quarta-feira, 25 de março de 2020

Masters of the Universe Classics - Darius...

O que de melhor existe na colecção de figuras Masters of the Universe Classics é isto mesmo.
As personagens de que nem estávamos à espera de ver em formato de figura de acção, foram feitas de tal maneira que nos deixam literalmente de boca aberta.
No que diz respeito à personagem de Darius então é qualquer coisa de extraordinário.
Aqui os Four Horseman (equipa responsável pela escultura destas figuras MOTUC) superaram-se mais uma vez.

Para quem não conhece esta personagem, Darius pertence à Linha New Adventures of He-Man, embora nunca tenha chegado a aparecer na série de animação, nem nunca foi transformado em figura de acção, muito embora esta figura tenha vindo anunciada nos Backcards das figuras New Adventures.

Desenho da figura de Darius que vem nos Backcards de algumas figuras de New Adventures of He-Man

A razão porque esta figura nunca chegou a sair foi puramente técnica. Como se pode ver na ilustração acima, a mão de Darius devia rodar para fazer com que a sua arma rodasse. A figura chegou a ser feita mas não passou do prototipo porque o mecanismo de acção, que faria rodar o braço, não funcionava como devia e sendo assim foi rejeitada e posta de parte

Página 8 da revista He-Man Adventure #19 - Egmont Magazines 1989-1990

No entanto e para aqueles mais desatentos ou que nunca ouviram falar de Darius, esta personagem apareceu apenas nos comics ingleses, alemães e italianos. A personagem nunca apareceu nos episódio da séries de animação e nunca foi mencionado sequer na série. É nestas diversas histórias que vamos retirando a biografia de Darius. Segundo os comics, Darius é o Líder dos Galactic Defenders. É natural do planeta Krayk e em Primus sempre foi um respeitado mestre de armas, inventor e técnico. É o capitão da nave Starship Eternia e foi ele que acompanhou Icarius ao passado para trazerem de Eternia um herói que pudesse salvar o futuro. É depois de ser ferido na batalha de Fetra IV, que Darius passa a liderança da Starship Eternia para He-Man e She-Ra.


Em 2015, Junho para ser mais preciso, a Mattel põe no mercado a figura de Darius, sendo uma das figuras Collector Choice deste ano. 
Com detalhes de louvar, esta é uma das grandes figuras New Adventures of He-Man desta colecção MOTUC. Darius apresenta-se aqui como uma espécie de Man-At-Arms e guerreiro tecnológico de respeito, embora o seu aspecto que régio lembre em muito personagens como o Rei Randor ou mesmo Fisto.

Toda a figura foi pensada como um guerreiro espacial muito bem preparado e equipada para as agruras do espaço. Darius presenta-se como o guerreiro perfeito e pronto para qualquer coisa.
A figura está perfeita. A armadura em dourado escuro é fantástica e cheia de detalhes assim como todo o resto.

O capacete pode ser retirado, como acontece também com a figura de He-Man desta linha New Adventures. A escultura da cabeça é perfeita e todas as cores são equilibradas e de acordo com as apresentadas no desenho dos anos 90 que aparecia nos Backcards, como mostrei na ilustração mais acima.

Darius vem com a sua Space Mace e com um escudo dourado. São os únicos acessórios que vêm cm a figura sendo que o capacete também pode contar como acessório, sendo que é removível.


 Por incrível que pareça e tendo em conta algum "ódio" que muitos coleccionadores tem por esta linha de New Adventures of He-Man, a figura de Darius encontra-se por todo o lado a preços muito bons, pelo menos até a data deste artigo o que não quer dizer que com o passar do tempo não se torne num "clássico" imediato tendo em conte que é já uma lenda entre as figuras desta linha New Adventures pelos motivos que expliquei acima.
Este é o verdadeiro valor da colecção Masters of the Universe Classics que passa muito por nos dar figuras que nunca acharíamos possível ter nas nossas diversas colecções de MOTU.

Sem comentários: