segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Batman: Brave and the Bold no McDonalds...incompleta

A nova colecção da McDonalds oferece-nos desta vez 4 figuras alusivas à série de animação de Batman: The Brave and the Bold. As figuras são Batman, Aquaman, Joker e uma máquina que penso ser de um dos inimigos de Aquaman.
Todas as figuras têm atributos especiais, à la McDonalds.
Grande oportunidade para coleccionar um grupo de figuras que será realmente valorizado no futuro...




Intro do primeiro episódio da série animada

sábado, 28 de agosto de 2010

Dragões e Criaturas Fantásticas...A Salamandra

Representada pelos Egípcios através de um hieróglifo que significava "homem morto do frio", a Salamandra tem desde a antiguidade a sólida reputação de resistir ao fogo. O seu corpo era de tal modo frio que nem a mais ardente das fogueiras o conseguia aquecer. Durante muito tempo também se considerou que a substância pegajosa que cobre o seu corpo era um veneno maligno. No entanto, estas crenças estão muito longe dos poderes reais da Salamandra...

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

The Viper King...

O imaginário da companhia conhecida como McFarlane Toys estava ao rubro em 1999.
Quando foi lançada esta colecção de Spawn: Dark Ages 2 a massa criativa da companhia estava então no seu auge.
Pertencendo a uma das mais pormenorizadas colecções de figuras de sempre, com o tema medieval, este Viper King, personagem inventada de propósito para esta série, foi uma das mais dinâmicas e espectaculares figuras de acção que tinham saído até então. A personagem era designada como um cruel senhor das serpentes que as controlava com a sua vontade e as usava para roubar, assassinar e destruir aldeias sempre que assim desejasse.
Concebido para ser um vilão não poderia ter melhor aspecto.
Correntes verdadeiras dão-lhe um ar único e dinâmico e as serpentes podem colocar-se em diversas posições, de acordo com o gosto de cada um. Os restantes detalhes são característicos da McFarlane Toys que parece ter parado com a manufactura de figuras desta linha.
Podem crer que este Viper King é já um objecto de admiração na minha vitrina. É realmente uma felicidade poder adquirir figuras McFarlane Toys a este preço (foi barata esta figura) e depois de 10 anos passados...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

PVC - Smurfs...incompletíssima

É com alguma relutância que ponho aqui este artigo dos Smurfs pois não se sei resultará da melhor maneira devido à enorme quantidade de figuras que existem. Como ainda não consegui encontrar um catálogo exacto com as informações correctas de todas as colecções de Smurfs que existem, penso que será a melhor solução falar destes individualmente.
Não tenho muitos Smurfs e os que tenho, para além das colecções anuais da Schleich que faço com fervor, são de diversos anos e de diversas marcas. Este artigo servirá para mostrar as figuras que vou adquirindo e que fazem parte de colecções diferentes e de anos diferentes.
Desta vez vou tentar por a informação referente aos mesmos na própria foto, espero que seja uma boa ideia e que sirva para, pelo menos prestar a informação necessária aos coleccionadores espalhados por aí. Mais tarde introduzirei um artigo para os Smurfs produzidos em Portugal pela Maia Borges.
Fiquem então com as figuras que vou caçando por aí e visitem este artigo com regularidade pois será actualizado conforme as peças que for adquirindo...

PVC - Coelhos e Pintos ...

Em meados de 1979 a Maia Borges, empresa nossa conhecida e especializada em figuras de PVC, lançou no mercado uma colecção de Coelhos e Pintos com a marca Wallace Berrie (companhia de brinquedos americana responsável pela criação de muitas personagens e marcas do género).
Nesta altura eu tinha apenas 4 anos mas recordo-me destes coelhos e das figuras que tive. Claro que perdi todas a figuras que tinha por variadíssimas razões (principalmente porque era mesmo muito puto) mas agora adquiri algumas que mostro aqui com alguma nostalgia. As figuras são constituídas por Coelhos e Pintos (destes últimos não tenho nenhuns, ainda...) contabilizando um total de 13 figuras, de acordo com o catálogo da Maia Borges.

Descobri no entanto algumas variantes de cor que mostro aqui e que são do mesmo ano.


 
 

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Classic Marvel Figurine Collection...Crimson Dinamo

A personagem de Crimson Dinamo foi criada por Stan Lee e Don Heck e apareceu pela primeira vez na revista Tales of Suspense #46 de Outubro de 1963.

A Armadura de Crimson Dynamo foi criada pelo Professor Anton Vanko, um físico soviético de origem arménia. Vanko era um dos maiores especialistas em electricidade. Trabalhando para o governo soviético construiu um exoesqueleto capaz de fazer coisas extraordinárias, como voar, disparar diferentes tipos de electricidade e etc. Nesta altura a sua missão era derrotar o Iron Man americano e foi só quando perdeu que se tornou um grande amigo de Stark. Mais tarde a União Soviética enviou a Black Widow para o capturar como ele tinha predito. Vanko morreu na tentativa de desviar um raio de Stark.

Outros já usaram a armadura criada por Vanko sendo eles Boris Turgenev, Alex Nevky, Yuri Petrovich, Dimitri Bukharin, Valentin Shatalov, Gennady Gavrilov, Boris Vadim e Galina Nemirovsky.

Mais se podia dizer sobre esta complicada personagem mas penso que é preferível deixar em aberto a sua extensa e complicada história...

Disney Fairies egg figures...incompleta

Descobri que eram figuras muito interessantes durante uma troca de figuras do género que fiz com um colega coleccionador. Esta é uma colecção de 12 que saem em ovos de chocolate da marca Zàini (como no artigo anterior das figuras Disney).
São muito belas e pintadas à mão. Vendem-se em caixas de 3 ovos cada só nos hipermercados Jumbo. Não tenho o ano da colecção mas talvez descubra entretanto. As figuras são inspirAdicionar imagemadas nos novos filmes de animação 3D onde a Tinkerbell é a principal protagonista. Espero acabar a colecção um destes dias...

domingo, 22 de agosto de 2010

Spider-Man: The Animated Séries...Super Posable Spider-Man

Em 1995 a colecção de figuras de Spider-Man passou para a série 3. Não me recordo de alguma vez ter visto por cá a série 2 mas tenho a certeza de que apareceu (passou-me ao lado, ou então ficou muito pouco tempo nas prateleiras). O que acontece é que, numa ida ao supermercado lá estavam figuras diferentes de Spider-Man: The Animated Séries.
E talvez a mais importante figura de todas desta série fosse este Super Posable Spider-Man, que comprei de imediato. Imaginem o que se poderia fazer com uma figura que tinha 14 pontos de articulação naquela época em que as articulações mais dinâmicas pertênciam aos desaparecidos G.I.Joe (nunca fui grande fã destes, confesso!)
Esta figura fez-me entrar numa nova fase do coleccionismo, a dar valor a certos atributos de certas figuras e à importância da articulação e das posições de exposição.
Como já disse anteriormente esta figura é da série 3 e foi comercializada por cá em 1995 com a assinatura (ainda) da Toy Biz...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PVC - Capitan Trueno da Comics Spain...

Para quem ainda não sabe o Capitan Trueno é uma personagerm de uma série de banda desenhada espanhola criada em 1956 pelos autores Victor Mora e Miguel Ambrósio. Este é com toda a certeza o mais popular herói de banda desenhada espanhol de todos os tempos. Capitan Trueno foi seguramente um grande concorrente do famosíssimo Prince Valiant, tendo sido a principal inspiração dos autores. Trueno é um cavaleiro errante que com os seus companheiros vagueiam pelas terras para fazer justiça às atrocidades que vão encontrando pelo caminho.
O filme da Captain Trueno (intitulado Captian Thunder, está em produção e estreará em breve.
Estas colecção de figuras foram fabricadas pela Comics Spain provavelmente nos anos 80. A colecção é apenas de 3 figuras, algo díficeis de conseguir.
Existe uma outra colecção da marca Yolanda que procuro acrescentar a estas maravilhosas aquisições assim a oportunidade surgir...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

X-Men 2099 Séries 1 - Brimstone Love...

Sim não me enganei, o nome desta criatura é mesmo Brimstone Love e é uma personagem dos comics da Marvel, mais precisamente dos X-Men 2099.
A série X-Men 2099 foi criada numa altura me que a Marvel precisou de explicar (ainda ninguém sabe muito bem porquê) o futuro do Universo Marvel, mais precisamente o ano 2099.
Nesta saga mostrou-se o destino dos novos X-Men e Brimstone Love surge como um dos novos mutantes malignos que cria o Theatre of Pain com o intuito de tornar a dor numa arte e tortura a nova equipa de X-Men com a finalidade de conseguir os seus objectivos maléficos que consistem principalmente em gerar novos tipos de dor. Os seus poderes nunca foram realmente confirmados pois além do seu aspecto demoníaco sabia-se que ele podia controlar o magma e o fogo, tendo por vezes invocado a lava das profundesas da Terra, mas que tinha também outras habilidades.
Esta figura, com este azul metalizado é um verdadeiro achado, não é muito díficil de encontrar na net mas não deixa de ser uma excelente aquisição para um coleccionador destas coisas. Nunca vi destas figuras à venda por cá. Apareceu no mercado em 1992 e foi fabricada pela ToyBiz, pertencendo à série 1 de X-Men 2099. Os acessórios são uma chama vermelha (para colocar num dos braços) e uma espécie de aparelho de pulso (talvez um dispositivo de controle de teleporte, como aconteciam nas histórias dos comics).
Se algum dos meus leitores possuir destas figuras de X-Men 2099 para troca ou venda, estou interessado...


PVC - Urso Misha...

Em 1982 a série animada Misha começava na RTP.
A dobragem era excelente e foi uma das poucas séries de animação que a única estação de televisão Portuguesa repetiu durante alguns anos.
O Urso Misha começou por ser a mascote dos Jogos Olimpicos de Moscovo e foi concebido pelo ilustrador Victor Chizhikov e a série japonesa foi propositadamente criada para promover a mascote.
A história centra-se nas aventuras de Misha e da sua familia aquando da sua chegada à aldeia de Himdabear.
As figuras foram fabricadas em Portugal pela Maia Borges e contam com 7 personagens diferentes.