sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Masters of the Universe Origins - Man-e-Faces...

Sim,  a série 2 de Masters of the Universe Origins ainda anda por aí nos mercados embora seja natural que vá sendo cada vez mais complicada de encontrar. As séries sucedem-se a um ritmo alucinante e os coleccionadores pedem mais e mais personagens.

Arte do backcard da figura Man-e-Faces de Axel Jimenez

As personagens básicas são as que vão saindo primeiro e nesta série 2, para além do Orco de que já falei aqui recentemente, o Man-e-Faces é uma das personagens favoritas.
Este guerreiro, que no mini comic original "The Ordeal of Man-e-Faces" é um actor famoso de Eternia que, com a sua capacidade de mudar de aspecto (atenção que segundo as lendas esta personagem tinha a capacidade de mudar completamente de visual e não apenas aquele pequeno retângulo da sua cabeça) e de se transformar em qualquer pessoa ou criatura que desejasse encarnando assim as mais diversas personagens nas suas apresentações artísticas.


Estou certo de que todos os meus leitores já leram este mini comic e sabem que Skeletor se aproveita desta capacidade para controlar a parte bestial de Man-e-Faces. Ao longo das diversas aparições, sejam em comics, séries de animação, áudio e livros ilustrados, esta Man-e-Faces tem vindo a acumular qualidades bastante misteriosas e lógicas sendo que me disponho a escrever aqui sobre algumas em forma de lenda ou mito deste Master of the Universe.

De acordo com o que se sabe sobre esta personagem, que pode mudar de face, as suas habilidades variam conforme a sua transformação. Quando é Humano torna-se num guerreiro habilidoso, quando é um Robô tem capacidades intelectuais melhoradas e consegue localizar alvos e quando é um Monstro adquire resistência e uma força sobre humana.
Existem várias histórias de origem que chegam mesmo a dar personalidade a cada uma destas "faces" e que a sua condição se deve a uma maldição perpetrada por Skeletor, sendo que estas personas estão em constante conflito umas com as outras.

  

Em diversas histórias Man-e-Faces tem a capacidade de voar o que, para uma personagem com este tipo de armadura e equipamento é bastante lógico.
Muito mais se conta sobre ele e alguma da sua história encontra-se no meu artigo, neste blogue, sobre a sua versão na colecção Masters of the Universe Classics.


A figura desta nova colecção Origins vem aprimorada com a articulação já familiar desta linha e com os detalhes que podemos esperar num Man-e-Faces.
Vem apenas acompanhada da sua arma laranja que aqui é ligeiramente diferente da sua contraparte vintage.


Todos os detalhes estão lá e as faces rodam na perfeição tal como estamos habituados a ver nas diversas figuras das linhas anteriores.
Com esta figura vem o mini comic "Double Trouble" onde também o herói aparece como apoio a He-Man.
Pessoalmente o Man-e-Faces nunca foi o meu Master of the Universe de eleição no entanto tenho de reconhecer o potencial desta figura, tendo em conta todos os poderes referidos nas diversas histórias em que aparece. 
É uma personagem trágica, com algum mistério e com muito, muito potencial.

Sem comentários: