domingo, 19 de janeiro de 2020

Masters of the Universe Classics - Anti - He-Man...

Coleccionar Masters of the Universe.
Muitos coleccionadores que conheço hoje me perguntam se vale a pena meterem-se nisto de coleccionar MOTU. Muitas vezes porque hoje existem imensas linhas e figuras e só na colecção MOTUC existem inúmeras versões da mesma personagem. A realidade é que existem mesmo muitas versões de algumas figuras e todas com lógica, embora algumas linhas tenham exagerado nas versões e nos equipamentos que dão às principais figuras.
Estou a falar do He-Man que tem tantas versões como o próprio Skeletor.
No entanto posso desde já garantir que, para o coleccionador de Masters of the Universe, nunca temos figuras de He-Man a mais.

Anti-Eternia He-Man na caixa original

No entanto, em 2015 a Mattel propõe uma figura misteriosa que aparece e desaparece da página de vendas Matty Collector. Esta "Chase" figure torna-se rapidamente numa das mais procuradas figuras de MOTUC e intriga a maior parte dos coleccionadores por não saberem de onde vem ou por pensarem que é mais uma invenção estranha da Mattel.
No entanto o Anti Eternia He-Man é uma personagem com direitos próprios de aparecer e ter direito a uma figura de acção.

Esta personagem aparece pela primeira vez nas aventuras áudio que eram vendidas nos anos 80 na Alemanha e produzidas pela Studio Europa-Produktion.

 Capa da cassete número 11 das aventuras audio de Masters of the Universe, "Anti-Eternia"

Na edição número 3 de Giganten des Universums, revista alemã com histórias originais, publicada em 1985, vem com uma história chamada "Die Rache des Bösen" (A Vingança do Mal) onde mostra um He-Man de uma Dimensão Negativa que tem o corpo negro e o cabelo alaranjado, sendo esta a primeira ou única aproximação ao Anti He-Man em banda desenhada.

Vinheta do número 3 do comic Giganten des Universums.

O Anti-He-Man é o Master of the Universe de Anti Eternia, um mundo infernal localizado no Universo das Trevas. A contra-parte maléfica para He-Man tem pele negra e cabelo vermelho. É um ser de puro mal e nunca foi vencido em combate. Supostamente ele ergue a sua espada e invoca o poder de Hellskull. O Anti-He-Man surge quando Skeletor constrói um Conversor de Mundos e abre um portal interdimensional entre duas realidades. Em vez de se juntar a Skeletor, o Anti-He-Man expulsa o Senhor do Mal da Snake Mountain e desafia He-Man para combate. O Anti-He-Man só desaparece quando Man-At-Arms e o próprio Skeletor destroem o Conversor de Mundos.


 A figura de Motu Classics é simples, pois trata-se de um He-Man repintado. No entanto e pelo facto de ser apenas um He-Man alternativo (mais um!!) não deixa de ter uma certa magia. Esta figura esteve à venda no site Matty Collector e era uma "Chase" figure, como já referi acima. As "Chase" figures eram figuras que apareciam por breves momentos na página de vendas e desapareciam por vezes, passados uns minutos. Figuras como estas foram algumas. Recordo-me da luta que foi encontrar o Spirit of Hordak ou o Spirit of Grayskull e também este Anti-Eternia He-Man.


A figura vem com todos os detalhes de um He-Man normal, repintado de preto sendo que até a armadura e roupa são negros e vermelhos.
Este He-Man vem com uma Power Sword (na versão Alcala Power Sword), um machado e dois escudos sendo que um dos escudos é retirado da figura Castle Grayskullman e repintado para as cores de Anti-Eternia.


Penso que o melhor desta figura é a ideia de que é mesmo um He-Man maléfico. O negativo do homem mais poderoso do Universo  nesta versão é tão ou mais poderoso que o He-Man e capaz de muito mais do que Skeletor ou Hordak.
Recentemente, pelo menos até à data deste artigo, a DC Comics tem no mercado uma mini série de 6 edições intitulada He-Man and the Masters of the Multiverse onde o vilão principal é o Anti He-Man.


Não é nada fácil encontrar esta figura a preços decentes.
É um grande coleccionável e procurado por muitos coleccionadores, embora já existam algumas versões em outras colecções da Super 7 e da Loyal Subjects que, por serem o que são, ainda não as consegui para a minha colecção.


Sem comentários: