domingo, 12 de maio de 2013

Masters of the Universe Classics...Granamyr...

Granamyr é a maior figura da linha de Masters of the Universe Classics.
Este grande Dragão vermelho aparece primeiro nos Mini-Comics que vinham com as figuras, nomeadamente na história "Dragons Gift", onde aparece com uma cor esverdeada. Mais tarde aparece num dos episódios da série animada com uma cor vermelha sendo que foi esta a escolhida para produzir esta enorme figura.

Caixa original da figura MOTUC ilustrada por 
Rudy Obrero (ilustrador da linha vintage de MOTU)
 

Granamyr é um dos seres mais antigos e poderosos de Eternia, vivendo isolado na sua montanha, rodeado de tesouros e de sabedoria ancestral.
A sua biografia oficial conta como Granamyr, denominado de "O Sábio", é o mais antigo Dragão de Darksmoke, um reino antigo situado no hemisfério negro de Eternia. Deixou de confiar na maior parte dos homens por causa das Grandes Guerras entre homens e dragões que foram travadas nos tempos antigos. É um dos mais poderosos feiticeiros do planeta, sendo o seu poder tão grande que nem sequer Skeletor se atreve a desafia-lo. É quando Man-At-Arms se vê transformado numa estátua de vidro que Granamyr dá a He-Man uma cura, certificando-se primeiro que, para além da sua grande força, He-Man tem também uma grande compaixão e sabedoria.
Granamyr é o guardião da magia de Eternia e senhor absoluto de Darksmoke!

Publico aqui na integra a história "Dragons Gift" do mini comic original, para que fiquem com uma primeira abordagem à personagem misteriosa que é Granamyr. Esta história foi publicada em 1984 e era vendida juntamente com as figuras de Teela e de Battle Armour Skeletor. Tem ilustrações de Alfredo Alcala e argumento de Michael Halperin.

 
 













A figura vem numa caixa espetacular, com ilustração original de Rudy Obrero, que foi o ilustrador  da linha vintage dos anos 80. (Ilustrou também a caixa do Wind Raider desta colecção de MOTUC).
Toda a magia original das caixas de Masters of the Universe é devido às ilustrações espetaculares de Rudy e esta de Granamyr faz justiça ao seu talento.


 
 
A figura em si vem desmontada e temos de a montar completamente para podermos desfrutar de todo o seu tamanho.
Tem 16 pontos de articulação e foi feita para estar na posição sentada do desenho, embora seja perfeitamente possível por esta figura de pé. Tem 58 cm de altura e é a maior figura de toda a linha até à data deste artigo.



Toda a figura tem excelentes detalhes e encontra-se tão bem feita que quase esperamos que vire a cabeça a qualquer momento para nos olhar. A pintura na minha figura em particular é boa e não apresenta defeitos dignos de nota.

 
 
 
No que diz respeito à articulação, podia ser melhor mas como é uma figura para estar no seu lugar e ser admirada, não acho que uma melhor articulação fosse fazer diferença.




A expressão deste dragão é enigmática e distante, dando a personalidade certa a uma figura que fica bem com qualquer outra personagem da linha.



Deixo ainda o primeiro episódio da série de animação onde aparece Granamyr, para fazerem as vossas comparações e apreciar o trabalho feito pelos Four Horsemen nesta que é uma das mais belas figuras da linha Masters of the Universe Classics!

Sem comentários: