quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Masters of the Universe Classics - Filmation Man-at-Arms...

As figuras Club Grayskull são, hoje em dia, o orgulho de quem as tem nas prateleiras. 
Esta figuras da colecção Masters of the Universe Classics são das mais perfeitas e aproximadas em Design e semelhança às personagens da série de animação original dos anos 80 produzida pela Filmation.


Das poucas figuras que saíram (poucas em relação à vasta colecção que é Masters of the Universe Classics) existem personagens icónicas e tão familiares que serão sempre veneradas por todos os coleccionadores destas linhas de figuras de acção.
Man-At-Arms é uma das personagens originais da série e uma das primeiras personagens que apareceram na linha desde o início em 1983, aquando do lançamento no mercado das primeira 6 figuras de acção, que estavam presentes nas primeiras 4 histórias dos mini comics que vinham com as próprias figuras.


Ao longo dos anos o Man-At-Arms teve muitas aventuras ao lado de He-Man de Teela e de outros Masters of the Universe. Em histórias ilustradas, áudio, banda desenhada diversa e séries de animação que confirmam a sua identidade e os seus diversos talentos, poderá passar algo um pouco despercebido. Se olharmos bem para a personagem, vemos um soldado, um guerreiro pronto para tudo com uma armadura estranhamente familiar e que usa uma Maça como arma de eleição.
O que poucos sabem é que o design desta personagem foi inspirado nos equipamentos dos antigos gladiadores romanos e mesmo os pedaços de armadura no braço e nas pernas são em tudo semelhantes aos equipamentos dos jogadores romanos.
Isto vem provar-se em algumas histórias que classificam o Man-At-Arms como um dos maiores peritos em artes de guerra e técnicas de combate corpo a corpo. Mas não é só, nos episódios Filmation, Duncan é o Man-At-Arms do reino de Eternos, um título de honra que o marca como capitão supremo dos exércitos do Rei Randor e estratega principal.
Aqui Duncan é também um inventor engenhoso, sempre a pensar em qualquer coisa útil para ajudar as povo de Eternia e para combater as forças do mal. 
Este engenho é aclamado em todas as histórias espalhadas pelo mundo nos seus diversos formatos.


A figura desta subcolecção intitulada Club Grayskull de Masters of the Universe Classics é a representação mais perfeita de Man-At-Arms até à data deste artigo.
Este é o personagem que aprendemos a gostar e a reconhecer como um dos que sabe o segredo de Adam. Este é o Duncan das histórias de acção que davam na televisão nos anos 80 e que nos tiravam da rua para nos juntarmos no sofá lá de casa, por vezes eramos mais de 7 miúdos sentados de todas as maneiras possíveis, para ver mais um episódio antes de voltarmos novamente para a rua até à hora do jantar.


Man-At-Arms vem com detalhes suavizados, como é de esperar nas figuras desta linha Filmation.
A escultura é excelente e a face é uma transfiguração exacta do Duncan que conhecemos da animação original.


A figura vem com a sua Maça, e com o Stasis Ray, objecto que é inventado por Duncan e que serve para paralisar qualquer coisa.
O Stasis Ray aparece pela primeira vez no episódio "The Dragon Invasion" e aparece mais tarde como Freeze Ray Canon no episódio "Return of the Gryphon".


Para completar a exclusividade e originalidade da figura é incluído um raio que se pode encaixar no pulso da armadura da figura imitando as rajadas energéticas que a personagem dispara no genérico da série.
Este é o acessório perfeito para este Man-At-Arms e um complemento fantástico.


Como tinha referido acima, esta é uma das figuras principais desta colecção e esteve à venda em Maio de 2017 e não creio que seja muito fácil de encontrar a preços decentes.
É uma figura que pertence ao Club Grayskull e foi produzida pela Super 7 dando continuidade à linha Masters of the Universe Classics.

Sem comentários: