dos pinos que me foram dados e cá estão os Masters of the Universe a tornar este jogo em algo ainda fantástico!


Masters of the Universe - La aventura fantástica en la tercera dimensión, nesta versão espanhola é uma ideia da Diset S.A. e é posta no mercado nos anos 80.
Não podia estar mais contente com o estado deste tabuleiro. Tenho pena de não ter os pinos originais, por uma questão de veracidade do jogo, mas penso que melhorei o jogo de tal maneira que será ainda mais apreciado em futuras aventuras... Se virem este jogo à venda não hesitem...é espectacular!

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Leituras do Best...Playmobil #28...

Está nas bancas o número 28 da Playmobil e como muitos já devem ter reparado, volta o tema que mais gosto no universo Playmobil que é o da Fantasia Medieval.
Posso desde já garantir que é um número muito especial e que as aventuras que aqui se contam são mesmo muito boas.

O primeiro grande conto é "A Grande Batalha do Rei". Tudo se passa do Castelo dos Cavaleiros do Leão e num dia especial, parece que tudo acontece...dragões, vilões, fantasmas, anões, trolls...só mesmo lendo tudo para saber o que se passou...


A outra aventura intitula-se "Uma Visita Inesperada" e vai surpreender os leitores da mesma maneira que surpreendeu os dois aventureiros desta história...


Os passatempos, o poster duplo e os jogos estão lá, como sempre...


O brinde, esse é o protagonista da primeira aventura...Leo, o aspirante a Rei que vive a aventura na primeira pessoa e que é uma excelente figura Playmobil, para todos os coleccionadores e principalmente para aqueles que gostam, como eu, do tema da Fantasia Medieval.


A figura vem muito bem executada e com uma espada espectacular em dourado e um escudo que contém as armas dos Cavaleiros do Leão.
Todos os detalhes estão muito bem pensados e pintados sendo que Leo vem de armadura dourada e coroado em grande estilo.


O próximo número estará à venda no dia 8 de Novembro e promete um mistério policial na capa da revista. Que outra aventura poderá estar escondida neste novo número?
Teremos de esperar para ver...