domingo, 18 de novembro de 2018

Leituras do Best...Watchers de Luís Louro...

A maior parte dos coleccionadores de brinquedos e figuras de acção colecciona também outras coisas. No meu caso, desde sempre que sou um grande apreciador de Banda Desenhada e foi por causa da BD e das séries de animação, que dei por mim a apreciar todo o tipo de brinquedos.
Este gosto pela BD levou-me, desde muito cedo, a trabalhar no ramo da banda desenhada, ainda que esporadicamente, em feiras do livro, festivais e etc.


Foi no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora que conheci o Luís Louro. A sua Alice conquistou-me a tal nível que, desde esse dia que sou um amigo e seguidor atento das suas ideias, loucuras e arte no ramo da BD e da fotografia.
Este ano, para surpresa de todos os fãs, o Luís superou-se e criou Watchers, um álbum de BD com uma história muito actual que, embora ocorra num Portugal futuro, não deixa de ser um espelho de uma sociedade aborrecida que procura emoções de maneiras bizarras e loucas.

A arte é algo de fabuloso e de álbum para álbum a imaginação do Luís leva-nos a mundos e detalhes que, embora inéditos são estranhamente nostálgicos.
Ainda não consigo compreender como consegue ele acertar no ambiente, na luz de Lisboa que consegue representar em cada página e que é conhecida por ser única e inimitável. Não é à toa que é fotografo.

Watchers é uma história diferente.
Uma história de redes sociais, de voyeurismo levado ao extremo, de psicopatia total.
Vícios, modas e loucuras, segredos que se escondem em cada casa, em cada pessoa e em cada pedaço de uma sociedade sem saída.


"O meu nome é Sentinel. Sou um Watcher. Esta é a minha cidade e eu sou o rei das visualizações."
Este é o mote para uma história marcante, algo polémica e que intui para um possível futuro da sociedade humana. Roça os extremismos e os fundamentalismos que se vivem hoje e mostram o que acontece neste mundo cada vez mais louco.


O melhor de Watchers é que existem 2 álbuns com finais diferentes. A diferença é reconhecida apenas na cor das letras do título do Álbum. Um com letras vermelhas e outro com letras brancas. O Capitulo 4 é diferente em cada um, levando o leitor para dois finais diferentes.
Que destino dar à história?
Aqui podemos escolher...


Watchers é um álbum espectacular. Obrigatório para qualquer fã de BD e de uma boa história, Watchers consegue surpreender a cada página, com detalhes que só mesmo um seguidor das obras de Luís Louro pode compreender.
O álbum tem 47 páginas e edição da Asa.


Como não podia deixar de ser os meus álbuns vêm devidamente autografados pelo Luís...




Sem comentários: