Estamos a viver uma época que parece ser decisiva para a continuação desta linha de figuras Masters of the Universe Classics. As coisas não andam bem na Mattel e o fantasma do fim abrupto desta colecção assombra a maior parte dos mais ferrenhos coleccionadores.
No entanto no centro de toda esta polémica está Scott Neitlich o denominado "Toy Guru" que foi o criador da figura que apresento hoje. Detalhes do acontecimento à parte esta figura de Mighty Spector é uma das que se integram nas figuras do aniversário dos 30 anos e Masters of the Universe.
Mas de onde vem esta personagem que nunca ninguém ouviu falar?
Nos anos 80, a Mattel fez um concurso para os mais jovens coleccionadores que se destinava a criar uma personagem inventada para integrar no universo MOTU. O resultado desse concurso foi a figura Fearless Photog que deveria ter sido produzida em exclusivo para o vencedor do mesmo. Isso nunca aconteceu e só muito recentemente esta figura viu a luz do dia.
No entanto Scott Neitlich, que era miúda na altura, também tinha concorrido ao mesmo concurso e como trabalha agora com a linha MOTUC consegui por no mercado a figura que ele mesmo inventou e que se chama Mighty Spector.
A figura sai para venda como mais uma integrante do 30º aniversário de MOTU e é alvo das maiores polémicas tendo em conta que é uma criação totalmente nova e foge completamente ao aspecto geral das figuras desta linha.
No entanto a figura foi comercializada e esgotou em pouco tempo, mesmo com toda a controvérsia à sua volta. (pelo menos é o que o site Matty Collector nos leva a crer!!!)
Esta foi uma figura que me custou a conseguir mas que finalmente vejo na minha colecção, digo finalmente porque gosto de MOTU e acho que no fundo um mundo de fantasia pode mesmo ser aquilo que quisermos.
Quando a figura chegou fiquei admirado com a biografia e com o aspecto em geral embora existam dois pequenos pontos que não me agradaram muito, mas lá chegarei.
O nome desta personagem é então John Spector e parece que depois de Skeletor ter banido o Rei Randor para Despondos ele dissolve a guarda real e toma conta do trono de Eternia como à muito tinha ambicionado. Leal a Marlena e a Randor o Tenente Spector foi acidentalmente enviado através de um portal do tempo, separando-se dos restantes Masters e sendo enviado para o futuro. Neste novo tempo ele serve o Rei He-Man onde lhe é atribuído um uniforme especial que foi concebido com partes da Chave Cósmica. Com estes poderes Spector pode viajar pelo tempo lutando pela Família Real sendo um agente da história de Eternia. Spector usa o seu uniforme Vortex para servir o Rei e Rainha de Eternia controlando assim o curso das batalhas.
A figura que se nos apresenta não deixa de ser atraente e muito melhor do que se pensava. Penso que no geral todos os fãs da série ficaram rendidos a Mighty Spector embora não o admitam por causa da insatisfação que sentem em relação a Scott Neitlich e às suas decisões em relação às figuras da linha.
Mighty Spector vem apetrechado com uma arma lazer, e com uma Chrono Sword que pode ser presa no seu pulso e que supostamente é um acessório do seu dispositivo temporal que usa no pulso.
A únicas 2 coisas que acho disparatadas, como tinha referido anteriormente é o desenho na placa de peito de Spector, a polémica "Espada" que não tem significância alguma neste universo, e o desenho da máscara, nomeadamente os olhos que lembram personagens da editora Marvel (Deadpool!) que não podemos deixar de associar imediatamente.
Mesmo assim os detalhes desta figura estão muito bons, como é habitual nesta linha e a sua armadura amarela não é assim tão chocante como se diz por aí. Penso que Mighty Spector é uma figura estranha mas pode perfeitamente integrar-se neste novo conceito de Masters of the Universe que parece reformular-se constantemente.