domingo, 20 de maio de 2018

Turma dos Sementinhas do Jumbo...

Num ano em que as colecções dos supermercados andaram a por toda a gente louca, os supermercados Jumbo, que andaram tão silenciosos, aparecem com uma colecção que a meu ver serviu apenas para dizer que eles também tinham o poder de por uma colecção em campo.


A Turma dos Sementinhas aparece em 28 de Abril de 2017 e prolongou-se até 18 de Junho.
Esta colecção teve a parceria da Science 4 You e poderia ter sido algo de extraordinário... mas quanto a mim falhou redondamente.
No que diz respeito à pedagogia e interesse para miúdos e graúdos...penso que a ideia até era boa, mas algo falhou redondamente...(atenção que esta é apenas a minha opinião como coleccionador pois quero acreditar que nem todos têm a minha opinião e que afinal esta foi uma excelente colecção).


A Turma dos Sementinhas é então uma colecção de 60 cartas e de 6 vasos de plástico, que são também personagens onde plantamos sementes que, ao crescerem se tornam no cabelo dessas personagens.
A ideia, como disse anteriormente, até nem era má mas os vasos são num plástico amarelo e as faces das personagens são uns autocolantes que se colam nesses vasos e que na maior parte das vezes vêm mal colados, com defeitos e sem qualquer sentido.
Como seria de esperar, para um coleccionador como eu, os vasos não me interessaram nada e não adquiri nenhum. Achei o material fraco e a ideia de dar nomes a estas personagens cabeludas muito usada e sem sentido.


Imagem ilustrativa dos mini vasos Turma dos Sementinhas

Reconheço no entanto que a colecção de cartas fez muito sentido embora sinta muito a falta de uma caderneta para as armazenar. Coisa que não aconteceu nesta colecção do Jumbo e que poderia muito bem ter tornado esta colecção muito mais interessante e de interesse mais alargado. Apelaria a miúdos e a graúdos coleccionadores de cadernetas (que não são nada poucos).
As cartas têm sempre um desenho numa das faces e na outra face têm informações sobre energia, alimentação saudável, sustentabilidade e natureza.


Como não podia deixar de ser foi feita uma aplicação para registar as cartas e obter ainda mais informação, com sementinhas virtuais, mini jogos e etc... (uma perda de tempo e de recursos que poderiam ter sido encaminhados para o design e concepção de uma caderneta...lá estou eu a ser novamente inconveniente).
As cartas estão divididas em 4 temas: Sol, Água, Vento e Alimentação.
Cada carta tem também alguns pontos e é um jogo de perguntas e respostas. Ganham pontos que responder correctamente às questões e informações que existe na parte detrás de cada carta.


Para obtermos uma destas cartas e vasos teríamos de fazer 10€ em compras o que equivalia a um selo e uma carta. O selo teria de ser colado numa pequena "caderneta", que era fornecida gratuitamente nas caixas de pagamento do supermercado. A mini caderneta vem recheada de informação sobre a colecção, com duas paginas para colocar os autocolantes dos pontos e até uma biografia de cada uma das Sementinhas.


 Resta-me voltar a dizer que a ideia foi boa e que a participação da Science 4 You foi excelente. Mas acho que a colecção falhou redondamente em termos de coleccionismo. Principalmente por causa da falta de uma caderneta para armazenar as cartas...penso que uma pequena caixa já seria algo fantástico...mas nem isso.
Os vasos, embora sejam procurados por alguns entusiastas, nunca me foram atraentes embora ache que a ideia era boa e com algum potencial, mas não elaborada da maneira desleixada que foi.
Esta colecção foi uma iniciativa Jumbo e Clube Rik e Rok.

Sem comentários: