sexta-feira, 10 de maio de 2019

Publicações Lendárias - Superaventuras Marvel #2...

Depois de ter lançado este tópico aqui no blogue, tenho-me deparado com comentários nas redes sociais em como estes livros brasileiros trazem tantas memórias aos graúdos da época em que foram lançados.
Talvez esta tenha sido uma das grandes ideias dos anos 80 em Portugal.
Lançar as revistas Marvel e DC que os nossos irmãos liam no Brasil não foi nada mau pensado, tanto como negócio como pela nossa educação na BD que mais se lia nas Américas.


O numero 2 desta revista Superaventuras Marvel chega às bancas brasileiras em Agosto de 1982.
Depois de um mês a sofrer os leitores já ansiavam mais um número da nova revista mensal.
Este segundo número continua com as aventuras anteriores e começa com as novas aventuras do Dr. Estranho.


A primeira aventura deste volume começa mesmo pelo Mago Supremo e intitula-se "Este Mundo Enlouquecido", com desenhos e argumento de Barry Windsor-Smith.
Depois de caminhar pela cidade ciente dos males do Mundo, Estranho, na sua forma astral, procura o seu mestre Ancião e acaba preso e distante do seu corpo físico que é possuído por uma entidade estranha. Vendo-se em outra dimensão, Estranho precisa de descobrir quem é o vilão que o assombra para poder libertar-se.


As aventuras seguem-se e logo a seguir com Conan e "A Sereia da Neve", um clássico adaptado com arte de Barry Windsor-Smith e argumento de Roy Thomas.
Conan, depois de derrotar um bando de Vikings acorda num campo gelado e descobre uma bela mulher que o alicia e o leva para uma armadilha onde ele tem de enfrentar os seus irmão gigantes, descobrindo que a bela mulher não é o que parece.


Em "Fúria Cega", o Demolidor enfrenta o Hulk e é Matt Murdock que o acalma e o faz reverter à identidade de Bruce Banner. Mesmo depois de dar ajuda ao cientista, Hulk volta à carga e é o Demolidor que tem de o enfrentar nas ruas de Nova Iorque.
Os desenhos são de Frank Miller e o argumento de Roger Mckenzie.


A ultima história chama-se "Sangue na Selva" e trás o Pantera Negra que ao regressar a Wakanda encontra o país à mercê de Erik, o Terror Negro. A pantera é derrotada no primeiro conflito com Erik e recupera rapidamente para logo enfrentar Veneno, um dos mais perigosos lacaios do Terror Negro.
Com desenhos de Rich Buckler e argumento de Don McGregor, esta é a ultima história deste segundo numero de Superaventuras Marvel.


A dinâmica de aventuras e de arte começava a ser um marco importante neste título que marcou tantas gerações de leitores em Portugal.
Vou explorar os outro números de Superaventuras Marvel em breve e trazer mais boas memórias.

Sem comentários: