terça-feira, 24 de novembro de 2020

Leituras do Best - Alice 25 anos (edição especial exclusiva limitada a 150 exemplares)

25 anos de Alice!!
É incrível mas já passaram 25 anos desde que vi o interessante cartaz do FIBDA em 1995 e me perguntei quem era a menina desnuda que ali se inclinava. Que autor estrangeiro teriam eles convidado agora para fazer o cartaz?
Espanto total...era o Luís Louro e a sua nova personagem, o seu novo livro!
Foi aqui que me apaixonei pela Alice. Folhear o livro foi uma surpresa e a ousadia do desenho, da história, do sonho, fez com que me sentisse ao lado desta personagem e a paixão foi imediata.


Agora o Luís, que entretanto se tornou um amigo, junta-se à Ala dos Livros e avança para uma merecida edição comemorativa dos 25 anos do lendário Alice. 
Esta edição em particular é um especial dos 25 anos é de tiragem limitada a 150 exemplares com tantas surpresas que fiquei literalmente sem folego com a mestria de edição da Ala dos Livros e com as ideias desta edição que seria impossível não ter adquirido.
É uma edição de Luxo que vem com dois livros e algumas surpresas à mistura nas duas edições.

Os livros vêm "armazenados" numa manga com ilustração nas duas faces da Alice e que é tão especial como as próprias edições, mostrando de um lado uma Alice nua com uns peixes estrategicamente posicionados em frente aos seus peitos e do outro lado vem com a mesma ilustração mas com menos peixes mostrando a Alice com todos os seus atributos. Acredito que estas imagens tenham sido um pedido dos fãs e uma enorme vontade do autor em mostrar esta versão ousada sem peixinhos.


Os livros são duas edições da mesma história. 
Uma edição normal com a história e pouco mais e uma edição especial com capa especial e cheio de extras saborosos para os coleccionadores de BD e para os fãs do trabalho do Luís.


A edição extra vem com sobrecapa a proteger a verdadeira capa que mostra letras a prateado sobre um azul "Alice" que é presença constante no "País das Maravilhas" da personagem.
O álbum começa com as respostas a um desafio feito pelo autor alguns meses antes nas redes sociais onde foram feitas 25 perguntas relativas à história, edição e sentimentos do autor em relação à sua obra. Fiquei contente da minha pergunta ter sido publicada neste álbum comemorativo.


Continuamos com um curioso Sketchbook com fotos e desenhos e pedaços de ideias e argumentos distribuídos de forma equilibrada com comentários do autor.
Ainda antes da história somo brindados com um poster desdobrável e quatro partes que é nada mais do que a capa da primeira edição em todo o seu esplendor artístico.


A história começa logo a seguir e leva-nos para Lisboa, a Lisboa dos anos 90, a Lisboa crua e a cidade das maravilhas para Alice que é uma mulher da noite e que ganha a vida a ser mulher, explorada cruelmente e onde encontra escape nos seus sonhos, no seu mundo encantado e maravilhoso, diferente de tudo o que tínhamos visto até hoje.


Como se não fosse suficiente, no final desta edição somo ainda brindados por mais uma surpresa do autor. Nada mais do que um belo envelope certificado que contem um dos fotolitos originais que, em 1995 deu origem à primeira edição do Alice, acompanhado de uma reprodução da respetiva página.
Opto por mostrar também o segundo livro que vem com esta edição especial e que irá estar nas livrarias em breve.


Esta minha edição é a número 56 de 150 exemplares e vem autografada com desenho no álbum comemorativo com carimbo branco da editora e o segundo álbum vem também numerado e apenas autografado pelo autor. As duas edições são de alto luxo e de uma qualidade sem precedentes que recomendo a todos os fãs de BD nacional, internacional e a todos aqueles que seguem desde o início o trabalho do Luís Louro.


Esta é uma edição de tiragem muito limitada mas tenho a certeza que poderão adquirir outras versões no site da Ala do Livros em:


Poderia ter escrito muito mais sobre esta edição especial dos 25 anos de Alice e até sobre o Luís mas acho que o melhor é mesmo ler, folhear e desfrutar de um álbum sem tempo, de uma das maiores histórias de sempre em bom português
Ainda não leram? 
Pois não sabem o que perdem!!

Sem comentários: