terça-feira, 1 de junho de 2021

Leituras do Best - The Toys of He-Man and the Masters of the Universe...

Estamos perante algo de extraordinário.
Depois de anos a sonhar com um catalogo que reunisse todas as figuras de Masters of the Universe que saíram nos diversos formatos e séries, eis que nos chega um dos volumes mais importantes de sempre.


The Toys of He-Man and the Masters of the Universe é um volume de peso.
Concebido por Dan (Pixel Dan) Eardley, influente coleccionador e reviewer americano de brinquedos e figuras de acção e contando com a ajuda de colecionadores e estudiosos do tema de todo o mundo, este é um volume constituído por mais de 700 páginas, em capa dura e recheado com fotografias, opiniões, entrevistas, arquivos e outras surpresas que vão deixar todos os coleccionadores de Masters of the Universe literalmente de boca aberta.


Ao longo de sete longos capítulos vamos poder ver todas as figuras de Masters of the Universe das principais linhas que andaram no mercado, incluindo ainda as linhas de She-Ra, Princess of Power, com fotos de tudo. Caixas de veículos, blisters, figuras em diversas poses e muito mais.
Como não podia deixar de ser, tudo começa pelas linhas originais de 1982 onde figuram todas as figuras, veículos, playsets e acessórios destas primeiras e míticas séries que se estenderam até 1986.
Os primeiros 2 capítulos apresentam as diversas séries de He-Man and the Masters of the Universe assim como as de She-Ra, Princess of Power e trazem mesmo tudo!



Olhar para playsets como o Eternia, figuras lendárias e desejadas como o Laser Power He-Man ou mesmo acessórios como as Power Tools e outros veículos e personagens quase impossíveis de ver agora nos mercados é qualquer coisa de extraordinário e o sonho de muitos coleccionadores tornado realidade.


O capítulo 3 vem mostrar o que se fez a partir de 1989 com a linha New Adventures of He-Man. Esta nova abordagem ao mito de He-Man trás um novo design e figuras e veículos estranhos e meio fora do normal, para quem viveu em pleno as primeiras séries de Masters of the Universe.
Este capítulo inclui ainda peças que foram lançadas oficialmente na linha como espadas, bastões e outras "armas de brinquedo" que foram produzidas pela Mattel.


O Capitulo 4 é uma breve abordagem a uma linha comemorativa que esteve no mercado no começo do novo milénio e que revisita as personagens e os designs das figuras originais dos anos 80.


O capítulo 5 leva-nos ao início do novo milénio, mais precisamente ao ano de 2002 quando surge uma nova série animada e se faz história novamente com uma linha muito detalhada, onde as figuras de acção apresentam detalhes como nunca se tinha visto até então.


Segue-se o capítulo 6 com o renascimento dos Masters of the Universe em 2008, numa linha que será para sempre a minha favorita. Figuras desenhadas à escala humana e com personagens lendárias, figuras articuladas e divididas e sub-séries que tornam esta uma das linhas com mais figuras de acção do mundo (pelo menos até à data deste artigo).
Os Masters of the Universe Classics apresentam-se aqui com todo o seu esplendor e apresentando personagens que nunca tinham sido vistas na forma de figuras de acção e com designs inovadores e atuais, assim como outras personagens que foram concebidas de propósito para integrar este novo universo renascido.


O Capítulo 7 conta uma história mais recente com uma nova linha Retro Vintage que vem recordar as figuras dos anos 80 com aspectos Filmation mas no formato e design original vintage.
Aqui apresentam-se acessórios e figuras inéditas assim como grandes ideias e personagens retiradas directamente dos episódios Filmation e não só.


Tudo isto regado com artigos sobre variantes, entrevistas inéditas a grandes intervenientes e criadores, mistérios e muito, muito mais.
Cada artigo apresentado vem com uma descrição que explica a fotografia apresentada com curiosidades, modo de funcionamento, quando este é relevante, assim como outras informações importantíssimas para um guia deste calibre.


Este é um livro para consultar em busca daquele acessório ou daquela figura que que não temos bem a certeza que existe ou em que cor ou mesmo a quem pertence. Este é um livro feito por coleccionadores para coleccionadores.
Como tinha referido são 751 páginas cheias de muito, de quase tudo e do principal que Masters of the Universe, enquanto linha de brinquedos, tem para oferecer.
Ficam a faltar as imensas variantes vintage, merchandise infinita e talvez mais qualquer coisa mas no essencial, está cá tudo.
Tenho no entanto a apresentar um pequeno/grande defeito que este livro tem.
Enquanto livro técnico para coleccionadores, apresenta um erro que é, a meu ver uma solução que ou não foi vista ou foi propositadamente efetuada para dar dinâmica às fotos e à maneira como certas personagens se apresentavam na página.
Existem figuras representadas, como o Moss Man, a Sorceress e mais meia dúzia delas que se encontram invertidas, ou seja, as imagens apresentadas estão em "espelho", induzindo em erro os coleccionadores mais novos que ficam assim com a ideia que os braços estão na posição errada e que a mão que segura o acessório é a esquerda e não a direita.
Talvez esteja a ser demasiado picuinhas mas, como coleccionador tive de referir este facto que para mim é um erro.
Por vezes, para uma foto ficar bem na página podem cometer-se erros que mais tarde podem ser no  mínimo chatos e que podem desiludir alguns coleccionadores mais "puristas".


No entanto este é um volume a ter muito em conta.
Existem livros sobre figuras de acção mas ou são raros ou praticamente impossíveis de encontrar.
Este será um livro raro e precioso muito em breve e conto com mais um volume muito em breve, com figuras de outras linhas e marcas que não foram apresentadas aqui, assim como com outros artigos sobre Masters of the Universe que são dignos de nota até porque já circulam por aí linhas novas que vão, com toda a certeza, ter direito aos seus próprios volumes.

Esta é uma edição Dark Horse de 2021, com 751 páginas em capa dura totalmente ilustradas.

2 comentários:

David Martins disse...

Que espectáculo!

Ulisses 31 disse...

Muito bom