sábado, 8 de dezembro de 2018

Masters of the Universe Classics...Saurod...

Durante anos a figura vintage do Saurod, personagem exclusiva do filme de Masters of the Universe de 1987, foi uma das mais procuradas pelos coleccionadores. Ainda hoje é quase impossível encontrar a preços decentes uma figura completa deste Saurod vintage, principalmente porque a arma original é muito difícil de encontrar, como aliás são todos os acessórios de figuras, sejam elas quais forem.

Saurod foi uma personagem criada propositadamente para o filme por William Stout, o artista conceptual encarregue de criar o aspecto para as personagens do filme de tal maneira que foi até o responsável por desenhar as lentes de contacto para Saurod e outros personagens.

Parte da ilustração de arte conceptual de Saurod para o filme Masters of the Universe 1987

A personagem aparece em mini comics relacionados com o filme e tem uma aparição breve nos comics da Star, nessa altura a saírem sob chancela da Marvel e nos Ehapa Comics, que saíram na Alemanha, onde é apresentado como um ser reptiliano meio robot. Os poderes de Saurod variam conforme os comics e são meio contraditórios, comparado muitas vezes a Kobra Khan sendo que, as faíscas que Saurod lança provocam vários níveis de inconsciência. No filme é considerado um excelente batedor, sendo que consegue encontrar Julie Winston apenas pelo faro.
Depois da figura ser incluída na linha de figuras Masters of the Universe, juntamente com Gwildor e Blade, torna-se muito complicada de encontrar completa por causa da arma que se perde com muita facilidade.

Só em 2014 é que a Mattel põe no mercado uma nova versão de Saurod na colecção Masters of the Universe Classics. Esta versão é feita à escala e é a mais fiel representação da personagem feita até hoje. Com a figura a Mettel aprofunda a história da personagem e dá-lhe o nome de C´Ngrel Chouluth, um Klybian homem lagarto do planeta Draphos. Estava preso na Prison Starr, mas escapou numa chuva de meteoritos para Eternia. Nessa altura é recrutado por Skeletor para ajudar contra as forças invasoras de Hordak e tornando-se um inimigo natural dos Snake Men, sendo que o ADN da sua raça foi usado para criar os sinistros homens répteis de Eternia.
Existem outros detalhes da nova história da personagem mas não são relevantes para o artigo.


A figura é extraordinária. 
Como já tinha referido é um festival de detalhes, de atenção aos pormenores e uma cópia muito fiel à personagem do filme e à concepção de William Stout, sendo que existem vários detalhes que só estão presentes na ilustração e nunca apareceram ou não se vêem, no uniforme do Saurod do filme.
Como por exemplo o rabo-de-cavalo metálico que tem logo abaixo do capacete e que lhe desce pelas costas e que é visto brevemente na ilustração de Stout, que reproduzi acima.


 Este Saurod poderá até ter sido a inspiração para a personagem do Predador, sendo que apresenta semelhanças no uniforme. Mas não tenho a certeza e nem vou lançar rumores.


A personagem vem com a sua arma, que é uma representação fiel à arma do filme e que desta vez tem um coldre para ser armazenada.


Este Sauron é um favorito. Uma das poucas personagens do filme que viu o formato de figura de acção e, embora seja destruído por Skeletor logo nos primeiros momentos filme, tornou-se logo num dos mais emblemáticos personagens deste filme de culto para os grandes fãs de Masters of the Universe.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns, Nuno! Tens uma bela coleção. Gostaria de ver fotos dela. Abraço do Brasil.