segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Leituras do Best #7...

The Rime of the Ancient Mariner
Samuel Taylor Coleridge
Ilustrado por Gustave Doré

Todos já ouviram falar deste longo poema de Samuel Taylor Coleridge.
The Rime of the Ancient Mariner é uma das maiores obras da literatura inglesa e recordada por todos marcando o início do romantismo em Inglaterra.
O poema relata uma aventura sobrenatural que sucede depois de um crime que é cometido contra a Natureza.
Foi publicado pela primeira vez em 1798 num volume intitulado Lyrical Ballads que o autor publicou em associação com o seu amigo e editor William Wordsworth. Sabe-se que trabalhou no poema durante 4 meses e que hoje é considerado o seu melhor trabalho.


Esta edição com illustrações de Gustave Doré (ilustrador francês que nasce em 1832 e é famoso pelas suas gravuras espectaculares, sendo que produziu mais e 10.000 gravuras em toda a sua vida, todas gravadas à mão) foi adquirida numa feira de Natal em 2010.
Foi daquelas decisões imediatas em que vemos o livro e que compramos imediatamente sem acreditar na nossa sorte. Já conhecia o poema de outras leituras mas nunca numa edição tão luxuosa.


Este volume é editado pela Arcturus Publishing Limited em 2008, sendo esta uma primeira edição impressa em Londres.
Contem cerca de 37 gravuras diferentes da autoria de Doré referentes ao poema em questão.
O livro tem ainda uma introdução histórica e uma selecção de outros poemas de Coleridge, que preenchem as ultimas páginas.
Foi uma excelente aquisição que recomendo a qualquer um que, como eu, gosta do estilo fantástico em todas as suas vertentes...

Sem comentários: