sábado, 8 de outubro de 2016

New Adventures of He-Man...Bolajet...

Nos finais dos anos 80 e numa das mais frustrantes tentativas de dar nova vida a uma colecção de brinquedos que já tinha desaparecido, a Mattel resolve criar alguns dos mais bizarros veículos inspirados na nova série de animação New Adventures of He-Man.


Bolajet é um desses estranhos brinquedos com alguma graça mas com um design tão futurista que é quase um "minimalismo industrial retro-futurista prático". Não sei se poderá classificar-se alguma vez assim, mas é assim que o vejo e tenho a certeza que o que mostro aqui é suficiente para fazer valer esta classificação, na minha modesta opinião, claro!
Sendo assim, em 1989 aparece no mercado, fazendo parte da primeira onda de veículos da nova colecção de brinquedos He-Man, um veiculo monolugar com a capacidade de disparar duas bolas unidas por um fio que tinham o poder de enrolar e aprisionar figuras.
O design era arrojado e aparecia nos mini comics a ser conduzido por varias personagens heróicas mas sendo atribuído a Flipshot.


 Conduzido aqui por Kayo, este é um veiculo que deixa a figura deitada e apresentando-se como uma espécie de caça veloz e certeiro.
A bolas são accionadas por um mecanismo simples de mola que se puxa na parte de tras, onte tem também um gatilho.


 A figura fica presa por um cinto de fita elástica, como acontece com alguns veículos da colecção vintage.
Uma das características deste Bolajet é que também é uma arma de mão.
O seja, para usarmos melhor este brinquedo podemos baixar uma peça que vai servir de cabo para agarrarmos o veículo e o segurarmos melhor.

 Bolajet é divertido e um brinquedo que tenho a certeza que fez sorrir muita gente. No entanto acho que este é um brinquedo fora de época e quase demasiado futurista no aspecto, principalmente para a época em que foi lançado.
Não deixa de ser uma excelente peça de colecção.


 Felizmente tenho a caixa desta beleza retro que se apresenta em excelente estado e com um conjunto de ilustrações geniais.

Sem comentários: