quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Leituras do Best...The Power and the Honor Foundation Catalog Vol. I - The Art of Masters of the Universe Toy Design...

Sempre fui um grande adepto dos Art Books.
Um bom Art Book é como um tesouro. Normalmente é volumoso e tem pouco texto.
Apresenta-se quase sempre como um portefólio de apenas um artista ou de diversos artistas  que mostram o melhor que se pode fazer pela arte nos diversos campos.
Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia e etc...
No entanto existem alguns Art Books que vão mais além da simples categoria de "montra" de papel.
Alguns são autênticos arquivos históricos com informação preciosa para coleccionadores de todo o tipo de coisas.



Este é provavelmente um dos mais preciosos Art Books que tenho na minha colecção, não desfazendo outros livros fantásticos que apresentarei aqui, eventualmente.
Para quem não sabe, à poucos anos foi criada a Power and Honor Foundation, uma Fundação sem fins lucrativos que visa a recolha e conservação de material que tenha a ver com Masters of the Universe, assim como todas as informações referentes à história das diferentes linhas de brinquedos e séries de animação, livros, banda desenhada e etc.
Quando a fundação apareceu em 2011, este catalogo era uma oferta para quem doasse uma quantia de cerca de 45€ para ajudar nos processos de arquivo e conservação do acervo.
Acontece ainda que estes Art Books de oferta eram de tiragem limitada e depressa desapareceram do mercado.

Não sei ao certo qual foi a tiragem mas sei que quando me lembrei de doar os 45€, já tinham esgotado!
Este volume foi adquirido este ano apenas e já estava sem esperanças de o encontrar.
No Ebay é quase impossível de adquiri devido à constante procura e aos preços loucos.


Como escrevi anteriormente este volume é um arquivo histórico que apresenta informação, arte e fotografias dos primórdios da criação desta linha de brinquedos. Com testemunhos e material de Mark Taylor, Ted Mayer entre tantos outros designers, somos levados numa viagem nostálgica ao começo dos anos 80 quando a Mattel resolve criar uma linha de figuras de acção para rapazes, totalmente diferente de tudo o que até então tinha sido criado.
Esta linha de brinquedos revelou-se uma das mais famosas de sempre, ultrapassando mesmo as vendas da Barbie em certa altura.

Aqui encontramos desde desenhos inéditos de personagens que nunca foram desenvolvidas a desenhos conceptuais de playsets e veículos que conhecemos bem e que passaram por alguns processos de concepção completamente inesperados e surpreendentes.


Alguns dos conceitos são maravilhosos e tenho imensa pena de nunca os ter visto em formato "figura de acção".
A abordagem à linha de New Adventures of He-Man dos anos 90 apresenta-se como uma maravilha para os olhos numa mistura espectacular de tecnologia com fantasia.

Para além da arte e desenhos conceptuais, apresentam-nos também as primeiras ideias e protótipos para figuras, veículos e playsets.
Os autores acabam ainda por informar que os documentos, desenhos e fotos são apenas uma pequeníssima parte do que a fundação tem reunido.
Já se passaram 3 anos desde a publicação deste primeiro volume.
Todos aguardamos um volume 2 que tarde em aparecer...


Recentemente e durante a San Diego Comic Con (SDCC) a editora Dark Horse anunciou uma parceria com a Mattel e a Power and Honor Foundation para publicarem um livro que se deverá chamar Art of He-Man and the Masters of the Universe.
Cá ficaremos à espera dele ainda para este ano se for possível.
No entanto, este Art of toy design da Power and Honor Foundation é algo de espectacular, embora seja muito difícil de encontrar!!!
156 paginas de pura história e arte...


1 comentário:

David Martins disse...

Um tesouro! Que inveja :D