sábado, 31 de julho de 2010

Super heróis da DC Comics...Sinestro

A personagem Sinestro foi criada por John Broome e Gil Kane e apareceu pela primeira vez na revista Green Lantern #2 de Agosto de 1961

Thaal Sinestro é originário do planeta Korugar que fica situado no sistema planetário 1417. Sempre foi um defensor do que era certo e equilibrado e era uma espécie de antropologo na sua raça, dedicando-se à reconstrução de reúnas de civilizações desaparecidas. Um dia, enquanto trabalhava numa dessas escavações, um Green Lantern caiu perto e como parecia ferido delegou o anel a Sinestro mesmo a tempo deste se defender do seu presseguidor.
Sinestro, mal sabendo o que fazer, conseguiu derrotar o inimigo do Green Lantern, tendo com isso destruído toda a escavação.

O Green Lantern, ainda vivo, pediu-lhe o anel de volta com a intenção de resistir mais uns momentos e pedir ajuda para si mas Sinestro, com medo de não poder voltar a ser um Green Lantern e embevecido de poder, deixou o Green Lantern morrer, tomando o seu lugar sem o conhecimento dos Guardians. Sabe-se que era casado com a irmã de Abin Sur, o Green Lantern que cedeu o anel a Hal Jordan da Terra.

Com o tempo Sinestro torneou-se no maior Green Lantern da tropa.
Quando Hal Kordan se juntou à tropa, Sinestro foi designado para ser o seu instrutor. Choca do com os métodos que o seu mestre aplicava para manter a ordem no seu sector, Hal Jordan acabou por o expor à justiça dos Guardians.

Sinestro foi exilado para uma dimensão negra de antimatéria como castigo por ter usado o seu anel para prvocar medo em vez de o evitar. Nessa dimensão ganhou a confiança dos Qward, feroses opositores dos Guardians, que lhe forjaram um anel amarelo e o enviaram de novo para a sua dimensão. Foi durante este tempo que se tornou num dos maiores inimigos dos Green Lanterns em parte por causa da fraqueza que estes têm contra a cor amarela. No entanto alguns Green Lanterns, como Hal Jordan e Guy Gardner, sempre acharam uma maneira de o derrotar.
Os Guardians, entretanto, conceberam uma prisão à prova de fuga no interior de Oa, onde aprisionaram Sinestro e outros seres problemáticos mas a inteligência do vilão arranjou sempre uma maneira de se escapar. Depois de adquirir um poder imenso devido à manipulação mental de um Deus, Sinestro cometeu diversos actos de genocidio por toda a Galáxia tendo sido detipo pelos Green Lanterns da Terra. Nesta altura e acusado de extinguir raças inteiras, Sinestro é condenado à morte. No dia da sua execussão consegue fazer com que a sua essência se esconda na Central Power Battery de Oa e desliga-a. É também nessa altura que descobre a razão para a fraquesa dos Green Lanterns pela cor amarela.

Tendo descoberto a espirito vivo do medo, a que chamaram Parallax, Sinestro elabora um plano e consegue infectar a mente de HAl Jordan com o espirito de Parallax. Mais tarde quando Parallax se manifesta em Hal Jordan os Guardians são obrigados a libertar Sinestro e pedem-lhe ajuda para o deter. Mas Parallax acaba por levar a melhor e mata quase todos os Gaurdians deixando apenas Ganthet. Este último Guardian dá o último anel a um terrestre chamado Kyle Rayner que depressa se torna no alvo de Sinestro.

Mais tarde, depois da libertação de Hal Jordan da influência de Parallax, o vilão foge novamente para a dimensão de antimatéria e volta mais tarde com a intensão de formar uma nova tropa de Lanterns a que chama de Sinestro Corps e que são alimentados por energia amarela, associada ao medo e alimentada directamente pelo espírito de Parallax.

Os Yellow Lanterns são agora uma realidade e recentemente descobriu-se ainda mais cores e tropas de Lanterns associadas a sentimentos como o amor, a raiva, o ódio, etc...
Durante o evento conhecido como Blackest Night aparece uma energia nova, a energia da vida que possui por momentos Sinestro tornando-o num White Lantern de poder incomenssurável, mas por pouco tempo. Depois de derrotados os Black Lanterns, Sinestro perde o acesso à energia branca e é revelado que uma White Power Lantern aparece numa cratera no planeta terra. Sinestro junta-se a Hal Jordan e Star Saphire para descobrirem o objectivo da White Lantern...


2 comentários:

Bruna Rocker disse...

Oi! Queria saber quantos brinquedos você já colecionou até hoje. E qual seria o item mais caro. Obrigada!

Nuno Mata disse...

Oi Bruna!

Não faço ideia de quantas figuras tenho...não faço mesmo!
O mais caro?
Bem...deixa ver...ahhh...pois...talvez...não, não sei!

Bjs

NM