sábado, 11 de junho de 2016

Masters of the Universe Classics...Eldor...

Eldor é uma das mais obscuras personagens da série Masters of the Universe.
Obscura no sentido de ser uma personagem que nunca chegou a ser. Eldor foi um projecto que nunca saiu do papel (embora hoje em dia aparecem por aí alguns protótipos da figura de Eldor, exactamente como foram apresentados no Dealers Catalogue de 1987)


Página 155 do Dealers Catalogue de 1987 com Eldor e He-ro

Tanto Eldor e He-Ro foram figuras que nunca passaram de uma ideia até ao final primeira década de 2000 onde foram criados para a linha Masters of the Universe Classics. (2009 He-Ro e 2014 Eldor)
Até essa altura não se sabia de muito sobre a personagem que supostamente seria um mago de outros tempos e que teria vivido em Eternia durante o período conhecido como Preternia.
Até então o que se sabia desta personagem era que teria uma figura incluida na linhas Powers of Grayskull e seria o mentor de He-Ro e guardião do Book of Living Spells.


O backcard da figura consta de arquivos antigos da Mattel, onde mostra uma das poucas aparições da personagem ao lado de He-Ro e invocando um feitiço do seu livro mágico.
Eldor e He-Ro aparecem momentaneamente numa pagina da edição #5, da terceira temporada da revista Masters of the Universe de 2002 (ao fundo entre os anciãos encontra-se Eldor sentado com He-Ro de pé mais acima), onde até participa na acção que envolve Nikolas Powers, que vem a ser comnhecido mais tarde por Faceless One.

Página 8 do numero 5 da revista Masters of the Universe de 2004, Vol.3

É apenas em 2014 que Eldor chega finalmente à forma de figura de acção e à participação em duas publicações, embora sejam aparições breves.


A espera vale a pena e Eldor é uma figura espectacular e cheia dos habituais detalhes a que estamos acostumados nesta série de figuras Masters of the Universe Classics.
Na nova Biografia de Eldor ficamos então a saber que o seu nome é R´Tendril The Wise e que é um grande sábio e feiticeiro de Eternia. Quando Eldor chega a uma estranha cratera fumegante e encontra um jovem Guerreiro Cósmico que sofre de um estranho Tecno Virus e que não tem qualquer memória de quem é e de onde vem. Curando-o do seu mal numa lagoa mágica, Eldor passa inadvertidamente o infecção para o planeta inteiro. Em agradecimento a Eldor por lhe ter salvo a vida, o jovem passa a ser seu aluno e ajuda a libertar Eternia dos Snake Men. Até a sua memória voltar Eldor chama-o de Grey em honra do grande Rei de Eternia e ensina-o a usar o Bastão Magico e o Livro de Magia para derrotar o mal. Foi Eldor que mais tarde fez com que as 3 Torres desaparecessem para Sub-Ternia para esperarem pela época dos grandes reis e que o passado voltasse a entrelaçar-se com o futuro.


Eldor vem com o seu Book of Living Spells, que vem com as páginas em branco (vá se lá saber porque...).
Os detalhes nesta figura são muito bons e o capuz pode ser removido com facilidade.


A escultura da cabeça é muito boa e os detalhes dos acessórios do seu cinto muito curiosos e misteriosos.
O livro pode ser aberto, com a articulação bem pensada, compensando pouco a falta de decoração das páginas supostamente mágicas.


Para além deste Book of Living Spells, Eldor vem também com um bastão que não lhe pertence directamente mas que aparece num dos episódios da série animada original.


O Staff of the Ancients aparece nas mãos do fantasmagórico Spirit of the Ancients e é tal e qual aparece nesse episódio de He-Man and the Masters of the Universe. ("The Energy Beast", segundo episódio da segunda temporada da série da Filmation de 1987.)
Este bastão com este detalhe extraordinário vem com o Cristal de Eternia, uma jóia fabulosa e lendária de grande poder.


É mais um acessório Filmation, como outros que já saíram com outras figuras e que fazem destes acessórios algo de mais valioso para os fãs do que as próprias figuras.


No geral, Eldor é uma excelente figura e um óptimo acrescento à mitologia de MOTU.
A personagem aparece ainda em um dos mini comics mais recentes, Powers of Grayskull - The First Ultimate Battle Ground.

Duas vinhetas do mini comic Masters of the Universe: Powers of Grayskull #2 - The First Ultimate Battleground


Sem comentários: