quarta-feira, 6 de maio de 2020

Leituras do Best – Huck…


Mark Millar.
O nome deste senhor é hoje sinónimo de histórias.
Histórias como nunca vimos. Histórias de pasmar. Histórias que fogem ao normal e que de certo vamos ver em formato cinematográfico ou televisivo muito em breve.


Em Huck, Mark Millar e Rafael Albuquerque superam-se e contam uma dessas histórias simples que no fundo esconde um desenrolar de eventos e de segredos, surpreendendo a cada virar de página e trocando as voltas ao leitor constantemente.


“Numa pequena e pacata vila da costa americana, Huck, o funcionário da bomba de gasolina local, usa em segredo os seus talentos muito especiais para fazer uma boa acção por dia. Mas quando a história dele se começa a espalhar, ele vai transformar-se na notícia principal em todo o país e receber a fama que sempre evitou. E, à medida que começar a emergir elementos do passado de Huck, ele deixa de em quem pode confiar ou não, e que vidas estão em perigo.”


Rafael Albuquerque consegue captar na perfeição o traço saloio americano e confere à personagem um ar tolo e sólido, rodeando-o das mais queridas personagens e iluminando tudo com o Sol da Califórnia. São vinhetas simples onde se sento a poeira no ar e o cheiro a óleo queimado nas roupas de Huck. É o aspecto oportunista e desmaiado de certas personagens que são retratos fieis das remotas costas americanas.


No final da história está lá a reviravolta que só ao lermos conseguimos compreender.
Huck pode ser para muitos uma históriazinha mas toca profundamente.


Esta é uma edição de 2019 da G.Floy em capa dura com 160 páginas.
Quero acreditar que ainda pode ser encontrada em qualquer livraria do país.
Vale muito a pena.



Sem comentários: