sábado, 12 de janeiro de 2019

Leituras do Best...Batman: O Príncipe Encantado das Trevas Vol. 1 e 2...

Quando o mundo editorial da banda desenha entope o mercado com Batman e mais Batman, existe sempre uma ou duas publicações que nos surpreendem.
Este ano que passou ficou marcado por muitas publicações do Cavaleiro de Gotham e com rumores de publicações que deram que falar e que ainda vou tentar trazer para análise.

Este ano de 2018 marcou com estes dois volumes espectaculares da autoria de Enrico Marini, um Suíço com nacionalidade Italiana que tem um talento que só mesmo folheando estes volumes nos vamos aperceber da dinâmica e da história que trouxe para a personagem.
No fundo posso chegar à conclusão de que não existe um autor que não queira desenhar ou escrever sobre o Batman. Enrico Marini faz as duas coisas com uma mestria e um estilo de meter inveja aos maiores autores americanos.


O Príncipe Encantado das Trevas é uma obra de arte.
O formato europeu ajuda a contar uma história que, apesar de simples, deixa algumas questões no ar e enrola-se em suspense durante toda a narrativa.
Marini usa personagens comuns e batidas como o Joker e a Harley Quinn para conceber uma conto policial que vai exigir de Batman toda a sua inteligência e dotes de detective.

Joker rapta uma menina com a clara intenção de atrair Batman para uma armadilha ardilosa e mexer com a mente do herói, apelando ao mistério, à duvida e ao sentimento de responsabilidade. Esta menina é grande fã do Batman e parece ter uma relação forte com Bruce Wayne.
Com este enredo somos levados por uma aventura extraordinária com desenhos espectaculares e uma dinâmica de cortar o fôlego constantemente.
A história está ainda recheada de personagens cómicas e momentos hilariantes protagonizados por Joker, Harley e o seu bando de palhaços degenerados.


As cores variam entre tons terra e aprofundam o aspecto negro e austero de Gotham City e do ambiente onde se passa a acção. Marini deixou de lado todas as técnicas digitais e passou a ilustrar tudo à moda antiga com lápis, pincéis e muita tinta, aplicada com mestria de um verdadeiro artista.


Os dois volumes são em capa dura, elaborados como álbum de luxo e da responsabilidade da editora Levoir. Cada volume em ainda com um pequeno Sketchbook, onde Marini expõe parte dos esboços que usou para estudar as personagens, cores e ambientes para este excelente Príncipe Encantado das Trevas.

Para saberem mais sobre esta história, só têm de adquirir estes fantásticos volumes que, por enquanto, ainda se encontram por aí à venda...

Sem comentários: