sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Nave Espacial 2002...

Os idos anos 80 foram qualquer coisa de fabuloso em quase todos os níveis.
Esta década é considerado por muito como um tempo maravilhoso de grande desenvolvimento cultural e como não podia deixar de ser, para as crianças que como eu viveram todos esses anos mágicos, foram de extrema importância.
Não só pela nostalgia mas porque tínhamos a sensação que estava a acontecer tudo ao mesmo tempo.
Existiam filmes, musicas, livros, jogos, brinquedos, séries de animação, séries de televisão, novelas, concursos e mais um enorme conjunto de eventos e acontecimentos culturais que nasciam a cada minuto das nossas vidas que eram livre de preconceitos, de perigos e completamente inocentes e aventurosos.

Durante essa década houveram muitas coisas que nos marcaram para sempre.
Aquele filme que até hoje é o nosso favorito. Aquela música que marcou um acontecimento ou uma primeira paixão ou aquele livro que nos fez compreender o verdadeiro sentido da honra e da coragem. Falo por mim e por muitos que viveram naquela época de maravilhas. Claro que não foram só aqueles anos que marcaram vidas e cada um sente os acontecimentos à sua volta da mesma maneira que qualquer um que tenha ou não passado por essa década mágica.

Algumas das coisas que trouxe na memória, como coleccionador, foram mesmo os brinquedos que tive e que por vezes só os recordo depois de os ver algures. 
O que aconteceu com esta Nave Espacial 2002 foi isso mesmo.
Recentemente, deambulando "na caçada" por coisas novas ou velhas, encontrei um modelo destas naves que me fez tremer. Quantas horas estive com este modelo em imaginadas travessias de galáxias infinitas que atravessavam o quintal, as hortas, as árvores e os campos da quinta onde cresci? Na minha memória foram horas infinitas.


Esta pequena nave de plástico colorido não pertence a nenhuma série de animação. Não pertence a nenhum filme de ficção cientifica e qualquer parecença é mera coincidência.
Que eu saiba existem dois modelos destas naves que tentarei apresentar aqui e que se intitulam apenas Nave Espacial 2002.
Sei que tive uma nave destas nos finais dos anos 80 e que estes nome e principalmente o facto de ser de 2002 era qualquer coisa de fabuloso pois nestes anos, o ano 2000 apresentava-se como algo de exótico e muito futurista.


Esta nave é articulada nas asas e podia ser encontrada em várias cores diferentes, embora sempre com o mesmo modelo. Uma das particularidades era a parte da frente poder ser disparada a toda a velocidade do corpo principal da Nave, acionando um pequeno botão na parte de cima que solta uma mola e faz esta peça voar para longe.


Os detalhes são simples mas suficientes e é uma nave muito bem construída, sólida e tem até umas pequenas rodas metálicas na base.
Estas naves estiveram à venda em Portugal e eram distribuídas e não sei se fabricadas pela extinta Disvenda.


Existem outras versões iguais e com diversos cores fabricadas na China e que ainda vão aparecendo aqui. Encontrar estas maravilhas ainda na caixa original foi uma grande oportunidade e prometo falar do outro modelo em breve. A nostalgia é enorme.

Sem comentários: