quinta-feira, 17 de junho de 2010

Masters of the Universe Classics...Tytus

Confesso que só soube da existência da personagem Tytus à poucos anos.
Nunca tinho visto a figura original à venda e só depois de começar a coleccionar MOTU a sério é que me apercebi de algumas personagens que nem sabia que existiam. Parece que a figura original de Tytus só foi comercializada em pouca quantidade tornando-se assim numa das mais raras e desejadas figuras vintage de sempre. Tytus não era uma figura normal pois foi introduzida muito tarde na colecção e nunca apareceu na série animada original.
Tytus é uma figura gigante que apareceu pela primeira vez num catalogo da Mattel de 1987 e que mostrava algumas das figuras que iriam sair nesse ano. Infelizmente a linha foi cancelada e muitas das figuras nunca chegaram a ser produzidas. O Tytus foi uma excepção, mas teve uma tiragem muito limitada e foi apenas vendido em Itália, o que a torna ainda mais rara. A figura tinha a altura de 3 figuras MOTU normais e vinha com algumas inovações, como por exemplo o cabelo que era "verdadeiro" e não um molde plástico apenas com a semelhança de cabelo.
A figura estava rotulada como pertencendo a uma colecção intitulada "The Powers of Grayskull", sendo ele próprio chamado de Heroic Giant Warlord. Acontece que Tytus viveu na Pré-Eternia, foi companheiro de He-ro e lutou valentemente contra os Snake Men. Pouco mais se sabia sobre esta personagem rara que ainda hoje é tão procurada por coleccionadores.
Este ano a Mattel anunciou que ia produzir uma nova figura de Tytus para incluir na nova linha de figuras Masters of the Universe Classics. Os fãs foram ao rubro.
Este mês cá está o Tytus na minha colecção, uma figura enorme, com 33 cm de altura e com detalhes escultóricos muito bons. Com o Tytus aparece também mais um grande pedaço da história da personagem.

Tytus o gigante, lutou pela paz ao lado do Rei Grayskull e de He-ro nas Grandes Guerras. É nativo das montanhas de Perpetua e foi forçado a deixar a sua casa depois da sua manada de dinossauros começar a desenvolver estranhos aparelhos electrónicos nos seus corpos. Ele viajou atravez de Eternia para procurar ajuda na aldeia de Grayskull. Foi naquele local que se aliou ao Rei para ajudar na luta contra os Snake Men e a Evil Horde. Depois da morte de He-ro, Tytus usou a sua força titânica para construir o Castelo de Grayskull, uma fortaleza poderosa, gravando o simbolo dos heróis cosmicos na entrada como tributo aos seus companheiro caído. Foi ele também que ajudou na construção de uma das Três Torres durante um tempo curto de tréguas. No final Tytus caiu durante a primeira Ultimate Battle Ground, sacrificando a sua vida heroicamente para deter o furioso gigante Megator.
É realmente um grande pedaço de história pois agora sabe-se que foi Tytus o grande construtor do Castelo de Grayskull, embora não tenha sido o único.
Esta figura vem acompanhada de uma estranha arma que tem como função agarrar os seus inimigos pela cabeça e atirá-los para longe.

6 comentários:

Pedro Figueiredo disse...

Continuo a curtir as tuas vitrinas mais do que eu sei lá. Pena que já não se encontrem no Ikea (plo menos não no catálogo deste ano). Ficavam cá uma pinta na minha sala...

Nuno Mata disse...

Viva Pedro

Passa no IKEA e Surpreende-te com elas pois ainda estão por lá.

Aproveita enquanto existem...

Abraço

NM

Master Del Universo disse...

yah essas vitrines estão mesmo a rebentar de estilo ;) precisas de um megator para o tytus não se sentir sozinho e sem inimigos ... estamos todos á espera :)

Nuno Mata disse...

O Magator seria algo de extraordinário!

NM

Pedro Figueiredo disse...

E aí estão eles em exposição (com direito a ID e tudo) roubadinhos da Net LOL
http://www.crazycollectors.de/gismoko/004.jpg

João Diogo disse...

Epa deviam ter feito com a mesma altura q as versões antigas ehehe isso é q era.