quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Masters of the Universe Classics - Club Grayskull Filmation She-Ra...

A primeira vez que vi um episódio da serie de animação original da She-Ra, fiquei a olhar de boca aberta.
Mas o que era aquilo?
O genérico apanhou-me logo e as perguntas foram mais que muitas. Naquele tempo não havia internet e as informações sobre os diversos assuntos da infância era partilhados na rua, com os amigos, nas brincadeiras e nas análises que fazíamos do que víamos juntos, assim como em diversas revistas de televisão e jornais que pululavam nas mesas da sala de qualquer família da época.
Claro que toda a gente conhecia o He-Man, e a série nova era uma espécie de continuação, mas mais para o feminino.
Com aquela idade, tinha poucos amigos do sexo feminino e eram os grupos de rapazes que devoravam estas séries sem sabermos ao certo a reação das meninas...mesmo na escola!
A She-Ra, que depressa descobrimos que era a irmã de He-Man, era um sonho de mulher e era impossível para nós ignorar um episódio que fosse.

Abertura da série She-Ra: Princess of Power 1985

A magia continuava lá e o Poder de Grayskull também corria nas veias desta loiraça de mini saia, que era doce, bonita e cheia de coragem e sabedoria que bastasse para nos deixar mesmerizados com estes episódios, meio cor de rosa, que até poderiam ser para meninas mas que deixavam o pessoal lá da rua desejoso de ver mais um episódio .
Depois de passada a novidade, os episódios da She-Ra passaram a ser vistos em segredo...ninguém lá na rua queria admitir que gostava daquilo...éramos rapazes, fazíamos coisas de rapazes e as meninas lá da rua raramente se aventuravam nas expedições ou grupos que fazíamos, por isso as aventuras de Etheria depressa se tornaram em assunto secreto, principalmente para não sermos gozados por alguns amigos mais metidos a machões.

She-Ra e os seus companheiros da Grande Rebelião (arte de Emiliano Santalucia)

Para mim a She-Ra era o "mulherão" e uma série que tinha a liberdade de ver à vontade e que, de certa forma, complementava os episódios do He-Man que, a certa altura, já se misturava com aventuras onde os irmãos interagiam com os mesmos objetivos.

Antigo folheto com publicidade às figuras vintage de She-Ra: Princess of Power

Claro que o mercado foi inundado de figuras de acção da She-Ra e na altura não ligava nada a estas "bonecas" embora adorasse as figuras do vilões e tivesse mesmo comprado algumas como o Hordak, Mantenna e até o Leech que conservo até hoje na minha colecção.
Muita versão foi feita da She-Ra ao longo destes últimos 10 anos e existem até versões recentes que são simplesmente incríveis e inspiradas em obras de grandes ilustradores.

Anúncio Matty Collector da figura She-Ra da colecção Masters of the Universe Classics 2010, que saiu na revista Toy Fair desse ano!

Quando aparece a colecção Masters of the Universe Classics, nos idos anos de 2008, a esperança era que fosse também lançadas as personagens de She-Ra e realmente aconteceu em 2010. Novo design, articulação de luxo, acabamentos espectaculares mas não era a She-Ra da Filmation, dos episódios que nos pregavam à televisão todos os dias.

Os coleccionadores tiveram de esperar até 2019 para que a Super 7, empresa que ficou com a responsabilidade de continuar a colecção MOTU Classics, iniciasse o Club Grayskull (uma espécie de colecção dentro da colecção) e lançasse as versões Filmation destas figuras com o design esperado por muitos.
Esta é a She-Ra perfeita.
O "mulherão" que me deixava mesmerizado em frente à televisão ao final da tarde.


A figura é quase perfeita e o aspecto Filmation está todo lá.
Detalhes suavizados, acessórios de aspecto correto e em linha com o que aparecia na série.


A She-Ra é bonita, com um aspecto jovem e delicado e a própria figura segue os traços e volumes adequados à perfeição que era a personagem dos anos 80.
She-Ra vem com a sua Sword of Protection e com dois outros aspectos da mesma.
Como sabem os fãs desta série, a espada tinha o poder de mudar de forma sempre que lhe era pedido e com esta figura vêm o escudo e o bumerangue.

"Sword to Shield" 


"Sword to Bomerangue"


O escudo foi usado em vários episódios, como por exemplo o episódio "The Price of Freedom" mas o bumerangue foi usado apenas no episódio "Welcome Back, Kowl".
Os poderes transformativos da espada de She-Ra podem ser vistos num excelente vídeo do Eternia Fact Files, relatado por David Clark.


Esta é, para mim, a melhor She-Ra.
A espada é perfeita e bem proporcionada e com o design correto.
Esta é uma figura Club Grayskull que esteve à venda, pela Super 7 em Março de 2019.