domingo, 15 de junho de 2014

Masters of the Universe Classics...Castle Grayskull...

O sonho da maior parte dos coleccionadores de MOTUC concretizou-se este ano!
O Castelo da Grayskull foi entregue via DHL a todos os "loucos" que compraram este gigantesco playset da Mattel. Considerado o melhor playset da história dos brinquedos, este é uma fortaleza com uma história complexa e ainda em desenvolvimento.
O Castelo de Grayskull surge como uma ideia em 1980, na mente do designer Mark Taylor, que concebe um playset com a finalidade de se poder usar também o interior e não apenas como decoração ou fachada para batalhas passadas à sua sombra. Este desenho de caveira na fachada do castelo viria a marcar eternamente a linha de Masters of the Universe.


Mark Taylor chamou-lhe Dwell of Souls, um nome que tinha criado para um local de uma das personagens e universo que tinha criado anos antes do conceito de MOTU e mesmo antes de trabalhar para a Mattel.
O grande responsável por ter dado o nome ao Castelo foi Donald F. Glut, o argumentista que foi contratado para escrever os 4 primeiros mini comics que viriam a ser vendidos com as figuras. De acordo com Glut, ele não recebeu nenhuma ideia da Mattel para o nome oficial do Castelo, apenas a sugestão de Dwell of Souls. Não achando muita graça ao nome Glut, por brincadeira, deu ao playset o nome de solteira da sua mulher, que era Gray, criando assim o nome que viria a ser lendário no mundo dos brinquedos e mais tarde a peça essencial para a mitologia de toda a história escrita de MOTU.
O Castelo original sai para o mercado em 1982 tornando-se um sucesso de vendas instantâneo.
Recordo-me com saudade como desejei ter este castelo durante a minha infância...só cerca de 30 anos depois é que consegui o meu Castelo de Grayskull original, sendo que este ano apresento aqui, da melhor maneira possível, a nova versão.

Concebido para se parecer o mais possível com a versão vintage, o novo Castle Grayskull é um assombro.
A sua escala é monumental e os detalhes são tantos que não sei se conseguirei falar de tudo neste artigo.
Para começar vem numa caixa enorme, ricamente decorada (como aliás a caixa vintage se apresentava) e com aquele toque retro que a maior parte dos coleccionadores tanto gosta.


A arte da caixa é de Rudy Obrero, o artista responsável pelo desenho que vinha na caixa original dos anos 80. Os detalhes neste desenho são tantos que é impossível! mostrar tudo ao pormenor.


O playset em si então é estonteante a um ponto de nos deixar sem fôlego!
As visitas que passam cá por casa ficam embasbacadas de tal maneira que o tema de conversa vai sempre parar ali, às portas da mais famosa fortaleza do Universo.


A nova biografia do Castelo de Grayskull conta que à muito tempo atrás, depois das eras onde se travaram as Great Wars, o herói cósmico He-Ro juntou forças com o Rei Grayskull. A sua força combinada tornou-se num farol de esperança, trazendo para si os maiores heróis de Preternia. Juntos, este bando de guerreiros determinados tornam-se nos primeiros Masters of the Universe, lutando contra a Horda e a ameaça dos Snake Men invasores. Sacrificando-se heroicamente para salvar a vida do Rei Grayskull, He-Ro passa a sua espada magica ao Rei, garantindo que apenas aqueles com grande força, coragem, sabedoria e compaixão fossem capazes de empunhar a Espada de He. Para salvaguardar a fonte de poder da espada e proteger o reino, o Rei Grayskull ordenou que se erguesse uma fortaleza. Com a ajuda de gigantes este castelo foi construído usando uma enorme pedra encantada que foi esculpida numa enorme caveira do poder. Mais tarde torres e paredes foram erguidas à sua volta e protegida pela magia dos Antigos.Depois da morte do Rei Grayskull, a sua fortaleza iria desaparecer da memória, tornando-se uma lenda mas protegendo para sempre o poder do Universo e os segredos de Eternia para toda o sempre.


O castelo vem com algumas alterações de design que foram recuperadas da ideia original, que existia no primeiro protótipo do castelo (falo principalmente da pequena saliência junto à torre esquerda!). A escultura de todas as peças em madeira é notável e a pintura então deixa-me sem adjectivos para a classificar.


Como seria de esperar a porta do castelo abre-se recorrendo à espada de He-Man, como acontecia com a versão vintage. A diferença é que aqui He-Man terá de introduzir a espada numa saliência rochosa, fazendo a porta levadiça saltar para fora, abrindo assim a boca da caveira permitindo a entrada na fortaleza de mistérios.


Grayskull tem ainda outra entrada secreta que nos leva para a resolução de um mistério iniciado com a figura de Scare Glow. Esta figura misteriosa que saiu em 2009, vinha com um relicário com a forma do Castelo de Grayskull e que continha no seu interior uma chave. Essa chave negra, até então de um mistério total é o que dá entrada nesta outra porta secreta, servindo perfeitamente na ranhura da fechadura!

Mas a maior surpresa, no que toca a portas secretas, foi aquela que dá acesso à saliência no exterior de Grayskull e que tem ligação directa com a sala do trono.


Simplesmente fantástico.
O interior de Grayskull é ainda mais surpreendente, embora aqui existam alguns pontos negativos!
Segundo parece, tudo se fez para conservar as qualidades do playset dos anos 80, no entanto a escala monumental das figuras e do próprio castelo limitaram um pouco alguns atributos.


Logo à entrada deparamos com espaços limitados. Foi disponibilizada uma base, que tem de se montar, para dar um aspecto de pavimento da fortaleza (já explico o buraco!).
Foi pensada uma masmorra (do lado esquerdo da foto acima), mas a entrada é tão estreita e o espaço interior é tão pouco que mal cabe uma figura lá dentro!


O interior apresenta o famoso autocolante das criaturas dos subterrâneos de Grayskull e um par de correntes, que podem ser removidas, para prender à parede os infelizes prisioneiros.


Do lado direito da porta encontram-se dois pequenos cilindros de cor metálica, que servem para encaixar escudos, providenciando assim elementos decorativos a gosto!


Neste andar temos ainda acesso à dita porta secreta e ao elevador que leva ao andar de cima!


Deste lado apresenta-se também uma zona de exposição que vem com uma espada decorativa (não se pode retirar, mas que fica muito bem com um escudo pendurado.
No andar superior temos uma zona de computadores e o acesso à sala do trono.


Este é provavelmente o maior falhanço em design que tem o castelo. A zona é minúscula, super decorada (até reproduziram em 3D o uniforme espacial ao canto) e o trono, embora feito à imagem de algumas das representações dos mini comics dos anos 80, falha completamente o seu propósito principal...sentar a Sorceress, a guardiã principal de Grayskull!


Ora uma guardiã, com os pés para o vazio (ok temos de imaginar o resto do pavimento...) e com as asas de lado porque simplesmente não conseguiram dar a volta ao problema da concepção da figura...MEGA FALHANÇO!!!
Adiante...
Nesta sala para além da armadura (é só mesmo uma armadura e não uma figura!) existe um expositor de espadas, concebido para guardar as espadas do poder de He-Man e She-Ra, o dito alçapão, que abre se rodarmos o trono e dois estandartes que embelezam o local.


É ao lado do trono que se encontra o acesso à porta secreta que permite ir para a saliência exterior do Castelo.
O local da armadura espacial é perfeito para por o Golem Castle Grayskullman...isto na minha opinião (sou fã da figura!!!)


O elevador dá ainda acesso a um terceiro andar onde podemos encontrar mais peças decorativas (caveiras douradas no topo dos trilhos do elevador e que figuravam no protótipo do castelo vintage) e que podem ser removidas para dar asas à imaginação.


Neste andar a que temos acesso por uma pequena escada de pedra, vamos encontrar os espaços das torres onde se encontram o estandarte de Grayskull e o canhão lazer.


Nesta zona temos ainda uma porta onde se pode guardar a orbe do poder (que vem com a figura de King Grayskull) num pequeno pedestal próprio que se encontra no interior.

E quando pensamos que ainda não podemos ficar surpreendido eis que o castelo trás ainda mais acessórios.
Com o Castelo de Grayskull, para além do pedestal da orbe e do estandarte, vêm ainda a escada, 5 armas, um trambolho, uma máquina de voar individual e um par de grilhetas, todos excepcionalmente bem feitos!


O buraco misterioso no pavimento do castelo não é um esgoto mas sim um local de encaixe destinado ao Wind Raider!


O Castelo de Grayskull da linha de Masters of the Universe Classics apresenta-se assim como um rico e obrigatório playset (tem um preço proibitivo mas ainda assim vale a pena todo o dinheiro gasto...).
Pode ser fechado e transportado como o vintage e embora ocupe algum espaço em casa é uma peça sem precedentes. Gosto imenso da versão vintage (desculpem não fazer fotos de comparação mas o tempo e o espaço não permitiram ainda!!!!), mas esta versão, apesar de ter falhas épicas de design, é de cortar a respiração a qualquer coleccionador de MOTU.
Penso que tão depressa não se irá fazer nada do género nesta linha...embora estejamos sempre a ser surpreendidos, infelizmente nem sempre pela positiva!


2 comentários:

sLmT disse...

É espectacular! Um abuso! Grande aquisição. Demorou a chegar mas vale toda essa espera.

Nuno Mata disse...

Viva Rui
Chegou em Janeiro, mas só agora tive tempo para a review! Ainda estou meio embasbacado com este Grayskull...é muito melhor do que as fotos mostram!

Abraço