domingo, 7 de abril de 2019

Masters of the Universe Classics - Point Dread e Talon fighter...

Masters of the Universe Classics sempre foi uma colecção de figuras que surpreendeu os coleccionadores. Desde as mais raras personagens, àquelas que nunca foram sequer sonhadas em forma de figura pelos muitos fãs desta mítica série de brinquedos.

Para além de figuras, a intenção da Mattel foi de produzir também os playsets que apareceram nos anos 80 e que, de alguma forma, completavam as figuras.
Depois do enorme sucesso que foi o Castelo de Grayskull, que saiu em 2012, todos os coleccionadores esperavam mais, mais playsets, mais cenários e mais boas ideias.
A lógica seria que, para completar o mítico Castelo, o conjunto do Point Dread saísse pouco depois mas, tendo em conta a escala das figuras e da lendária Talon Fighter, tal seria qualquer coisa de titânico.
Caixa do conjunto Point Dread e Talon Fighter

O que aconteceu foi isso mesmo.
Em 2014 a Mattel lança no mercado dos coleccionadores a enorme Point Dread com o Talon Fighter feito à escala MOTUC e cheia de boas e surpreendentes novidades. Este conjunto veio numa caixa enorme com arte original de Rudy Obrero, um dos artistas originais que fazia a arte das caixas vintage de Masters of the Universe.
É uma belíssima caixa e que até na parte detrás vem com os típicos desenhos delineados a vermelho e que mostram outros veículos e figuras da linha MOTUC que já saíram. Uma caixa em grande estilo.

Mas o que é o Point Dread e porque tem o Talon Fighter no seu topo?
De acordo com as lendas mais antigas de Eternia, o Point Dread é um local mágico e poderoso que aparece em Eternia de 20 em 20 anos e por curtos períodos de tempo. Segundo se sabe a Goddess of Eternia, depois de uma tentativa de Skeletor de usurpar o poder da estrutura, fundiu-a com o Castelo de Grayskull, fazendo assim parte do local místico mais antigo do planeta.
Outras histórias afirmam que os construtores de Point Dread são os mesmos do Castelo de Grayskull e a estrutura é tão antiga como a fortaleza. A estrutura pode mover-se através do tempo e do espaço e que usar o Talon Fighter terá grande poder e chegar a qualquer ponto de Eternia em pouco tempo. o Point Dread aparecia em qualquer lado que fosse preciso aterrar o Talon Fighter estando assim ligados por uma espécie de elo místico.
Outras histórias se contam sobre esta fortaleza e recentemente, na continuidade das ultimas histórias de Masters of the Universe a localização deste Point Dread é nas Mystic Mountains e serviu de posto secreto para os Masters of the Universe reunirem forças para combater os invasores da Horda.


Este é um conjunto tão espectacular que ainda hoje, 5 anos depois, ainda me surpreende pela positiva.
Poin Dread é qualquer coisa de fabuloso.
Este pequeno monte fortificado vem com detalhes muito bons e, como era de esperar, não pode ser feito totalmente à escala MOTUC. Existem portas decorativas que são muito pequenas e escadas que nem o Orco conseguiria subir, mesmo a flutuar.
Toda a fortaleza é pintada de verde com o tom Grayskull e tem o poiso do Talon Fighter no topo que é pintado num tom cobre envelhecido, o que dá grande estilo à peça.


O outro lado de Point Dread, ou seja, o seu interior, vem com uma grande surpresa para os coleccionadores. O chão é feito a imitar o interior de Grayskull e tem ainda um bloco tecnológico, com computadores e ecrãs, que pode ser removido e colocado a gosto no espaço fornecido.


O Talon Fighter é uma nave gigantesca que assenta na perfeição no topo de Point Dread.
Este falcão, que no fundo tem as cores da Sorceress, é uma nave brutalmente grande. Tão grande que esta versão foi feita para levar duas figuras MOTUC em vez de apenas uma, como acontecia com a sua contra-parte vintage.
Os detalhes são mais que muitos e penso que nem todas as fotos que eu mostro aqui lhe fazem qualquer justiça de tão bom que é este veículo.


 Os detalhes são de tal maneira bem pensados que até os interiores do cockpit foram trabalhados ao pormenor de juntar escultura com autocolantes, posicionados estrategicamente, para proporcionar uma experiência visual fantástica da tecnologia de Eternia.


 Desta vez o Cockpit vem mesmo com vidro transparente e como no original, abre para cima, para podermos introduzir as figuras.
Mas as surpresas não param por aqui.
Com este playset vem também uma figura de acção que fez correr muita tinta em quase todos os meios noticiosos dos coleccionadores de brinquedos, particularmente os fieis coleccionadores desta linha.


Depois de tantos anos à espera, é uma nova figura da Teela que vem com este conjunto e apresenta-se meio terrífica.
Teela vem com um aspecto semelhante ao apresentado na série de animação da Filmation, mas existe ali qualquer coisa que não funcionou muito bem.


Os detalhes são mais suavizados, continua a ser uma figura ao estilo MOTUC mas a face desta Teela não é a mais famosa de todas. Não está parecida com a personagem da animação e existe qualquer coisa que a torna estranha e desadequada. Nestes 5 anos nunca consegui perceber o que se passou com o molde desta face, mas não correu nada bem.


De certos ângulos, a face não é assim tão má, mas de frente é meio plana demais e apresenta-se com proporções meio estranhas. A figura vem com uma espada e um escudo inspirados nos objectos usados pela personagem na série de animação da Filmation e que são excelentes acessórios.


Outra das características deste Point Dread é o facto de podermos montar a secção superior no Castelo de Grayskull. Para aqueles que nunca o viram ao vivo, este Castelo é gigantesco e com parte da Point Dread numa das torres e com o Talon Fighter montado, fica ainda mais alto.
A parte da fortaleza encaixa na perfeição na torre esquerda do Grayskull e permite outra visão do conjunto.


 Como tinha referido o Talon Fighter pode ser usado por duas figuras ao mesmo tempo e neste caso existe até uma figura, que saiu na colecção em 2012, no pack intitulado Fighting Foe Men, que é nada mais que o piloto do Point Dread. Figura que vinha representada nas pinturas das caixas originais do Talon Fighter e da qual já fiz review aqui no blogue à uns anos atrás. (Façam um search aqui no blogue e descubram mais sobre esta personagem).


 Esta Teela vem ainda com uma cabeça extra que tem um capacete de piloto para as vezes em que precisa de dar umas voltas no Talon Fighter. O Capacete tem um visor que pode ser removido e o design é semelhante ao do piloto e até ao capacete de Man-At-Arms.


Este é um enorme Playset e um dos grandes tesouros da colecção Masters of the Universe Classics.
A Teela é um extra curioso e não deixa de ser uma boa figura, embora com um ou outro defeito e uma ou outra má ideia de concepção.


Para os coleccionadores mais exigentes a Teela é só mais uma versão que poderá ou não ser uma das favoritas. No entanto é mais uma que entrará para a história da colecção MOTUC.



Conseguir este Point Dread e Talon Fighter não deve ser muito fácil neste momento mas a maior parte dos coleccionadores sabe que existem oportunidades que são para ser aproveitadas no momento e que depois será muito mais complicado encontrar, a preços decentes, um enorme playset como este!


Para verem bem a escala deste pequeno monstro aqui fica uma foto minha com a peça montada.
Uma grande maravilha MOTUC...


Sem comentários: