domingo, 29 de janeiro de 2023

PVC - Zezitos Rádio Comercial...



Quando um programa de rádio se torna num sucesso incomensurável, o resultado só poderia ser este...
merchandise e mais merchandise.
Este é um fenómeno natural e essencial à vida de qualquer fenómeno de fama que esteja acessível a todos.
Já tinha acontecido antes, com uma pequena colecção de figurinhas de PVC, fabricadas pela Maia+Borges portuguesa, em 2012 e referentes ao programa Caderneta de Cromos de Nuno Markl e que foi um sucesso grande entre coleccionadores.


Desta vez, as Manhãs da Comercial transformam-se em algo mais e abrangem outros membros da equipa, com design diferente e mesmo assim cheios de personalidade e contemporaneidade. 
A equipa, destaca-se mais uma vez, numa colecção de "Zezitos", desta vez feita em Vinil e com muito bons detalhes e caricaturados com um design refrescante e carregado de humor.

São cinco figurinhas numeradas, representando os locutores/atores/radialistas deste programa diário e que vêm numas caixas personalizadas, elas próprias objectos de colecção.
Criados por Nuno Markl, César Vieira e Nuno Carvalho e tendo como embaixador o próprio Markl, a marca aparece em 2019 prometendo um conjunto de personagens e demais Merchandise.
O conceito será continuar com estas figurinhas e ir representando grandes figuras portuguesas de diversos meios da música à TV, tendo em conta que este é um país de Zés!

Zezita Fernandes #1


Zezito Palmeirim #2

Zezito Markl #3

Zezito Ribeiro

Zezita Teixeira

Cada figura representa um dos principais intervenientes do Programa das Manhãs, apresentando ainda as principais características de cada um.
Só consegui encontrar estas figurinhas recentemente e desde 2019 nenhuma outra personagem ou colecção foi acrescentada à coleção de Zezitos.


As figuras foram feitas em Portugal pela Superplay e estão, de momento, esgotadas no site dos Zezitos.
Para além destas figuras foram feitas Canecas, T-Shirts e Porta-Chaves também disponíveis no site.
Parte do lucro de vendas destas figurinhas reverteu a favor da Casa do Artista.
Penso que seria uma colecção épica a acontecer e a serem representadas mais figuras públicas portuguesas. 
Até agora não existe qualquer informação sobre a continuidades desta colecção que parece ter acabado por aqui!