quarta-feira, 20 de maio de 2020

Masters of the Universe - Le Defí de Musclor...

Não me recordo, em tempo algum da minha longa infância, de ter visto jogos de Masters of the Universe à venda nas lojas. posso estar enganado e realmente apareceram e ainda me são desconhecidos em língua portuguesa.
Felizmente tenho tido a sorte de conseguir alguns dos jogos mais icónicos e belos de Masters of the Universe.
O jogo que mostro aqui hoje é de origem francesa e chama-se "Le Defí de Musclor" e é um jogo fácil e que pode ser jogado até 4 jogadores.


"He-Man e os heróis do bem devem procurar armas, atravessar um abismo, superar testes, alcansar Skeletor, enfrentá-lo e vencê-lo!"


É um jogo de tabuleiro para montar e que vem com um dos cenários mais belos que já vi em jogos deste géneros em termos de escala e arte.
Sendo assim o jogo é montado em 3 partes.
A própria caixa faz parte do cenário sendo a base, interior e suporte das paredes do Castelo de Grayskull.
As paredes da Fortaleza desdobram-se e encaixam-se nas frinchas da caixa e erguem-se para esconder os labirintos que os heróis terão de percorrer para encontrar e tentar derrotar o vilão invasor.


Os campos em frente ao castelo são um tabuleiro plano de caminhos e respectivo abismo que tem se ser percorrido e que esconde armas, armadilhas, veículos e muitos perigos.


O jogo é suportado por pequenas fichas disfarçadas de pedras que podem ser dispostas aleatoriamente nos campos ermos e por cartas de acção que são destinadas a ser usadas assim que se entra no castelo.


Pelo caminho os heróis, He-Man, Man-At-Arms, Teela e Stratos, que funcionam como peões, vão enfrentar as armadilhas e os vilões Beast Man e Mer-Man que vão estar no caminho para tentar impedir a entrada no castelo.

 

Uma vez transposto o abismo, o herói ou heróis no seu interior vão enfrentar mais um conjunto de seres e armadilhas antes de poderem alcançar a sala de trono onde Skeletor aguarda com alguns truques na manga para se manter onde está.
Todos estes passos são executados com o auxilio de dois dados, como não podia deixar de ser.


Todos os passos e regras estão explicadas num manual devidamente ilustrado e de fácil compreensão...mesmo em francês.
Este é um jogo exclusivo francês e que não existe em mais línguas, pelo mesmo que eu saiba.


 Este jogo é produzido pela Jeux Nathan S.A. e data de 1985 tendo sido criado por um tal de Dan Glime.
Não tenho qualquer informação sobre quem foi o responsável pela arte deste jogo mas é um dos pontos altos deste jogo, a maneira como é usada a perspectiva nos tabuleiros, que serve para dinamizar o jogo de alguém que o olha de cima.
Não é um jogo difícil de encontrar e é uma aventura que encaixa perfeitamente no desenrolar das aventuras de Masters of the Universe.
Le Defí de Musclor é um jogo quase perfeito e que se joga facilmente.
Perfeito seria se as figuras fossem em plástico e apresentassem todos os "tokens" como peças em 3D. Mas não deixa de ser um jogo visualmente apelativo e cheio de grandes detalhes e desafios.


3 comentários:

mb disse...

Olá, ainda se lembra das espadas da Portugália?

Nuno Mata disse...

Olá, vagamente...
O que era mesmo?

mb disse...

Se faz ideia da fábrica que fabrica as espadas de plástico? A Portugália levou um grande abanão na crise de 2008 e agora não é a mesma :(

Obrigado