quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Masters of the Universe Classics...Castle Grayskullman...

O Universo de Masters of the Universe está em constante expansão.
Prova-o as diferentes figuras que têm sido feitas regularmente e que fazem parte da linha lançada propositadamente para o 30º aniversário de He-Man and the Masters of the Universe.
Como já tinha revelado e é do conhecimento da maior parte dos fãs e coleccionadores desta linha de Classics, com esta mesma linha de aniversário foi criado um concurso, limitado aos residentes nos Estados Unidos (uma injusiça!!).
O objectivo seria criar uma figura nova, baseada na mitologia de Masters of the Universe. O vencedor veria essa figura produzida ao estilo MOTUC e como parte integrante da colecção do 30º aniversário.

Foto do desenho original criado por Daniel Benedict - SDCC 2012

O vencedor do concurso foi Daniel Benedict, que concebeu o Castle Grayskullman a partir de uma ideia que teve usando o Castelo de Grayskull vintage, como base para a sua inspiração.
A meu ver a ideia foi excelente e esta figura é mesmo obrigatória para qualquer coleccionador da linha ou mesmo para o simples coleccionador de action figures em geral.
A figura esgotou em pouco tempo no dia da venda (em Novembro de 2012) e tenho quase a certeza que não voltará a estar disponível, pelo menos não tão cedo.


Na biografia deste Castle Grayskullman conta-se que durante o conflito conhecido como Second Ultimate Battleground, os grandes exércitos de Hordak e de King Hssss, pressionaram os heróis aliados de Eternia. Num dos momentos mais negros da Batalha toda a esperança parecia perdida com a queda de heróis como Snake Man-at-Arms e Stratos. Usando os poderes da Orbe do Poder, escondida algures nas profundezas do Castelo de Grayskull, He-Man e a nova Sorceress usam um feitiço que não pode ser repetido para chamar a totalidade dos poderes de Grayskull e infundir a vida ao espírito do próprio Castelo. Erguendo-se da escondida Câmara da Defesa, o Castle Grayskullman marcha para a batalha usando as suas espadas gémeas para mudar o curso da batalha.


O que se fez com esta figura foi algo de lendário.
Embora seja uma figura que se encontra à venda no Ebay por preços acessíveis (pelo menos para já!) posso desde já prever que, mais uns anos e será muito complicada de encontrar a bom preço. A não ser que apareça novamente em stock por "artes mágicas"...!!!


Castle Grayskullman é uma figura muito bem esculpida, com as cores que se aproximam às do Castelo vintage, talvez um pouco mais escuras e com detalhes muito bem pensados e originais.
Vem com duas espadas, que curiosamente foram inspiradas nas espadas que se fazem representar na bandeira do Castelo original e com um escudo em tudo igual ao que aparece incrustado no portão da fortaleza.


Acho que os dentes pintados de branco não fazem muito sentido dado que Castle Grayskullman é como que um Golem, todo feito pedra mas isso é o menos. Compreendo a decisão de Daniel Benedict lhe atribuir cabelo. Tratou-se de uma forma de equilíbrio da personagem em termos de design, que faz com que se integre na totalidade na mitologia em que se insere.


Castle Grayskullman fecha assim a colecção do 30º aniversário de MOTU e com chave de ouro.
Gostei de todas as 6 figuras, às quais destaco especialmente o Draego Man (criado para a linha pelos Four Horseman) e o próprio Castle Grayskullman que é a cereja no topo do bolo. Todas as outras figuras são boas pelas suas próprias razões... esta é apenas a minha opinião.


Para mais informações consultem por favor o site http://www.castlegrayskullman.com/


Sem comentários: