sábado, 30 de janeiro de 2010

Masters of the Universe Classics...Scareglow

Acabadinho de chegar dos Estados Unidos, este Scareglow, figura esgotadíssima no mercado dito "normal" (sendo esta uma colecção que só pode ser adquirida atravéz da internet no site http://www.mattycollector.com/) é a minha figura favorita de toda a série MOTU Classics, que saíram até ao momento.
Esta figura foi lançada no mercado em 2009, pela Mattel e foi uma das figuras escolhidas pelo Club Eternia, para figurar nesta nova colecção que é essencialmente comercializada para o Adult Collector.

Mas quem é Scareglow? Quem é esta personagem que nunca apareceu nas séries de animação e que teve apenas três ou quatro aparições nos comics de Masters of the Universe sendo que uma delas foi nos comics que vinham com as figuras dos anos 80?
É isso que vou tentar explicar pois não se trata de uma figura nova (embora de momento não possua na minha colecção a figura que saiu nos anos 80, espero consegui-la um destes dias).
O verdadeiro nome de Scareglow era Karak Nul. Em vida, Nul era um caçador de recompensas que passou anos a tentar entrear no Castelo de Grayskull, obcecado com as lendas que se teciam em voltas dos incríveis mistérios e tesouros que a fortaleza guardava. A sua morte está envolta em mistério mas conta-se que a sua alma foi amaldiçoda e banida para uma dimensão chamada Infinita, onde ficou agrilhoado por causa dos seus crimes passados. Foi Skeletor que o chamou novamente a Eternia com um feitiço de luz que permitia localizar os mais poderosos guerreiros malignos das cinco dimensões. Armado com a lança da condenação Nul concorda em ajudar Skeletor e rapidamente fica conhecido como Scareglow devido à sua habilidade de brilhar subitamente paralizando o inimigos com ondas de medo.
Este episódio da invocação de Scareglow pode ser visto no comic intitulado "The Evil Ghost of Skeletor" Onde depois de invocado Nul consegue incutir tal medo que impede o próprio Príncipe Adam de se transformar em He-Man...
Houve no entanto outra origem que foi publicada no #11 da revista inglesa UK Adventure Magazine e que conta como Scareglow era uma criação de Skeletor, uma contraparte com corpo de luz pura que seria invisível durante o dia mas completamente sólido e visível durante a noite.
Recentemente, em 2003, Scareglow apareceu numa revista intitulada Masters of the Universe "The Power of Fear" (que felizmente faz parte da minha colecção de comics e que poderei mostrar aqui em breve), numa edição da MV Creations.

No que diz respeito a esta figura posso acegurar que é perfeita. O seu corpo é fabricado em PVC sensível à luz e que se revela fosforescente se colocado no escuro. Vem acompanhado com a lança da condenação, que tem a lâmina fosforescente e de um objecto que atiça ainda mais o mistério em relação a esta personagem. Trata-se do Relicário Amaldiçoado de Grayskull. É um pequeno recipiente tubolar com uma tampa esculpida com a forma do castelo de Grayskull e que contém no seu interior uma pequena chave de origem misteriosa. Este Relicário está preso ao seu braço por uma corrente, fazendo supor que se trata de algo bastante importante e valioso.

4 comentários:

Pedro Figueiredo disse...

Só 20 dólares?! Acertaste no Jackpot, man!...

Master Del Universo disse...

granda onda esta figura, e ao menos trouxe a grayskull key ... houve muitos que nao trouxeram

RuBenC disse...

Também o comprei, e também estou bem contente com esta linha. Começei a fazer colecção com a Teela. Tens comprado as figuras todos os meses? Costumas comprar a mais para vender ou trocar? Eu costumo fazer isso. Se tiveres alguma para trocar avisa. Vendi uma Adora por 40 dolares, e vou comprar 2 battlecats. Diz-me qualquer coisa ;)

Nuno Mata disse...

Enviei-te email...

Abraço

NM