sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Masters of the Universe Classics...Stinkor...

A minha relação com a figura de Stinkor é antiga.
Deve ter sido a minha 4ª ou 5ª figura de MOTU Vintage e ainda a conservo na minha colecção com muito orgulho e saudade. Recordo-me quando o tempo era passado a brincar com os meus Masters e como tinha de pegar nos meus Galaxy Warriors e juntá-los todos para poder ter guerreiros heróicos, dado que sempre gostei mais dos Evil Warriors de Masters. Penso que o único herói de Eternia que tive foi o Stonedar pois as tropas de Skeletor sempre foram, para mim, as mais dinâmicas e atraentes.


Hoje em dia a minha opinião divide-se mas o Stinkor sempre foi um dos meus favoritos, não só pelo cheiro característico, que toda a gente em casa detestava mas que eu até achava normal e agradável, como pela figura em si.
Stinkor é uma doninha fedorenta feita homem e que usa o seu odor para derrotar os seus inimigos.
Foi só em 2002 que se contou a verdadeira história de Stinkor na nova série de animação de Masters of the Universe que na altura passou no Cartoon Network.
Depois de surgir no mercado esta nova colecção e figuras MOTU Classics fiquei com muita vontade de ter uma versão nova de Stinkor e de saber mais sobre esta personagem embora tudo já tivesse sido contado em alguns episódios da série nova.


Mas a biografia da figura Stinkor de MOTU Classics refere que o seu nome é Odiphus um ladrão da raça Pelezeean que foi banido da sua aldeia depois de ajudar um senhor da guerra chamado Prahvus a destruir as suas armas de defesa. Deambulando por Eternia a sua curiosidade levou-o ao laboratório de Tri-Klops, ni interior da Snake Mountain. Foi depois de ter causado um acidente nesse laboratório que o tornou tão mal cheiroso que até os guerreiros de Skeletor fugiram com o seu odor, que Odiphus mereceu o seu nome.
Depois de provar como o seu poder odorífero poderia ser usado como arma Odiphus é levado à presença de Skeletor onde é equipado com uma armadura especial, criada por Tri-Klops, que lhe permite controlar as emanações de odor maléfico que usa para derrotar os seus adversários.


Este Stinkor, para além de ser uma figura perfeita, vem com algumas diferenças da figura vintage.
Como Acessório trás o familiar escudo azul, mas desta vez também trás uma arma, que julgo ser uma espécie de disparador de mau cheiro (Resta saber porque é que não se deram ao trabalho de inventar um tubo que ligasse esta arma aos tanques que tem nas costas...).
Para além destes tanques que usa, vem também com a possibilidade de mudar um pequeno acessório, na armadura, que julgo ser uma pequena manivela para regular o seu respiradouro. (o que nos permite ter um aspecto mais clássico ou mais moderno, consoante o gosto pessoal do coleccionador) A mascara Azul que usa é também uma novidade e que encaixa perfeitamente na cabeça de Odiphus.


Esta figura vem ainda com uma cabeça extra que é nada mais do que uma versão repintada da cabeça de Mer-Man (coisa que acontecia com frequência nas figuras vintage, que aproveitavam peças comuns incluindo esta situação do Mer-Man e do Stinkor).
A melhor e mais emblemática característica desta figura, tal como acontece com a figura de Moss Man, é o cheiro. Stinkor vem com o mesmo cheiro da figura vintage embora em dose mais fraca e não tão pungente como o meu vintage que ainda tem um cheiro muito intenso, mesmo passados todos estes anos.


No geral, Stinkor é uma grande figura e uma excelente aquisição para integrar as tropas de Skeletor.


Sem comentários: