sexta-feira, 19 de abril de 2019

Publicações Lendárias - Spawn #1...

A minha paixão por esta personagem vem desde o início.
O Spawn sempre foi, pelo menos para mim, um título de luxo. Aquele comic americano que desejava receber sempre em primeiro lugar e ler em primeiro lugar.
No entanto, quando o herói surgiu nos anos 90, sempre o associei a uma revista que nem todos podiam ter, principalmente porque eram poucos aqueles que tinham acesso a tamanho tesouro.
Hoje qualquer coleccionador pode ter em sua casa um desejado número desta saga de quase 300 edições, mesmo que seja apenas em formato digital.


Spawn chega às bancas no dia 1 de junho de 1992, marcando assim a história dos comics e dando inicio a uma nova editora. A Image Comics, fundada originalmente por Todd McFarlane, Erik Larsen, Jim Lee, Rob Liefeld, Whilce Portacio, Mark Silvestri e Jim Valentino vem fazer tremer as todas as outras editoras de comics. Estes artistas dão inicio a uma autêntica revolução nos comics, tanto a nível artístico como a nível literário.
Spawn é um dos títulos que surge como uma lufada de ar fresco, vinda directamente do Inferno e com um tipo de arte e dinâmica narrativa que ainda hoje é muito própria e incomparável.


O primeiro número vem dedicado a Jack Kirby e tem argumento e arte de Todd McFarlane.
Todd, conhecido por ter dado dinâmica e nova vida a Spider-Man, vem mostrar o seu novo herói, ou anti-herói, que é uma espécie de criação do Inferno. Um herói dramático, quase Shakespeariano que é um cavaleiro do mal e ao mesmo tempo um sofredor sem paralelo. 


Spawn aparece neste primeiro número como uma criatura perdida e sem rumo.
A confusão instala-se nas ruas quando alguém anda a colher corações humanos...é neste ambiente de terror e desconfiança que surge uma criatura vinda do nada. A sua mente confusa recorda um acordo, uma pacto com a dor, assinada em sangue com um demónio para regressar aos braços da sua amada esposa, cinco anos após a sua morte...


É sobre esta ideia que surge o até então impossível. Vinhetas que dançam nas páginas, que se alinham e que furam as convenções da prancha e com uma arte e uma nova maneira de contar histórias. Detalhes do outro mundo e cores que ainda hoje deslumbram qualquer um que folheie este primeiro número.
O herói de uniforme estranho e cheio de simbolismo, aparece nos locais mais obscuros e com a sua capa de proporções infinitas, correntes sem fim e com vida própria, parecendo obedecer a todos os seus desejos, vem marcar território onde outros outrora se julgavam soberanos.


O questão fica no ar neste primeiro número...O que é o Spawn?
Este continua a ser um dos meus títulos preferidos e uma das minhas mais preciosas colecções pois ao longo de todos estes anos sempre fui um fiel coleccionador de Spawn e tenho todos os números tendo acompanhado toda a saga deste personagem dramático.


Spawn é um grande título, tenho pena que continue a ser um dos grandes desconhecidos da maior parte dos fãs de Banda Desenhada, pelo menos por cá nunca se publicou grande coisa além de um par de números que depressa caíram no esquecimento.
Este é mais um título que vou tentar ir apresentando por aqui nesta rubrica de Publicações Lendárias tentando também explicar o percurso da personagem e as voltas e reviravoltas que sofreu ao longo dos anos.

1 comentário:

Optimus Primal disse...

Realmente aqui durou pouco 12 números na Abril/cj que comprei 5 ou 6 e desisti como quase tudo na época 90 Image e que a Devir editou em 2 tpbs.Mas entendo a importância que tiverem a nível de desenho e runs para tbb que ate hoje influencia Marvel e Dc,conteúdo não tinham muito,mas tinham boa imagem.