terça-feira, 17 de setembro de 2019

Comic Con Lisboa 2019...

Acabou no Domingo mais uma edição da Comic Con de Lisboa.
Tive o privilégio de participar neste festival de cultura Pop, a convite da Gfloy Studios, onde estive a colaborar nos 4 dias do Comic Con. O pavilhão incluía o Artist Alley e o Geek Market (onde estávamos inseridos!!).


Nestes 4 dias pouco vi.
Estive mais empenhado a vender livros de Banda Desenhada (afinal esta é uma Convenção de Comics, que de comics teve muito pouco, ou quase nada).
No entanto, o pouco que vi e senti na pele, espelham a desgraça que foi a Convenção este ano.
Não é apenas opinião minha e estou a falar em termos gerais.


Quando tive oportunidade de sair e olhar para o que me rodeava, principalmente nas imediações da tenda gigante onde me encontrava, o que via era um campo enorme, pintalgado de pavilhões de diversos tamanhos que prometiam diversas atracções que nada ou pouco tinham a ver com o espírito original de uma Comic Con.
Pior de tudo é o facto de estarem 30 graus de calor cá fora e os pavilhões não terem ar condicionado.
Foram 4 dias a suar constantemente das 10 horas da manhã às 10 horas da noite.


No entanto e para os efeitos deste blogue, o Geek Market e o Artist Alley foi mesmo o que mais me interessou nesta Comic Con (a minha primeira experiência da convenção em Portugal).
Como disse anteriormente fui colaborador no Stand de Banda Desenhada da Gfloy Studios e por lá aconteceu de tudo o que acho verdadeiramente importante nesta convenção.


Para além dos diversos títulos novos que oferecemos aos curiosos e frequentes leitores houve sessão de autógrafos que baste, no próprio Stand, que levou muitos a aproveitarem as diversas promoções.
Ed Brubaker foi a estrela internacional que esteve connosco e os autógrafos foram mais que muitos!!

Eu, logo depois de acabada a deco para o Ed Brubaker

Depois de um esforço da minha parte e da minha colega de Stand (Frederica Armada, you are the best!!) lá conseguimos arranjar uma dinâmica de decoração que foi mudando conforme os autores convidados para o Stand.

Frederica Armada

Ed Brubaker teve uma sessão de autógrafos muito concorrida e cheia de boa conversa onde autografou obras como Criminal, Os Meus Heróis Foram Sempre Drogados, Fade Out, Imortal Iron Fist, Velvet, entre outros...


Os autógrafos sucederam-se logo a seguir a Ed Brubaker com o português Roberto Gomes que esteve a autografar o belíssimo Mar de Aral, uma colectânea de 3 contos com argumento de José Carlos Fernandes.

Roberto Gomes preparado para uma grande sessão de autógrafos.

Nos dias seguintes tivemos ainda mais autógrafos com o Roberto e com Fábio Veras e Luís Zhang, autores do álbum Filhos do Rato.


A melhor das surpresas foi quando Roberto Gomes ganhou os três galardões da Comic Con com Melhor Álbum Nacional, Melhor Desenho e Melhor Argumento!!


O Nuno Duarte, nomeado para os galardões, juntou-se a nós e trouxe o seu trabalho mais recente, O Outro lado de Z da Kingpin Comics, para autografar e foi mesmo um mega sucesso! 


Mais tarde soubemos ainda que Fade Out de Ed Brubaker tinha ganho o galardão de Melhor Álbum Estrangeiro. A Gfloy Studios ficou orgulhosa deste facto monumental e quatro galardões num evento é um grande feito!


Preciosismos à parte do que aconteceu à minha volta na Gfloy, onde estive a trabalhar os quatro dias do festival. O Geek Market foi um enorme manancial de surpresas e do já esperado comercio de coleccionismo!
Muitas lojas de coisas boas e ainda a participação de expositores como a 501 Legion de Star Wars, O Clube Tex Portugal, a Jakenpon, A Saída de Emergência, a Hyper Toys, a Colecciona, Casa da BD, Devir, entre outros...

 


De louvar a espectacular exposição da loja Hyper Toys e o seu grande esforço por trazer peças espectaculares para mostrar ao publico coleccionador destas coisas.
A agradecer também à Tamashii Nation por ter feito uma exposição muito boa com figuras de acção de topo e pela bela ideia da estátua enorme do Son Goku.
De resto houve leite com chocolate de borla, perseguições galácticas e estátuas espalhadas por todo o lado com personagens Marvel!
Tivemos até a visita do Spider-Man (Miles Morales) ao Stand!
Cosplay como nunca tinha visto e com grande qualidade e empenho.


O Artist Alley esteve cheio de grandes nomes como Luís Louro, Ricardo Venâncio, Manuel Montenegro, Filipe Faria, Nuno Plati, João Lemos, Daniel Maia e isto só para mencionar alguns nomes nacionais pois foram muitos os autores e o tempo que tive para os ir ver foi muito pouco.


De resto, acredito que tenha sido uma boa Comic Con para muitos e muito má para outros.  Não fui ver a Millie Boby Brown e já sei que existem milhões de queixas só para este assunto. No entanto não tive tempo e a maior parte desta fotos foram feitas logo de manhã e outras mesmo depois do festival acabar.


 A organização não foi a melhor e as histórias com a Prosegur e com as saídas e entradas no recinto são mais que muitas e todas hilariantes. Impossíveis de contar aqui, são as histórias que ficam e que fazem valer a pena estes festivais. Quando nos divertimos no trabalho o tempo passa mais depressa e os resultados são extraordinários, como foi o caso!
Não sei se estarei na Comic Con no próximo ano e nem sei se voltará a ser em Lisboa. No entanto foi mais uma experiência que, apesar do calor opressivo e constante, valeu muito a pena estar estes quatro dias na Comic Con com Gfloy Studios.
Obrigado José Hartvig de Freitas pela oportunidade e amizade!

Falarei mais tarde das minhas aquisições na Comic Con que não foram muitas mas que fizeram a diferença para as minhas colecções!
No final do próximo mês estaremos (Eu e Frederica Armada) com a Dr. Kartoon no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora...passem por lá!

Sem comentários: