quarta-feira, 26 de março de 2008

Classic Marvel Figurine Collection...

YellowJacket e Wasp

O Dr. Henry “Hank” Jonathan Pym foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby e aparaceu pela primeira vez na revista Tales to Astonish #27 em Janeiro de 1962.
Janet Van Dyne foi criada por Stan Lee e por Jack Kirby e apareceu um ano mais tarde na revista Tales to Astonish #44.
Henry Pym é um bioquímico que inicialmente esteve casado com uma mulher Hungara, Maria Trovaya que mais tarde é morta pela polícia secreta do seu país. Pouco tempo depois Henry descobre o que ele chama de “partículas Pym”, um grupo raro de partículas sub atómicas que ele mistura numa fórmula para alterar o tamanho de qualquer objecto. Testando a solução química em si, Pym descobre que um grupo de partículas reduz o tamanho e outro restaura o tamanho original. Pym encolhe para o tamanho de um insecto e tem um perigoso encontro com formigas de um formigueiro ali perto. Depois de voltar ao seu tamanho normal desenvolve um estudo intenso sobre formigas e constrói um capacete cibernético que lhe permite comunicar e controlar formigas. Assim nasce Ant-Man, o super herói mais pequeno do universo Marvel.
No entanto Henry Pym é contactado pelo Dr. Vernon Van Dyne que lhe pede ajuda para contactar cm extra terrestres. Pym recusa mas fica fascinado pela filha de Vernon, Janet. Mais tarde Vernon é morto por um extra terrestre e é Janet que pede ajuda a Hank para vingar a morte do seu pai. Pym revela-lhe a sua identidade de Ant-Man e usa as Partículas Pym para lhe dar asas de Vespa por debaixo das omoplatas e assim nasce a Wasp. Juntos descobrem o assassino de Vernon e desenvolvem um caso amoroso.
Mais tarde juntam-se a heróis como Iron Man e Hulk para fundar a equipa de super heróis a que chamaram de Avengers. Pouco depois da formação da equipa Pym desenvolve outro gás que o permite aumentar de tamanho tornando-se assim no herói conhecido como Giant-Man e mais tarde Goliath. Infelizmente esta mudança deveu-se a complexos de inferioridade em relação a heróis como Iron Man e Thor. Depois da criação do robô Ultron (procurar artigo de Ultron no blog), Pym sofre um colapso mental e reaparece na mansão dos Avengers como YellowJacket recuperando a sanidade mental e casando com Janet logo de seguida.
Depois de vários eventos Pym e Janet separam-se e têm tentado reconciliar-se diversas vezes. Recentemente Pym foi companheiro de Iron Man na luta para implementar o registo para super humanos e elegido homem do ano pela revista Time. Actualmente é um dos líderes administradores de Camp Hammond, uma base militar do governo para treinar heróis registados para o programa do governo, The Iniciative. A sua relação com Wasp é posta de lado e ele assume uma relação com a super heroína Tigra.
Suspeita-se que Pym tenha sido vaporizado pelo clone de um seu aluno em Camp Hammond…não existe por enquanto confirmação da sua morte.
Wasp é neste momento membro da equipa Mighty Avengers ao lado de Iron Man, Sentry, Black Widow, Ares, Wonder Man e Spider Woman.




Sem comentários: