quinta-feira, 29 de novembro de 2007

PVC - VR Troopers egg figures...

Um dos grandes pesadelos de um coleccionador é não saber de onde vem um objecto ou uma colecção.
Por vezes uma das coisas que mais custa é ter colecções incompletas.
É este o caso.
Esta colecção de figuras foi-me oferecida por um amigo da Lisbon Toy Broker Store que sabia apenas que eram personagens de uma série televisiva que tinha alguma coisa a ver com os Power Rangers.
Quando uma situação destas acontece é sempre dificil descobrir o resto da história. Por isso, depois de muito investigar, descobri que as figuras são de 1996 e foram fabricadas com a marca Saban.
Pelo seu tamanho, 3 a 4 cm de altura, deviam ser vendidas em ovos de plástico ou de chocolate, facto que não consegui confirmar. Acontece que todas as figuras têm um nome gravado e a partir de um desses nomes descobri que são figuras de personagens dos VR Troopers.
Esta série de televisão esteve no ar de 1994 a 1996 e foi produzida pela Saban.
No que diz respeito a mais informações e à quantidade de figuras desta colecção não consegui saber mais nada...no entanto se alguém souber de mais alguma coisa, peço o favor de me informar a fim de poder completar este artigo.
As figuras que consegui são personagens da série, nomeadamente Tankotron, Decimator, Ryan Steele, IceBot, Grimlord, Jeb, Air Striker, Skug, JB Reese, Kaitilin Star e General Ivar.
Não sei quantas me faltam e estou a contar com a boa vontade dos meus leitores para conseguir desvendar este mistério...
Ficam as fotos:

5 comentários:

Mário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Mata disse...

Muito obrigado Mario.
Fico-te a dever um copo um dia destes pela informação.
Se no entanto estiveres disposto a trocar as figuras que tens desta colecção podes crer que estou interessado nelas.
Se as encontrares diz qualquer coisa.

Um abraço.

Anónimo disse...

VR TROOPERS não é mais que a adaptação americana das séries Metal Hero (Heróis com armadura metálica) da Toei, das quais faz parte METALDER, como foi intitulada originalmente no Japão em 1987, e que foi exibida no Brasil nos anos 90 (possivelmente por isso essas figuras terem chegado a Portugal). Foram as séries METAL HERO ( Spielvan, Space Sheriff Gavan) que deram origem a grandes sucessos nossos conhecidos como ROBOCOP.
METALDER é uma das primeiras séries TOKUSATSU, género de fazer cinema que recorria pela primeira vez a efeitos especiais, a ser adaptada nos EUA mas recorrendo obviamente a novos actores, efeitos especiais e rebatizando até os nomes das personagens, eis alguns exemplos:

Hideki Kondo/Metalder - Ryan Steel
Satoru Kinta --------- J.B. Reese
Maya Aoki ----------- Kaitlin Star
Springer -- Zeb (the robot talking dog)
Emperor Neroz ----- Grimlord
Top Gunder -------- Dark Heart
Gaisei Kurug - Cmt. Arthur/ Decimator (chefe da unidade Mekanoid)

A adaptação americana de METALDER foi produzida pela SABAN ENTERTAINMENT entretanto comprada pela DISNEY e que foi tambêm a empresa que produziu POWER RANGERS que não é mais que adaptação da série SENTAI e SUPER SENTAI japonesas.
Essas figuras parecem fazer parte do merchandazing que a Saban Entertainment disponibilizou a alguma companhia de gashapons fabricada para promoção dos rebatizados VR TROOPERS, apesar da série e da linha de brinquedos da Kenner/Hasbro terem tido aparentemente prejuizo com esta série em 1994 (curiosamente da série Kenner nunca foi comercializado Grimlord nem Zeb, só se conhecem os prótotipos). Em 1996, ano que diz estar marcado nessas figuras, tambêm a McDonalds lançou uma colecção Happy Meal relacionada com VR Troopers (medalhão, kaleidoscópio etc.)
Seguindo a lógica dos brinquedos que existem da Kenner mas principalmente da Bandai, que entre outros fabricou uma colecção de trading figures de 24 personagens, poderão faltar várias figuras como Kaitlin Star, J.B. Reese, Dark Heart e Skug.
Espero que alguma destas informações o ajude a descobrir a história dessas figuras e as figuras em falta, e não se esqueça do lema da Grande Leiloeira “procurar é metade da diversão”.

Cumprimentos

Marcelo Carvalho

Nuno Mata disse...

Olá Marcelo...
A tua informação é um excelente complemento para este blog. Obrigado pela informação.

Um Abraço

Nuno Mata

Carlos disse...

Já tive em tempos a última figura que aparece nas fotos, mas o meu cão roeu-o.