sábado, 28 de março de 2020

Leituras do Best - She-Ra and the Princesses of Power #1 "Origin of a Hero"...

Já algum tempo que ando para falar aqui da nova série animada da She-Ra.
Para quem não sabe, ou não quer saber, a Netflix e a Dreamworks Animation Television resolve, em 2018, por no mercado televisivo uma nova série de animação da She-Ra.
A reacção dos fãs nunca foi tão controversa e acho que, como fã de Masters of the Universe e consequentemente de She-Ra, também devo dar a minha opinião sobre a série e já agora sobre este livro, que até a data saíram 3 volumes, com aventuras juvenis de She-Ra, baseadas na série de animação.

Na minha modesta opinião, esta é uma grande série de animação. Se tem a ver com a She-Ra a que estávamos habituados a ver nos anos 80, não. O que se passa aqui é exactamente o que se passou quando saiu a série de New Adventures of He-Man no início dos anos 90. Como nessa já mítica e mal compreendida série do He-Man, esta vem com uma história controversa, muito diferente da She-Ra a que estávamos familiarizados e que é seguramente uma adaptação aos novos tempos e a uma nova geração de gente jovem. No entanto a animação, os detalhes e os argumentos, para esta série são muito bons e até a música de abertura ("Warriors" interpretada por Aaliyah Rose e com composição de Sunna Wehrmeijer) é excelente e recomendo que ouçam a música na totalidade e não apenas a versão curta da abertura da série que mostro aqui em baixo.


No entanto todas as personagens estão lá, mais ou menos reformuladas e com um cunho muito pessoal e na maior parte das vezes cheia de humor. O alvo desta série são mesmo os jovens e fala de temas muito actuais como racismo, isolamento, genocídio e etc...No fundo é uma série para os tempos modernos. No momento em que estou a escrever este artigo estamos todos à espera da Temporada 5 que será também a última. Toda a série apresenta revelações passo a passo da história de Etheria e sim, esta Adora quando ergue a espada também diz By the Honor of Grayskull e até à data ainda não foi revelado quem é este Grayskull e de onde vem o nome...mistério total!
Para dar mais profundidade e apelando aos novos fãs a editora Scholastic põe no mercado aventuras ilustradas desta nova She-Ra.


Este primeiro volume é um resumo em prosa dos primeiros 3 episódios desta série de animação e não acrescentam nada à história de que já viu a série.
São 121 páginas de acção e todas as páginas são decoradas com icones em cor-de-rosa que rodeiam as páginas. Este volume vem ainda com um pequeno guia de personagens, logo no começo e com paginas ilustradas.


A adaptação é de Tracey West e as ilustrações de Amanda Schank. O livro tem 13 capítulos e cada um começa com uma ilustração em tons monocromáticos de cor-de-rosa. Penso que a decisão para estas cores foi meio precipitada, coisa que corrigiram nos volumes seguintes que mostrarei numa próxima review.
A responsável por estes volumes no mercado é a Scholastic que publicou este volume em 2019 sendo esta uma primeira edição.
O livro lê-se muito bem e é de fácil compreensão.
No entanto recomendo o visionamento da série na Netflix porque vale muito a pena, principalmente se for visto de mente aberta e sem esperar grandes revelações. As histórias têm o seu ritmo o que faz com que tenhamos sempre curiosidade em ver mais um episódio.


Sem comentários: