segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dagon...

De acordo com os mais eruditos estudiosos e com a própria história, Dagon é um Deus Assírio da fertilidade que se torna mais tarde o Deus do grão e do peixe associado à reprodução.A tradução do seu nome têm vários significados mas todos têm a ver com fertilidade ou mesmo ligados a actos de fertilidade ou agricultura.
No entanto este Dagon é um dos Deuses de Lovecraft, nomeadamente de uma história curta do autor que relata como um naufrago chega a uma ilha horrível e se depara com este Deus dos Peixes em todo o seu esplendor macabro.
Dagon faz parte da mitologia de Cthulhu de Lovecraft, sendo a primeira a incluir um dos Deuses antigos ou Old Ones, como o autor gostava e lhes chamar.


Envolvido em obscuridade e representado e descrito de inúmeras maneiras esta é a versão da Sota Toys para um dos monstros mais famosos da literatura fantástica.


Esta maciça figura é um festival de detalhes e de tentáculos que só mesmo uma mente como Lovecraft poderia conceber, embora não seja esta a versão do autor. A figura é baseada em várias descrições dos livros onde aparece referida e posso assegurar que é mesmo um dos mais complicados e bem executados monstros que possuo na minha colecção.


Esta figura é de 2010 e foi fabricada na China. Tem 8 pontos de articulação (4 ombros, 2 pulsos, pescoço e mandíbula). Verdadeiramente extraordinária esta figura da Sota Toys!

Sem comentários: