segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jogadores de Futebol...

Algumas das minhas mais antigas memórias de aniversário envolvem bolos com o formato de campos de Futebol.
Todas as crianças, praticamente sem excepção, têm um fascínio quase inexplicável por bolas.
Não estou a falar do jogo de Futebol mas da forma em si.
O meu pequenote desde muito bebé sempre teve uma adoração por bolas de todos os tamanhos.
Sempre que, por acaso aparece na televisão uma qualquer notícia de Futebol com jogadores em campo, para tudo o que estiver a fazer para olhar a bola a rolar, por muito pequena que apareça no ecrã de televisão.
Conta a minha experiência e memória que nunca fui grande jogador ou mesmo entusiasta deste jogo. Nunca me dediquei o suficiente a aprender a jogar ou nunca tive muito jeito para isso, sendo destacado a maior parte das vezes para a baliza, onde fazia um trabalho ainda pior!
Desde muito cedo que bani o Futebol das minhas brincadeiras, mas recordo-me que adorava os pequenos jogadores coloridos que vinham nos bolos de anos, meio entrincheirados em creme verde com aspecto doentio.


Só recentemente me vi a recordar estes jogadores monocromáticos e os pedaços enormes de açúcar estriado em cores básicas que se vendiam em caixas cilíndricas em qualquer café, mini mercado ou mercearia. Eram figuras praticamente iguais às ditas coloridas dos bolos de anos mas de uma cor só, sendo que haviam 11 diferentes.
Estes chupa-chupas eram bem populares na altura mas já não me recordo se tinham algum nome especifico ou mesmo a marca que os comercializava.
Adquiri-os muito recentemente a um amigo coleccionador que só me conseguiu arranjar estes que aqui estão. Cada jogador, para além de estar em posições diferentes tem um número diferente nas costas da sua camisola e trás sempre uma bola.
Foi uma aquisição que me revelou antigas memórias de infância e uma vontade imensa de provar novamente um destes chupa-chupas.
Estão a faltar-me 2 jogadores!
Quem por acaso tiver as figuras que me faltam ou mais informação à cerca delas que me diga qualquer coisa, pois estou interessado em completar a equipa e em saber mais sobre elas.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde.
Tive muitos destes jogadores, que de facto vinham nessas embalagens cilíndricas, com um rebuçado colado a eles.
Lamentavelmente, não obstante continuar à procura, não consigo encontrar informação sobre o fabricante de tais bonecos.
Eram bem mais duros do que os que continuam a vir nos bolos de anos, o que fazia toda a diferença na hora de jogar com eles, em que um pequeno botão fazia de bola...

Anónimo disse...

Boa noite. Tenho 3 bonecos de futebol que não vejo na publicação. Se me der um mail envio fotografia!