quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dino Brites...

Estamos no início dos anos 90 e depois de uma década anterior tão rica em linhas de brinquedos e ideias, esta próxima década adivinhava-se como uma continuação desses anos de ouro, que deixaram tanta gente com vontade de parar o tempo e de viver os anos 80 vezes sem conta.


Em 1991, depois do sucesso de uma linha anterior de figurinhas monocromáticas de dinossauros intitulada Dino Mites, a empresa americana Happiness Express Inc. pega nos moldes dessas figurinhas, que pertenciam à empresa Panosh Place, e volta a lançá-las no mercado, desta vem com o nome de Dino Brites (nome atribuído por causa das cores fortes destas figurinhas).


A colecção Dino Brites é constituída por 48
figurinhas de dinossauros em diferentes posições.
Estas figuras são muitas vezes confundidas com uma outra colecção de dinossauros (os dinossauros da Matutano) de que em breve postarei também um artigo.

Alguns exemplos de embalagem Dino Brites

Estas figurinhas cabem na palma da mão e vendiam-se em caixas de escolha e em caixas de exposição que vinham com a colecção completa ou ainda em blisters de 8 figurinhas.
Não é muito fácil encontrar uma colecção completa e são figurinhas que nunca vi nas lojas em Portugal, embora tenha adquirido esta colecção por cá. É frequente encontrá-los em lotes de figuras que por se desconhecer a origem não se dá qualquer importância.
Procurem-nos porque valem muito a pena. Os detalhes são muito bons e alguns até trazem pequenas curiosidades como um dos dinossauros que vem com um cavaleiro humano.
É uma excelente colecção, principalmente para os coleccionadores de monocromáticos que gostam destes pequenos tesouros jurássicos dos anos 90.

Sem comentários: