sexta-feira, 5 de abril de 2013

Masters of the Universe 2002...Castle Grayskull...

Como já tinha dito anteriormente na minha review do Castelo vintage e em outros artigos, o maior playset de todo o sempre é, sem sombra de dúvida o Castelo de Grayskull.
Nunca foi tornado oficial por nenhum júri ou concurso mas o que é certo é que nunca mais foi feito nada a que se parecesse com este playset, mesmo agora no tempos modernos onde tudo é possível e a imaginação é ilimitada.


Em 2002 a série de animação He-Man and the Masters of the Universe ganhou nova vida e aparece novamente na TV com 39 episódios e duas temporadas que deram novas revelações ao universo e também uma oportunidade à Mattel de por no mercado uma quantidade imensa de figuras relacionadas com o tema, assim como alguns playsets e veículos.
 A série foi cancelada em 2004 mas o legado foi imenso e a quantidade de figuras é tão grande e influente que até já deu oportunidade a algumas das personagens de serem incluídas na nova colecção de Masters of the Universe Classics.


Como era de esperar o Castelo de Grayskull foi novamente produzido para esta série de brinquedos alusivos à animação.
Embora considere o castelo vintage uma obra prima, este castelo de 2002 não fica nada atrás, muito pelo contrário, inovando como seria de esperar para um playset deste género a sair para o mercado na primeira década do novo milénio.


Vagamente inspirado no aspecto do castelo da série de 2002, este Castle Grayskull é qualquer coisa de fantástico.
Vem numa caixa profundamente ilustrada com fotografias das figuras de acção e do próprio castelo em todo o seu esplendor plástico. Todo o set vem completamente desmontado e com imensas peças para ir recolocado e encaixando com uma profundidade de detalhes enorme e uma atenção desmesurada aos pormenores mais básicos e inesperados.
Depois de montado na totalidade não pude deixar de sorrir pois este Castle Grayskull aproxima-s em muito da perfeição. Diferente do Castelo vintage, este playset pode abrir-se em 3 partes, sendo que em vez de termos apenas uma parede direita temos, desta vez, também uma pequena parede esquerda com a sua utilidade e segredos.


O canhão lazer lá está na torre esquerda assim como a bandeira. Este Castelo apresenta ainda algumas boas diferenças como a varanda na torre e entre as ameias centrais um dispositivo simples que facilita "despejo" de qualquer indesejado invasor.
O tem a capacidade de lançar dois misseis e a bandeira pode ser posta ao centro, mesmo por cima da caveira de Grayskull.
O exterior do castelo tem ainda a assinalar a porta, que tem uma forma diferente e que pode ser aberta pressionando uma pequena rocha do lado direito, a janela da torre direita que mostra uma espada dourada, algures no interior da fortaleza e uma pequena janela no fundo da torre que dá para as masmorras e que acho que é um óptimo detalhe.
Todo o castelo assenta numa base rochosa e tem uma espécie de mandíbula por baixo da porta que pode abrir-se da parte de dentro revelando uma boca dentada que abocanha qualquer um que se atreva a passar sem autorização.


O interior do deste Castelo de Grayskull é também muito bom.
Ainda não revelei que este castelo vem equipado com um sistema de som que faz com que quase tudo o que seja usado faça um som diferente e característico. A porta soa ao abrir, a bocarra faz um som de animal ao abrir, o lazer tem um botão no pavimento que, ao ser pressionado faz um som de um laser a ser disparado.
Ora, no interior podemos ver que o Castelo tem basicamente 3 níveis no corpo principal e 2 níveis nas laterais.


Como podem ver nas fotos ao centro encontra-se uma plataforma principal que tem o terrível alçapão que fica directamente por cima das masmorras. Este alçapão pode ser accionado por um pequeno botão na lateral do pavimento que o faz abrir e emitir um som de ranger. Ao fecharmos a plataforma ela emite um som de porta a fechar. Aqui neste piso do meio encontramos também uma parede com uma caveiras e tochas que ardem com luz se pressionarmos a caveira e se mantivermos a pressão por alguns segundos. Se carregarmos rapidamente ouvimos um som de trovão e o olhos da caveira do castelo, na parte da frente emitem luz ou pode emitir também o som de uma espada a ser desembainhada.
Ao lado desta parede cinzenta vemos uma outra que tem uma espécie de vitral dourado que é a sala do tesouro onde se guarda a espada dourada. Para abrir esta porta temos de accionar outro botão secreto na lateral cinzenta para esta porta abrir novamente com um som característico.

A espada dourada encontra-se num pedestal e pode ser retirada para ser usada por qualquer figura da linha de 2002. Em certas alturas pode soar um alarme ao ser retirada do seu local.

No piso debaixo encontramos então a masmorra, que pode ser montada nas paredes do castelo e uma pequena porta que tem um botão no manipulo que faz dois sons, um de arrastar de correntes e um rosnado, que faz acender duas luzes no postigo da porta, como se um monstro estivesse a espreitar por lá.

Outra característica deste andar de baixo é o computador e a sala de armas.
O computador é a pela que recebe as 3 pilhas que alimentam todos os sons desta fortaleza e que também emite sons de computador.
A sala de armas fica na parede direita do castelo e exibe uma grande diversidade de armas que servem também em qualquer figura da linha.

 Este é talvez o mais completo Castelo de Grayskull de sempre, tem algumas faltas mas tem também muito boas ideias e só por ter a capacidade de emitir sons e de se iluminar vale muito num set como este. É ligeiramente mais alto do que o castelo original e pode também fechar-se na totalidade, como uma mala, pronto a ser montado em qualquer local de aventura.

Luz dos olhos da criatura da masmorra

Luz do poder de Grayskull

Tochas a arder

Computador a funcionar

Para quem tem este castelo, nada do que falei aqui é novidade, no entanto têm de concordar de que este é um playset fantástico e digno desta linha e de qualquer colecção MOTU.
O castelo vem ainda com uma extensa folha desdobrável de instruções, recheada de arte e desenhos técnicos da fortaleza.

Adquiri este Castelo numa oportunidade sem precedentes que um amigo coleccionador e negociante deste género de coisas, me proporcionou. Posso desde já dizer que não estou nada arrependido da compra.


4 comentários:

Fernando Ferreira disse...

Lindo, tenho que arranjar um desses.

Abraço

sLmT disse...

Simplesmente fantástico! Que aquisição! Brutal!

Abraço.

Geek dos Comics disse...

É brutal esse Castelo.
Para mim só falta mesmo é a cadeira para accionar o alçapão

Pedro Figueiredo disse...

C'um caraças. Isto é quase como voltar à minha infância nos anos 80!