terça-feira, 30 de novembro de 2010

New Adventures of He-Man...Lizorr

Lizorr é um dos mutantes ao serviço de Flogg que só é visto uma vez em toda a série de New Adventures of He-Man.
Nada se sabe sobre a vida ou biografia desta criatura.
A figura pertence à série 2 da colecção e foi para o mercado em 1990.
Lizorr trás uma arma e um capacete removível.
Não deixa de ser uma bela figura e adquiri-a como nova, como acho que é evidente nas fotos apresentadas. Espero em breve conseguir mais algumas figuras desta colecção.
Deixo aqui o trailer da série para recordar aos mais amnésicos do que tratava esta série de animação que apresentava He-Man como um guerreiro de um futuro muito mais tecnológico...

Dragões e criaturas fantásticas...Behemoth

Behemoth foi criado por Deus no quinto dia, antes de qualquer outra criatura viva, é um dos dois grandes animais fantásticos da Bíblia, juntamente com o Leviatã. Enquanto este ultimo espalha o medo pelos oceanos, Behemoth faz tremer os habitantes da Terra. Só no dia do Juízo Final é que terminará o seu reinado de terror: depois de um terrível combate com o Leviatã, por fim ficará reduzido a nada e os seus despojos mortais serão devorados pelos Justos durante o grande banquete do fim do Mundo...


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PVC - Space Jam...incompleta

Na minha busca pela internet por factos à cerca destas colecções de figuras encontrei essencialmente enormes quantidades de colecções diferentes sobre o tema.
Nenhuma destas pesquisas me disse ao certo de onde vêm estas figuras em particular e se são colecções diferentes ou não. Algumas são articuladas, levando-me a pensar que seriam figuras promocionais (tipo McDonalds ou Burguer King) mas essas vêm quase sempre identificadas, o que não é o caso.
No entanto aqui estão algumas das figuras que foram lançandas no mercado quando o filme Space Jam estreou em 1996. Para quem se lembra, foi um filme com muita fama para a altura e relactivamente ousado na mistura da animação com imagem real.
A história conta como o dono de um parque temático intergaláctico envia os seus diminutos servos capturar as personagens dos Looney Toons para apresentar nos seus espectáculos. É Bugs Bunny que faz com que eles apostem um jogo de Basquetball para determinar a sua liberdade ou o seu encarceramento no planeta distante.
O filme conta com a participação de Micheal Jordan entre outros actores e jogadores famosos.
Não sei quantas figuras pertencem a esta interminável colecção...

domingo, 28 de novembro de 2010

Classic Marvel Figurine Collection...Ronan

Ronan apareceu pela primeira vez na revista Fantastic Four #64 de Agosto de 1967 e foi criado por Stan Lee e por Jack Kirby.


Ronan nasceu no planeta Hala, no sistema de Pama, que é parte integrante do Império Kree, situado no que conhecemos como Grande Núvem de Magalhães. Ronan é um Kree e Detém o titulo de Supreme Acuser of the Kree Empire.
Ninguém no Império sabia da existencia do planeta Terra até que um dos Sentrys do império foi eliminado pelos Fantastic Four. Foi assim que Ronan foi enviado para a Terra para punir os responsáveis por tal atrocidade e acaba também por ser derrotado.
Durante muito anos Ronan é visto esporadicamente durante a guerra Kree - Skrull e depois mais tarde durante a guerra Kree - Shi´ar.
Durante o evento conhecido como Annihilation War, Ronan é acusado de traição. Enquanto tenta limpar o seu nome entra em conflito com Gamora. Assim que sabe da guerra eminente regressa a Hala para poder ajudar na luta contra os invasores. Mais tarde junta-se aos Guardians of the Galaxy para tentar a todo o custo deter Annihilus.
Depois da guerra o império enfraquecido é invadido pela Phalanx e por Ultron que quase destroem o sistema solar Kree. Mais uma vez com a ajuda dos Guardians consegue salvar o que resta do Império.
Durante a Secret Invasion Medusa, dos Inhumans, faz um acordo com Ronan para poder libertar Black Bolt das garras dos Skrulls. Ronan aceita ajuda-la em troca da mão de Crystal em casamento.
Durante a War of Kings, Ronan e Crystal entreajudam-se para poderem unir novamente os Inhumans e os Kree, procurando estabilizar a paz naquela parte da galáxia...


sábado, 27 de novembro de 2010

Masters of the Universe Classics...Man-At-Arms

Man-At-Arms é muito provavelmente a figura mais detalhada e completa desta nova série da Mattel. Sendo um soldado do Rei Randor, Duncan acaba por desempenhar um dos papeis mais bélicos de toda a colecção de personagens. Já falei aqui diversas vezes desta personagem e não me vou esticar com a sua origem.


No entanto sua biografia, que vem na caixa da figura, conta que Duncan foi treinado por um famoso mestre táctico que dava pelo nome de Dekker e sendo um veterano da Guerra conhecida como Great Unrest, pede ao Rei Randor para assumir o papel de Man-At-Arms e fortificar a guarda real com guerreiros elite a que ele chamou prontamente de Masters of the Universe. Em complemento à sua mestria em combate, Duncan é também um grande inventor, tendo ajudado a construir uma versão electrónica da Power Sword para Adam usar até ele poder unir as duas metades da espada de Grayskull. Man-At-Marms e a sua filha adoptiva Teela tomam conta da guarda do Palácio de Eternia e zelam pela segurança do reino.

A figura em si é espectacular e vem apetrechada com armas que são uma mais valia em relação a outras figuras e só mesmo comparável, emtermos de pormenor e mestria da escultura, com a figura de Tarp Jaw desta mesma série (que já apresentei aqui num artigo anterior).

Para além da armadura, da peça do braço e da caneleira, este Man-At-Arms vem com uma espada, uma pistola e com a sua tradicional maça cor de laranja. Como extra tras ainda a Electronic Power Sword (peça única e que pode ser vista na série de animação de 2002) e com uma cabeça substituível que é diferente da outra por não ter bigode aproximando-se assim do aspecto da figura vintage.

Estou realmente satisfeito com esta compra (para além de uma figura de primeira edição) e desejoso de obter daqui a uns meses o conjunto dos Palace Guards que vão completar a exposição...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Super Heróis da DC Comics...Superboy-Prime

Superboy-Prime aparece pela primeira vez na revista DC Comics Presents #87 de Novembro de 1985 e foi criado por Elliot S. Maggin e Curt Swan.

O Superboy-Prime é um Kal-El de uma realidade alternativa e vive num planeta a que chama de Earth-Prime e onde os heróis da DC são apenas personagens de ficção. Um bebé encontrado numa floresta por Jerry e Naomi Kent é baptizado de Clark Kent em honra da personagem de ficção Superman de que tanto gostam. O que eles não sabem é que o bebé é realmente um Kriptoniano que foi teleportado para Earth-Prime pelos seus pais verdadeiros no evento da destruição do seu planeta Kripton. Os seus poderes só se manifestaram mais tarde durante a poubredade e aquando da passagem do cometa Halley e do começo dos eventos que levaram à Crisis in Multiple Earths. E assim que o Superman da Earth 1 encontra o caminho para Earth Prime e conheçe o Superboy-Prime. O Universo Prime é então destruído nos eventos da Crisis e Superboy-Prime, unico sobrevivente desse universo, fica a viver numa dimensão paradisíaca juntamente com Alexander Luthor Jr. da Earth 3 e o Superman e Lois Lane de Earth 2.
Anos mais tarde e mais recentemente Superboy-Prime ressurge no evento da Infinite Crisis e vem para Earth 1 com a ajuda do Superman da Earth 2 que abre um portal para esta dimensão. Aqui apresentam-se a Batman e a Power Girl e é aqui que Kal-el conhece Conner, o Superboy desta dimensão. Com inveja da vida de Conner, Kal ataca-o mas Conner activa o sinal de emergência dos Teen Titans que vêm em seu socorro com a ajuda da Justice Society of America e da Doom Patrol. Neste conflito, Pantha é morta por acidente e depois de chocado com as suas acções é aprisionado na Phantom Zone por Speedy.
Consegue escapar mas pouco tempo depois Bart Allan, Jay Garrick e Wally West conseguem aprisioná-lo com a Speed Force e enviam-no para uma dimensão onde existe um Sol vermelho que o priva dos seus poderes e onde fica durante 4 anos.
Acaba por escapar e agora vestido com uma armadura, derivada da armadura dos
Antimonitors, que o alimenta constante mente de luz amarela do Sol, enfrenta alguns dos heróis no final do evento Infinite Crisis. É neste evento que Conner é morto indirectamente pelas acções de Superboy-Prime. Com os herois da Terra em sua preseguição, foge em direcção a Oa, o planeta dos Green Lanterns com o intuito de usar a energia da Lanterna Central, para causar um novo Big Bang e refazer o universo.
Com a tropa dos Green Lanterns a tentar detê-lo, Superboy-Prime ainda consegue matar 32 membros da tropa. É detido por Superman que destroi a sua armadura e o enfraquece deixando-o inconsciente. São os Green Lanterns que o capturam e que salvam a vida de Superman.
Superboy-Prime é então aprisionado pelos Guardians of the Galaxy e guardado por 50 Green Lanterns. Meses mais tarde é libertado da sua prisão por Sinestro durante a Sinestro Corps War e junta-se aos vilões no ataque a Oa.
Durante este conflito Superboy é enviado para outro universo.
Assim que os eventos de Final Crisis começam surge um novo Superboy-Prime, que regressa do universo onde estava e que, tendo descoberto um novo multiverso, salta de realidade em realidade com o objectivo de encontrar novamente a sua Earth Prime. Quando chega à Earth 51 descobre que este mundo perfeito foi destruido por Monarch e resolve vingar-se. Na batalha que se segue a sua furia acaba por danificar a armadura de Monarch que explode e liberta uma quantidade tal de energia que faz com que esse universo entre em colapso e desapareça.
É o Time Trapper que encontra o Superboy-Prime perdido no tempo e que o usa para as suas intenções maléficas. Mais tarde ele regressa à sua dimensão Earth Prime devido a um paradoxo temporal. Uma vez em casa volta para a vida com a sua família e recentemente foi tentado a pertencer à tropa dos Black Lanterns por ter a capacidade de espalhar terror.
No entanto ele consegue resistir à tentação...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

New Adventures of He-Man...Flogg

Mais uma vez e para minha própria surpresa, surge a oportunidade de adquirir mais figuras da série New Adventures of He-Man. E mais uma vez nem hesitei em adquiri-las.
Uma dessas figuras é Flogg. Este estranho mutante é nem mais nem menos que o chefe dos mutantes que Skeletor encontra assim que chega ao futuro. Flogg controla um exercito de mutantes e é o dono do asteroide Nordor (podem ver este palyset também aqui neste blogue na etiqueta MOTU).
Flogg é ainda um poderoso vilão em Denebria, o planeta dos mutantes.
Quando Flogg encontra Skeletor, este oferece-lhe aliança. O mutante aceita com a condição de ser ele o líder. Skeletor concorda com os termos e ajoelha-se perante Flogg. Apesar de ser um lider nato, Flogg tem falta de espirito estratégico e Skeletor aproveita-se para, com a sua inteligência superior, levar os seus planos avante aconselhando Flogg e tornando-se indespensável ao mutante.
Sendo assim é Skeletor que está sempre a controlar as tropas de Floog e não o próprio mutante.
Estas figura saiu para o mercado pela Mattel em 1989 e pertence à série 1 de New Adventures of He-Man.
Flogg vem equipado com o seu chicote (que parece uma cana de pesca)...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PVC - Mini Power Rangers...


Tesouros como estes por vezes surgem do nada para nos azucrinar a cabeça.
Estes pequenos bonecos de personagens dos Power Rangers foram adquiridos recentemente e é coisa que desconhecia completamente. Conheço bem o conceito dos Power Rangers pois ainda me recordo da primeira série que apareceu por cá e que eram os Turbo Rangers, com genérico em francês e personagens japonesas. Logo uns anos mais tarde apareceram os americanos com os Power Rangers (isto por que Saban, o criador da série, levou as personagens e o seu conceito para a América)
Estas figurinhas descobri que se vendiam em packs de 4 personagens (tipo Blister) mas não me recordo de alguma vez as ver à venda por cá. Nesta colecção existiam também vilões e veículos.
Confesso que em tempos fui grande fã dos Power Rangers pois faziam-me lembrar de uma série mítica que passou na televisão portuguesa nos anos 80 e que se chamava Esquadrão X, embora essas personagens fossem marionetas, o conceito de robô gigante foi utilizado da mesma maneira nos Power Rangers e associados.
Não sei quantas figurinhas destas completam a colecção.
Sei apenas que foram fabricadas na China em 1993 e têm cerca de 3 a 4 cm de altura.
Existem pelo menos 16 séries diferentes de Power Rangers sendo que estas figuras devem pertencer a várias séries pois existem personagens que embora se pareçam com algumas desta ou daquela série, existem outras que não consigo localizar...

sábado, 20 de novembro de 2010

Magni Bronzebeard...

Magni é o mais velho dos 3 irmãos Bornzebeard.
Sempre foi o seu destino ser Rei debaixo da Montanha. Forte de braço e com uma mente arguta, Magni amava os seus irmão acima de tudo no mundo. Desde muito novo que se tornou consciente do que seria exigido dele no futuro. Esta situação sempre o intimidou e fez com que duvidasse das suas capacidade como líder da Ironforge.
Foi um dos heróis de Segunda Guerra, liderando oseu povo na libertação de Ironforge.
Durante a Terceira Guerra, Muradin, um dos seus irmão é morto em batalha permitindo com o seu sacrificio a posse da espada Frostmourne a Arthas. Juntamente com o seu outro irmão, Brann, Magni dedicou-se a apoiar o seu povo incondicionalmente.
Magni foi o responsável por ter forjado Ashbringer, a espada que seria o oposto da terrível Frostmourne e que seria empunhada por Mograine.
Magni é ainda hoje o rei de Ironforge e um dos mais poderosos campeões de World of Warcraft.
Esta belíssima estátua/action figure pertence à série 6 de World of Warcraft. Esta é uma colecção que acaba de sair para o mercado com algumas das mais recentes e detalhadas figuras de sempre.
Magni vem com dois martelos de guerra que podem ser trocados de mão conforme o gosto.
O detalhe é espantoso, sendo uma das atrações mais recentes das minhas vitrinas...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dragões e criaturas fantásticas...Anfisbena

Figura Habitual nos escudos medievais, a origem da Anfisbena é muito mais antiga. Este estranho e terrivel dragão com corpo de sepente coroado com uma cabeça em cada estremidade provém da mitologia grega e latina. Citada no século I d.C. por Plínio, o Velho, na sua História Natural e mais tarde, no Século VI, Pelo teólogo Isidoro se Sevilha nas suas Etimologias, a Anfisbena parace inspirar-se num animal totalmente inofensivo com aparência de minhoca de terra de grande tamanho...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Procuro Ilustrador...

Exmos companheiros, coleccionadores, curiosos e artistas.
Procuro ilustrador para contos infantis.
Tenho contactos numa editora conhecida que poderá validar o projecto.
O textos são da minha autoria e virados para o público infantil.
O projecto tem pernas para andar e pode fazer parte de um conjunto de vários livros da mesma colecção.
Os interessados poderão enviar o portfólio (alguns desenhos) e seu interesse para o meu email pessoal nunomata@hotmail.com
Este é um projecto que poderá trazer vantagens aos interessados ainda que não traga ganhos imediatos. Se desenhas bem ou és ilustrador e quizeres lançar-te comigo neste projecto, por favor contacta-me.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Matutolas...incompleta

Lembram-se dos matutolas?
Pois nos anos 90 estas pequenas criaturas invadiram as nossas casas.
Mesmo que uma pessoa não os quizesse, acabavam sempre por aparecer num ou noutro canto.
Eram brindes das batatas fritas Matutano e nunca soube ao certo quantas figuras teríamos de coleccionar para conseguir ter todos. As cores e formas destas criaturas variavam tanto que penso terem sido feitas de todas as formas e cores possíveis. Mesmo assim a melhor caracteristica destes Matutolas em particular era a sua indestrutibulidade. Por mais que os atirássemos ao chão, pisassemos ou tentassemos esmagar com uma pedra, eles resistiam a quase tudo. Era realmente incrível!
Como coleccionador, volta e meia encontro alguns aqui e ali, ora seja em lojas de antiguidades ora seja por intermédio de amigos.
Como podem verificar neste blogue existem agora muitas figuras semelhantes ao conceito de matutolas, onde alguns exemplares podem ser encontrados aqui em artigos anteriores. (falo dos Frikies, Draco Heads, Skysos, Crazy Bones, etc...procurem-nos)
Mas posso dizer-vos que pessoalmente nunca tive muitas destas coisas.
Na altura nem sequer pensava em colecções e estava no auge da minha adolescência e os meus interesses eram um pouco mais virados para o sexo feminino.
No entanto, recentemente descobri uns quantos Matutolas e com a ajuda de um amigo reuni alguns que mostro aqui com algum interesse.
Tens Matutolas? Não sabes o que lhes fazer? Eu estou interessado neles!