sábado, 13 de maio de 2017

Dragon Flyz - Dark Z´Neth...

Em Setembro de 1996, mais precisamente a dia 6 desse mês, estreava nas televisões americanas mais uma excelente série de animação que ficará para a história.
Não me recordo de ver estes desenhos animados em Portugal mas recordo-me perfeitamente de ver estes brinquedos à venda e também dos anúncios dos mesmos na televisão.


Os Dragon Flyz eram figuras com atributos novos e a novidade era sempre bem vinda.
Figuras que voavam pelos ares eram sempre espectaculares e deixavam a expectativa no ar, no entanto, foi o enredo referente à série de animação que mais me atraiu.

 Genérico da série animada de 1997

No Século 41, depois de um evento a que chamaram de Cataclismo, a Humanidade que restou refugiou-se nos céus e criou uma civilização em que o homem e os dragões vivem em harmonia e voam como um só.
Neste século os humanos lutam pelo controlo da Terra contra répteis e outras criaturas aladas meio demoníacas.
Os habitantes da cidade flutuante conhecida como Airlandis patrulham a terra e os céus protegendo o que resta da humanidade das garras de Mutantes como Dreadwing e os seus seguidores, dos terríveis Gremwings e dos Dramen.
Assim, S´Neth e os seus companheiros Dragonators, são os principais defensores da humanidade refugiada nas nuvens e dos poucos seres que habitam a Terra desolada e vulcânica que ficou depois do Cataclismo.

Os brinquedos não podiam ser mais espectaculares para aqueles anos.
Pequenas e leves figuras com asas em espuma e aspecto futurista embora com ar de cavaleiros medievais e que cavalgam dragões que, se puxamos a cauda, lançam as figuras a girar pelo ar num ataque aéreo como nunca se tinha visto até então numa figura de acção (pelo menos não me recordo de ver nada como isto nos anos 90, mas posso ser apenas eu que não conheço).


Este é Z´Neth o Líder dos Dragonators de Airlandis com o seu Dragão Riptor lançador.
É uma versão alternativa do herói mas não consegui descobrir porque esta figura tem o nome de Dark Z´Neth, mas penso que será uma qualquer versão amplificada ou com maiores poderes, associados directamente à cor do seu dragão, que aqui em vez de branco e prateado é vermelho.


Os detalhes da figura e do dragão são muito bons, principalmente os do Dragão que, mesmo modelado para esconder o mecanismo do lançador, tem pormenores dignos de qualquer figura dos anos 90.
Z´Nith vem com uma arma que pode ser presa num dos braços e que se assemelha a um canhão.


O dragão não tem qualquer tipo de articulação mas a figura tem 5 pontos de articulação e as asas que giram à volta da figura para a elevar nos ares.

Anuncio da linha que passou também por cá nos anos 90

A linha foi lançada pela Galoob Toys pouco depois da estreia da séria animada.
Este é o meu primeiro Dragon Flyz, que adquiri há poucos dias. 
São figuras que não são fáceis de encontrar por cá e muitas vezes, as que encontramos, têm as asas partidas ou mesmo desgastadas a tal ponto que tornam a figura irreconhecível. 
Procuro outras figuras da colecção e prometo mostrá-las aqui sempre que conseguir adquirir mais um exemplar.

Sem comentários: