terça-feira, 4 de agosto de 2015

Leituras do Best...THE ART OF HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE LIMITED EDITION HC...

Este é o tesouro do momento cá em casa.
The Art of He-Man and the Masters of the Universe Limeted Edition Hard Cover é uma edição especial limitada a 4.000 cópias que anda a fazer as delícias dos coleccionadores de Masters of the Universe.
Aqui se mostra, de maneira luxuosa, a história gráfica de He-Man, dos Masters e de todo o processo de criação de uma das mais famosas marcas de brinquedos de sempre.


A edição especial é apresentada de forma luxuosa pela editora americana Dark Horse Books.
O livro de 319 páginas vem guardado numa caixa com o aspecto do Castelo de Grayskull com relevo e com uma porta levadiça que temos de abrir para podermos extrair uma segunda caixa totalmente ilustrada com o interior de Grayskull, para podermos sacar de lá o livro.


Ao abrirmos a porta deste castelo, somos surpreendidos por He-Man que segura a espada e quase conseguimos ouvir "I Have the Power!!!"
Ao retirar a segunda caixa conseguimos depois ter acesso ao livro que se esconde no seu interior.
The Art of He-Man é uma obra recheada de desenhos, esboços e informação sobre o Universo MOTU.


Por incrível que pareça é um livro sem muito para ler.
Aqui podemos ler entrevista exclusivas de criadores, designers e actores que participaram no desenvolvimento deste mito do entretenimento desde o inicio até aos dias de hoje.


Sendo assim começa com uma introdução de Alan Oppenheimer (actor encarregado da voz de Skeletor, Mer-Man, Man-At-Arms e Cringer na série animada dos anos 80!)
e leva-nos por 10 capitulos que cobrem os diferentes anos de desenvolvimento deste universo onde muitos de nós começaram a conhecer nos anos 80 quando a série começou nas televisões portuguesas.


Apesar de usar algumas das ilustrações do excelente livro lançado pela Power and Honor Foudation, podemos contar com trabalhos nunca vistos e alguns publicados em formato de livro pela primeira vez.

A maior das surpresas é mesmo a quantidade de entrevistas que podemos ler no inicio da todos os capítulos. Emiliano Santalucia, Joshua Van Pelt e James Eatock explicam a sua adoração por este universo o o objectivo da Power and Honor Foundation.
Podemos contar ainda com entrevistas a Steven Grant, autor da maior parte das histórias dos mini comics originais, Larry Houston, Ilustrador dos mini comics, Erika Scheimer, Paul Dini, Earl Norem, Gary Goddard, Dolph Lundgren, William Stout, David Wolfram, Val Staples, Eric Treadaway, Scott Neitlich, Joe Ferencz, Rob David e Gabriel de La Torre,


O volume é um conjunto de informação sobre figuras de acção de várias épocas, desenhos conceptuais das mesmas, das séries animadas e até do filme dos anos 80 e dos comics e jogos mais recentes de MOTU.


Dentro de todas as surpresas gráficas deste volume, conta-se também com um mapa desdobrável com a maior parte das figuras de Masters of the Universe Classics que saíram até à bem pouco tempo. para quem não tem o mapa que veio com o Castelo de Grayskull fica aqui a saber que figuras saíram já nesta colecção.


No final este é um volume que até mostra arte conceptual encomendada à Mattel para futuros projectos que ainda não se sabe muito bem para que servirão.
Esta edição especial vem ainda com um print de Gerald Parel, exclusivo guardado num protector especial como se fosse um tesouro de Grayskull e que mostra He-Man e outras personagens em reunião depositando armas em cima de uma mesa redonda.


Posso desde já garantir que este edição especial é feita para os coleccionadores mais exigentes e que foi pensada para ser um tesouro a adquirir. Não é uma edição barata mas posso desde já garantir que vale muito a pena.
Sei que a edição normal pode ser adquirida em algumas Fnac deste país.
Boas leituras...