sexta-feira, 25 de março de 2016

Leituras do Best...Colecção Clássicos da BD da Visão - Major Alvega...

Foi esta semana que saiu o primeiro número de uma colecção intitulada Clássicos da BD com distribuição gratuita na compra da revista Visão.
A iniciativa coincidiu exactamente com a edição do 23º aniversário da revista que apresenta também um aspecto vintage.
Com esta Visão podemos então adquirir uma edição facsimilada do número 577 da antiga revista Falcão que vem com uma aventura completa do lendário Major Alvega.


Para quem gosta de BD esta é uma boa iniciativa e uma oportunidade de relembrar os tempos em que a BD era publicada em Portugal em revistas próprias com títulos próprios. A revista falcão costumava ser muito diversa nos seus conteúdos e foi sofrendo modificações constantes ao longo dos anos em que esteve no mercado.


Com este volume podemos acompanhar uma aventura completa do Major Alvega, com desenhos espectaculares e com um jogo de Futebol à mistura.
A revista trás ainda as curiosidades que apareciam com a revista, que que lhe dá um toque mesmo vintage.
É uma revista com qualidade, a imitar o aspecto original, até mesmo no toque, mas que peca num aspecto que acho flagrante.
Não foi respeitado o formato original da revista!
Este formato é muito maior o que desrespeita o formato original da série Falcão desta época.


Para muitos isto não será grande problema mas para a maior parte dos coleccionadores e antigos leitores da Falcão, isto poderá ser estranho. Outra coisa estranha é o facto de ser o número 577. Acredito que existiam grandes aventuras do Major Alvega na Falcão mas, para uma colecção vintage não faria mais sentido facsimilarem ou números 1 de cada revista, independentemente dos heróis apresentados?
São opiniões claro e esta é a minha...que já vi que é partilhada por outros amigos leitores e bloguers.
No entanto louvo a iniciativa vendo que o mercado da BD em Portugal começa a mexer e já à muito tempo que não sei via tanta variedade no mercado.
Voltarei a falar do próximo numero assim que sair para vos dar uma opinião mais concreta e uma breve visão do que podemos contar.
Boas Leituras!

3 comentários:

David Martins disse...

Só comprei, ainda não tive tempo de ler.
E concordo que teria sido muito mais interessante os facsimili dos Nº 1 de cada revista.

Nuno Mata disse...

Obrigado pelo comentário David.
Vamos ver os próximos números!

David Martins disse...

Quero ver se consigo pelo menos os do Fantasma, Madrake e Flash Gordon :)